A Liga Turca está ao rubro!

- Advertisement -

 

A liga turca nunca me fascinou particularmente mas, não entendo porquê, é uma liga bastante curiosa. É uma espécie de liga milionária da terceira idade. Passo a explicar: é uma liga que move muito dinheiro, talvez tanto ou mais que uma das cinco principais ligas europeias mas, no entanto, é uma compilação de pré-reformados do futebol. Os jogadores experientes que outrora jogaram em grandes clubes parece que insistem em querer terminar a carreira na Turquia, ou isso ou porque mais nenhum país quer jogadores que pedem ordenados chorudos e já atingiram o seu potencial. Para não pensarem que isto é dito da boca para fora, segue uma compilação de jogadores experientes a atuar nestes quatro clubes: Fernando Muslera, Maicon, Fernando (Ex Porto e Manchester City), Gomis, Fabri, Pepe, Adriano (Ex Barcelona) , Tosic, Gary Medel, Ricardo Quaresma, Ryan Babel, Alvaro Negredo, Vagner Love,Clichy, Chedjou, Manuel da Costa, Arda Turan, Gokhan Inler, Adebayor, Carlos Kameni, Isla, Neustadter, Skrtel, Topal, Valbuena, Soldado e, acreditem, muito mais. É isto que, para mim, faz com que esta liga seja interessante, pois conta com  muitos nomes que já fizeram o futebol mexer, compilados numa só liga. Podemos assim prever uma competição experiente e madura, séria e competitiva, acompanhada com uma pitada de Voltaren e Picalm naqueles joelhos.

O internacional português Pepe é dos nomes mais sonantes desta equipa do Besiktas
Fonte: Besiktas JK

A verdade é que esta tem sido a chave do sucesso desportivo desta liga, que tem presença assídua na liga dos campeões, sempre com clubes que são altamente competitivos na Champions. O cenário na liga Turca é idêntico. A cinco jornadas do fim, o Galatasaray está em primeiro lugar com 60 pontos, seguido por Basaksehir e Besiktas com apenas um ponto de diferença e, depois, aparece o Fenerbahçe na quarta posição a três pontos do primeiro lugar.  A tensão promete aumentar, especialmente após o jogo da passada quinta-feira para a taça da Turquia, que acabou suspenso após agressões entre jogadores e staff do Galatasaray e do Besiktas, e onde o treinador do Beskitas teve que ser hospitalizado. O jogo já estava tenso quando o internacional Português Pepe fez um “carrinho” a um adversário, o que lhe deu direito a expulsão imediata.

O Galatasaray está em primeiro lugar muito devido a Gomis, que já conta com 26 golos marcados no campeonato. Jogou os 28 jogos, tal como Maicon e Muslera, que são as figuras mais consistentes desta equipa. Ainda vai apanhar o Beskitas na 31ª Jornada da liga num jogo que poderá definir o campeonato.  Já o grande Rival Besiktas conta (a meu ver) com o plantel mais sonante desta liga e tem como estrela o ex-jogador do SL Benfica, Talisca. Talisca é não só o melhor marcador como o jogador que mais jogos fez pelo clube esta época. São também figuras essenciais nesta equipa Ricardo Quaresma, Ryan Babel e Tosic. A equipa surpresa de Istambul, o Basaksehir, tem sido uma novidade neste campeonato e pode mesmo vir a ser campeão, especialmente se conseguir tirar proveito do resultado entre Galatasaray e Besiktas. A equipa de Mossoró, Clichy e Junior Caiçara conta como melhor marcador o avançado togolês Emanuel Adebayor, que pode trazer o título para a mais conhecida cidade Turca. A equipa que considero menos provável de sair vencedora é o Fenerbahçe, pois estar, neste momento, a três pontos de diferença para o atual líder é muito, tendo em conta que lhe garante um quarto lugar. A equipa de Valbuena e Neustadter tem Giuliano como melhor marcador, no entanto, à partida, não será suficiente para levar a equipa ao título.

Adebayor é o nome mais sonante desta equipa revelação de Istambul
Fonte: Basaksehir FK

Está muito em jogo neste momento e a luta promete ser até à última jornada, não está só em jogo o título de campeão turco mas também está em jogo o apuramento para as competições europeias e consequentemente muitos milhões de receita. Veremos quem sai vencedor desta fervorosa e envelhecida liga turca.

Foto de capa: Galatasaray SK

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Carlos Ferreira Silva
Carlos Ferreira Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Carlos é apaixonado por desporto. Desengane-se quem pensa que só futebol, mas sim, pela generalidade dos desportos coletivos, de luta, motorizados e até de gaming. O gosto pela comunicação e escrita aliado a esta paixão trazem os motivos necessários para abraçar este projeto a fundo.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

TAD dá razão a José Mourinho: Castigo por altercação no Clássico com o FC Porto foi revogado

O Tribunal Arbitral do Desporto deu razão a José Mourinho e revogou o castigo aplicado após a expulsão no Clássico com o FC Porto.

André Almeida em rutura total com o Valência: FC Porto e Barcelona na origem do conflito

André Almeida está em rutura total com o Valência por ter sido afastado após o clube espanhol recusar propostas do FC Porto e Barcelona.

Figo arrasa Gianni Infantino e exige demissão: «Mentiu, enganou e tentou encher os bolsos à custa do futebol»

Luís Figo exige a demissão de Gianni Infantino, acusando o presidente da FIFA de mentir e agir de forma fraudulenta, gananciosa e egoísta.

Víctor Gómez e o embate frente ao Dinamo Minsk: «Temos de fazer o melhor no primeiro jogo para enfrentar a segunda mão com vantagem»

Víctor Gómez fez antevisão ao duelo entre Braga e Dínamo Minsk a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Batalha à esquerda no Sporting para o jogo contra o Estrela da Amadora: há um favorito ao lugar que era de Pedro Gonçalves

O Sporting vai arrancar a temporada na Reboleira, onde vai enfrentar o Estrela da Amadora, na primeira jornada da Primeira Liga.

Estoril Praia quer 12 milhões de euros por craque: só chegaram ofertas de 8 milhões de euros

O Estoril Praia não vai deixar sair Yanis Begraoui por menos de 12 milhões de euros. Já existiram ofertas pelo avançado.

Defesa do Sporting com porta aberta para a saída: internacional jovem por Portugal deve rumar ao estrangeiro

João Muniz não vai prosseguir a sua carreira no Sporting. O defesa vai rumar ao estrangeiro ainda durante este mercado.