O Passado Também Chuta: Aberdeen FC: memórias de um clube esquecido

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Aberdeen é uma bela cidade escocesa com cerca de 200.000 habitantes. Banhada pelo Mar do Norte, também é conhecida como a Cidade de Granito, e pelo seu movimentado porto. Com uma indústria vocacionada para energia, em especial o petróleo e gás natural, foi a partir dos anos 80 que a cidade ganhou outra pujança económica, fruto da ligação às petrolíferas do Mar do Norte.

Para trás, parece ter ficado esquecido no tempo o seu clube mais representativo, o Aberdeen Football Club.

O Aberdeen FC foi fundado em 1899, e desde então joga no mítico Pittodrie, um pequeno e frio estádio (situado a escassos 500 metros do Mar do Norte) com capacidade para cerca de 22.199 espectadores, e que goza da particularidade de ter sido o primeiro estádio em todo mundo a ter todos os lugares das bancadas sentados e cobertos.

O clube conta no seu palmarés com quatro títulos de campeão escocês conquistados nas longínquas temporadas de 1954/1955, 1979/1980, 1983/1984, e 1984/1985), mas o ponto alto da sua história remonta à década de 80, designadamente à época de 1982/1983, quando de forma absolutamente surpreendente conquistou a Taça das Taças, derrotando na final o todo-poderoso Real Madrid por 2-1, após prolongamento.

O frio Pittodrie Stadium veste-se de gala na recepção ao Celtic de Glasgow Fonte: http://www.dailyrecord.co.uk
O frio Pittodrie Stadium veste-se de gala na recepção ao Celtic de Glasgow
Fonte: http://www.dailyrecord.co.uk

Este feito permitiu ao Aberdeen disputar a Supertaça Europeia no ano seguinte. O campeão europeu na altura era o temível Hamburgo, e após o Aberdeen ter sobrevivido na primeira mão com um empate a zero golos na Alemanha, os pupilos de Alex Ferguson aproveitaram o factor casa para conquistar o troféu, averbando uma vitória por 2-0.

Nessa mesma época, a caminhada do Aberdeen na Taça das Taças parecia destinada a nova glória, no entanto a equipa viria a ser eliminada nas meias-finais pelo FC Porto, por 2-0.

A história do Aberdeen teve em Sir Alex Ferguson o seu grande obreiro. A juntar a estas duas surpreendentes conquistas europeias, o clube ganhou ainda mais 4 taças da Escócia, e uma Taça da Liga sob o seu reinado, não esquecendo os 3 títulos de campeão conquistados, tudo num hiato temporal de apenas 7 anos.

Os gloriosos anos 80 parecem perdidos no tempo, e após a Era Ferguson mais nenhum outro treinador logrou obter sucesso. O pior momento da história do clube chegaria mesmo na temporada de 1999/2000 quando terminou o campeonato no último.

No entanto, estava em marcha um plano para alargar o campeonato de 10 para 12 equipas, e realizou-se um playoff que opunha oúltimo classificado da 1ª liga e o 3º classificado do segundo escalão escocês. Por sorte, o adversário era o Falkirk, e como o seu estádio não cumpria os requisitos para receber jogos do primeiro escalão, o jogo não se chegou a realizar, e o Aberdeen continuou entre a elite do futebol escocês.

Foto de Capa: Daily Mail

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

Marco Silva vem a Lisboa nesta quarta-feira e quer definir o futuro em breve

Marco Silva vai estar em Lisboa nesta quarta-feira. O técnico português vai definir em breve o seu futuro, numa altura em que tem proposta de renovação do Fulham e interesse do Benfica.

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roland Garros: Jaime Faria conquista vitória épica e segue para a próxima fase

Jaime Faria venceu Denis Shapovalov e avançou para a segunda ronda de Roland Garros, onde vai enfrentar Jan-Lennard Struff.

Rogério Matias deixa o Vitória SC depois de quatro anos

Rogério Matias despediu-se do Vitória SC de «coração cheio» e destacou o orgulho por ter feito parte de um período histórico do clube.

Final da Conference League: A verdadeira Liga Europeia de clubes | Crystal Palace x Rayo Vallecano

Dia de final entre Rayo Vallecano e Crystal Palace na Conference League. Quando Liam Rosenior trocou o Estrasburgo pelo Chelsea, no princípio do ano civil, acabava de deixar os franceses no topo da fase de liga.