A (in)tranquilidade de Paulo Bento

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Quando se juntam as palavras “Grécia” e “Futebol”, para além do ínfame Euro 2004, vem à cabeça do mundo o nome Olympiacos. A tal equipa que se agiganta perante uns adeptos capazes de proporcionar ambiente de tal forma infernal que já fez vergar equipas de topo como o Liverpool na época em que se sagrou campeão europeu (2004/05), o Arsenal (por três vezes), o Real Madrid, o Manchester United ou a dupla Juventus/Atlético Madrid na temporada (2014/15) em que os colchoneros passaram o título de vice-campeões europeus aos italianos.

O mundo, porém, não reconhece o Olympiacos apenas por aquilo que fez na Europa. O que tem feito no seu país ao longo dos últimos anos também é digno de admiração – para além de ter 27 taças da Grécia, tem o título de hexacampeão helénico, e está à beira de repetir o segundo hepta da sua história que lhe irá conferir o 44º (!) título da sua história.

Posto isto, o facto de estar na liderança do campeonato (venceu 18 dos últimos 20) e de estar “vivo” na Taça em Março (há 5 anos que se verifica) é algo banal para a realidade de dirigentes e  adeptos do clube do Pireu que, dada a cultura de vitória, têm padrões de exigência naturalmente elevados. O próprio contexto competitivo quase que obriga o Olympiacos a ser campeão.

 

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=GVA1x3pOMyc”]

(resumo do jogo contra o rival AEK, fatal para o destino de Paulo Bento no Olympiacos)

 
Ou seja, o cenário de um 1º lugar na Liga com 6 pontos à maior sobre o 2º e o facto de a equipa estar vivinha da silva nas meias da Taça e nos oitavos da Liga Europa é algo normal. Menos que isto seria inconcebível. Um pouco mais que isto seria imperdoável. E é aqui que entra a rescisão de contrato com Paulo Bento – à luz de três derrotas consecutivas para a Liga (recorde negativo com 21 anos!), passou a ser inevitável a sua saída do cargo de treinador do Olympiacos.

Pode ser redutor julgar um treinador pelos resultados que obtém na sua primeira época, mas Paulo Bento não estava num clube que lhe dê grande margem para tal. Porém, mesmo que se quissesse defender o treinador português, tornar-se-ia difícil encontrar argumentos para além da aposta na formação, que é algo de enorme valor num clube que procura afirmar-se na Europa.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Tavares volta a Portugal e é reforço do Marítimo

Tomás Tavares já foi oficializado como novo jogador do Marítimo. Lateral direito regressa a Portugal e à Primeira Liga.

Nélson Évora volta em grande e é campeão nacional de triplo salto aos 42 anos e depois de longo interregno

Nélson Évora mostrou que quem sabe não esquece. Aos 42 anos, o atleta regressou à competição e sagrou-se campeão nacional de triplo salto.

André Silva fala sobre o seu regresso ao FC Porto e confessa: «Tenho a mesma vontade e o mesmo sonho de representar Portugal nos...

André Silva concedeu uma entrevista onde abordou o seu regresso ao FC Porto e o desejo de voltar a representar a Seleção Nacional.

Zeleznicar Pancevo tem baixa de peso para o jogo decisivo contra o Braga na Conference League

O Zeleznicar Pancevo tem uma baixa confirmada para o duelo contra o Braga na Conference League. Sylvester Jasper está fora.

PUB

Mais Artigos Populares

Inbeom Hwang e a vitória sobre o Aston Villa: «Estou muito feliz, mas ao mesmo tempo, um pouco desapontado»

Inbeom Hwang fez o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Aston Villa por 2-1. O médio admitiu que não ficou satisfeito com a sua exibição apesar da vitória.

Novo interessado em Franjo Ivanovic avança com pacote total de 15 milhões de euros e Benfica está desconfiado deste valor

O Benfica está aberto a uma venda de Franjo Ivanovic. O Galatasaray avança com 12+3 milhões de euros, valor considerado insuficiente pelas águias.

Novo teste, nova vitória: FC Porto bate São João de Ver em jogo-treino no Olival

Rodrigo Mora e Eduardo Ferreira foram os autores dos golos do FC Porto na vitória por 2-1 frente ao São João de Ver.