Publicidade

A MLS 2019 já arrancou

Diogo Grácio · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

É certo que o Futebol não é o forte nos Estados Unidos da América. Aliás, pelo contrário o desporto-rei não é o “soccer”, como eles lá chamam, mas sim o Futebol Americano. No entanto, os EUA têm tentado melhorar a questão do Futebol no país para tornar este desporto mais atrativo, com a vinda de craques e lendas que fizeram carreira na Europa, ou até na América do Sul. E cada vez mais vemos a Major League Soccer, a principal competição futebolística do país, ser disputada por jogadores que fizeram história no Futebol. Temos o exemplo de Andrea Pirlo, David Villa, Steven Gerrard, Frank Lampard, Didier Drogba, David Beckham e, mais recentemente, Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimovic, Pity Martinez e até o português Nani. Estes são apenas alguns nomes entre tantos outros que já jogaram ou ainda jogam na MLS e no país das oportunidades. Relembrar que a MLS também é disputada no Canadá, isto porque, neste momento, três das equipas que disputam o campeonato são de cidades canadianas (Toronto, Montreal e Vancouver).

A temporada passada já terminou e na semana passada começou uma nova época na MLS. Posto isto, hoje fazemos uma breve análise da nova temporada da Major League Soccer que promete bom futebol desde o início até ao fim.

O Atlanta United venceu a MLS Cup na temporada passada, quatro anos após a sua fundação.
Fonte: Atlanta United

O Atlanta United FC, do estado da Geórgia, é a segunda equipa mais nova a disputar a maior competição dos Estados Unidos da América. Em 2014, o clube fundou-se, mas só em 2017 é que o Atlanta United entrou na MLS. E para surpresa de muitos, no segundo ano na Major League Soccer, o clube venceu a competição ao bater na MLS Cup, a final, os Portland Timbers por 2-0. O local do grande jogo para a equipa de Tata Martino foi em Atlanta, no Mercedes Benz Arena, a casa dos atuais campeões. Depois de terem conquistado pela primeira vez a competição, o clube agora orientado pelo holandês Frank De Boer definiu como objetivo principal para esta temporada voltar a erguer o troféu. E por isso, o Atlanta United é, para além do clube mais temido, aquele que todos os concorrentes querem deitar abaixo e eliminar dos play-offs. Com uma equipa bastante equilibrada, com destaque para o guarda-redes Brad Guzan e para o avançado Josef Martínez, este ano pode voltar a ser um ano de sucesso para os lados da cidade de Atlanta.

Os estreantes

Fonte: FC Cincinnati

FC Cincinnati- Sediada no estado de Ohio, é a equipa de Futebol mais recente nos Estados Unidos. O clube que se fundou em 2015, disputa desde 2016 um lugar na MLS. Na temporada passada, os bons desempenhos do FC Cincinnati na USL (United States League), uma liga secundária que permite aos clubes que a disputam ganhar um lugar na MLS, não passaram ao lado. A vez do clube de Ohio chegou e este ano o FC Cincinnati estreia-se na Major League Soccer.

Não vai ser uma temporada nada fácil para os estreantes, porque sem dúvida que o clube vai ser o “outsider” do campeonato. No entanto, e segundo declarações dos responsáveis do clube que joga no Nippert Stadium, o clube vai fazer de tudo para conseguir fazer um campeonato digno do apoio que toda a cidade tem dado desde a sua fundação. A esperança do clube na MLS recai sobre Leonardo Bertone, médio suíço que chegou este ano proveniente da Europa, do histórico BSC Young Boys, e Fanendo Adi, avançado nigeriano, experiente na MLS, que representou durante quatro anos o Portland Timbers.

O Bota de Ouro

Fonte: LA Galaxy
Zlatan Ibrahimović- Não seria justo não considerar o lendário avançado sueco como o principal candidato a vencer a Bota de Ouro da MLS. Por tudo aquilo que já conquistou na Europa, e até mesmo por aquilo que já fez na primeira temporada nos EUA, ao serviço dos LA Galaxy.
Na época de estreia, Ibrahimovic ficou em segundo lugar na corrida ao título de melhor marcador com um registo incrível: 22 golos em apenas 27 golos. Um registo que poucos conseguem e que demonstra a qualidade do jogador sueco. No entanto, há muito bons avançados na MLS que podem fazer frente a Zlatan. Josef Martínez é um deles, até porque foi ele que venceu a Bota de Ouro de 2018, com um recorde de golos. Foram 35 os tentos apontados pelo venezuelano ao serviço do Atlanta United na temporada passada. Wright Phillips, Wayne Rooney, Paul Arriola e Carlos Vela são outros nomes conhecidos que podem estar na corrida pela Bota de Ouro desta temporada na Major League Soccer.

Os recém-chegados

Fonte: Atlanta United

Todos os anos chegam novos jogadores à América para disputar a MLS e 2019 não fugiu à regra. Uns vêm da Europa, outros da América do Sul… mas o que é certo é que cada vez mais a Major League Soccer é um campeonato atrativo para os jogadores de Futebol. Este ano, a MLS recebeu uma série vasta de novos jogadores, com destaque para o português Nani, que representava o Sporting CP, e do argentino Pity Martinez, uma das estrelas do CA River Plate.

Pity Martinez trocou a Argentina e o futebol sul-americano pelo futebol moderno dos Estados Unidos da América. Neste momento, Pity representa os campeões do ano passado, o Atlanta United FC, e depois de vencer a Taça Libertadores na temporada passada, pretende agora sagrar-se campeão pelo Atlanta. O jovem jogador argentino é dotado de uma qualidade impressionante e, depois de ter sido associado aos grandes clubes europeus por diversas vezes, tem agora a oportunidade de sobressair num campeonato menos competitivo e vencer assim o troféu de “Rookie” do Ano na MLS.

Foto de capa: Atlanta United

 

Diogo Grácio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Brasileirão: 19 treinadores já caíram e só quatro portugueses resistem

Leonardo Jardim lidera o Brasileirão ao comando do Flamengo, Abel Ferreira mantém-se no Palmeiras, Artur Jorge continua no Cruzeiro e Pedro Emanuel procura afirmar-se no Vasco da Gama. Luís Castro e Franclim Carvalho já ficaram pelo caminho. Dezanove treinadores já caíram no Brasileirão 2026. Entre a instabilidade que varre os bancos brasileiros, os portugueses resistem: seis passaram pelo campeonato e quatro continuam de pé. Fernando Diniz, atualmente no Corinthians, foi a mais recente vítima e já tinha sido afastado do Vasco da Gama no início da temporada. A dança das cadeiras começou ainda em fevereiro, com a saída do argentino Jorge Sampaoli do Atlético-MG, e transformou a mudança de treinador numa das imagens de marca da competição.Num campeonato onde a paciência parece cada vez mais curta e os resultados pesam imediatamente sobre os treinadores, a presença portuguesa ganha particular relevância. Dos seis técnicos que passaram pelo Brasileirão em 2026, quatro continuam no ativo e dois já ficaram pelo caminho. E entre os que resistem há perfis bem diferentes: da longevidade quase excecional de Abel Ferreira à estreia de Pedro Emanuel, passando pela liderança de Leonardo Jardim e pela reconstrução de Artur Jorge no Cruzeiro.

João Esteves · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.