Amir Natkho: De La Masia ao quase esquecimento

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Foi recomendado por Igor Korneev, antigo internacional russo e estrela do CSKA Moscovo e do RCD Espanyol, ao FC Barcelona em 2014, mas depois de passar algum tempo nas “oficinas” de La Masia, regressou à Rússia sem se conseguir impor no emblema catalão. Amir Natkho, médio russo de 20 anos, foi por estes dias notícia após ter assinado um contrato com FC Lokomotiv Moscovo. O internacional jovem russo tinha-se mudado para Krasnodar no Verão passado para representar a formação do FC Krasnodar, mas a integração não foi fácil e este regresso à capital russa, onde já representou o CSKA Moscovo, é, de certa forma, um novo relançar de carreira, numa altura em que parecia ter caído no esquecimento.

De acordo com o website do FC Lokomotiv Moscovo, Nathko irá, de momento, representar a sua equipa de Sub-21, algo que não exclui um possível ingresso, num futuro próximo, nos comandados de Yuri Semin. É de realçar que o emblema moscovita tem uma das melhores e mais prolíficas academias de futebol da Rússia e procura actualmente voltar a criar uma segunda equipa profissional composta por jovens jogadores de qualidade, que possam vir a servir os interesses da equipa principal a curto e médio prazo.

 Amir aquando da sua passagem pelo FC Barcelona Fonte: http://fond-adygi.ru
Amir aquando da sua passagem pelo FC Barcelona
Fonte: http://fond-adygi.ru

Natkho foi, a par de Igor Korneev, o único jogador russo a representar o FC Barcelona até aos dias de hoje, mas, ao contrário do seu compatriota, Amir não conseguiu chegar até à primeira equipa do conjunto catalão. Formado na Academia de Futebol de Konoplyov, em Togliatti, de onde já saíram, por exemplo, jogadores como Alan Dzagoev, Natkho começou a dar nas vistas, com apenas 16 anos, no FC Druzhba Maykop do terceiro escalão russo, onde o seu pai era director. O seu refinado toque de bola e visão de jogo apurada faziam com que Amir se destacasse entre os demais, e desde logo se percebia que era um jogador destinado a representar clubes de outro gabarito. No Verão de 2014, quando prestava provas no FC Rubin Kazan, clube que o seu primo Bibras Nathko já havia representado, um agente, de seu nome Leonid Istrati, “desviou-o” para Barcelona.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle disposto a oferecer (de início) 25 a 30 milhões de euros por Amar Dedic

O Newcastle está disposto a investir entre 25 e 30 milhões de euros por Amar Dedic. Benfica quer 35 milhões de euros.

Benfica: Eis a lista de convocados para o próximo jogo europeu

O Benfica vai jogar contra o Hearts nesta quinta-feira, em jogo da Europa League. Fica com a lista de convocados.

Garantem em Inglaterra: Benfica entre os interessados em defesa do Chelsea

Imprensa inglesa garante que o Benfica tem interesse em Tosin Adarabioyo. Defesa-central de 28 anos joga no Chelsea.

FC Porto preparado para oferecer 15 a 18 milhões de euros por médio que esteve no Mundial 2026

O FC Porto está interessado em Quentin Timber. Dragões dispostos a oferecer entre 15 a 18 milhões de euros pelo médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treino do FC Porto: 5 jogadores da equipa B juntaram-se aos trabalhos

O FC Porto teve novo treino para preparar o jogo frente ao Rio Ave na segunda jornada da Primeira Liga. Eis a nota oficial.

Eis o 3º equipamento do Real Madrid de José Mourinho para esta época

O Real Madrid lançou esta quarta-feira o terceiro equipamento para a temporada 2026/27. «O ritmo de uma cidade», escrevem.

Braga tem baixa de última hora antes de novo jogo na Conference League

Gorby vai falhar o Dínamo Minsk x Braga devido a lesão e terá um tempo de paragem de três semanas, de acordo com a imprensa.