Depois da participação da seleção da Arábia Saudita no Mundial da Rússia, 12 anos depois, o futebol saudita, no que a clubes diz respeito, reabriu a época desportiva nas últimas semanas com a conquista da supertaça a recair sobre o Al-Hilal após bater o Al-Ittihad por 2-1. O atual bicampeão do país surpreendeu o mundo este ano ao contratar Jorge Jesus.

O técnico português, numa das entrevistas que concedeu à Comunicação Social portuguesa, já confessou ter ouvido um ‘Love you, Jesus’, ele que foi recebido em apoteose em Riade.

Na primeira jornada, a equipa entrou a vencer o Al-Fayha Majmaa por 1-0, um resultado pela margem mínima de uma formação do ex-treinador do Sporting que conta no plantel com nomes como Alberto Botía, o ex-FC Porto Carlos Eduardo, Bafétimbi Gomis ou o ex-Sporting e Benfica André Carrillo.

Quanto à concorrência, o Al-Ahli Jeddah busca recuperar o título nacional pela última vez conquistado em 2015/16. A equipa orientada pelo argentino Pablo Guede conta nas suas fileiras com dois nomes conhecidos do futebol português, casos de Djaniny, que chegou proveniente do Santos Laguna, ou de Souza, que se mudou do Fenerbahçe para o médio oriente.

Logo na primeira jornada, o Al-Ahli entrou com o pé esquerdo, se é que assim se pode dizer, ao empatar com o Al Taawon, clube onde está agora Pedro Emanuel.

Pedro Emanuel chegou ao  esta temporada. Defronta Jesus a 27 de dezembro, em plena quadra natalícia
Fonte: Al Taawon

Os treinadores portugueses irão cruzar-se nesta aventura árabe a 27 de dezembro, na 15.ª jornada, altura em que a formação de Buraidah recebe a de Riade e logo num tempo de quadra natalícia onde haverá motivos de festa em bom português, mas só depois do apito final.

Numa fase muito incipiente do campeonato e, portanto, insuficiente para traçar padrões definitivos em termos de classificação, regista-se o dado que aponta que os vencedores da primeira jornada não venceram por mais de um golo de diferença, o que poderá indicar algum equilíbrio da competição nas suas 16 equipas. Assim, Al-Nassr, de Nordin Amrabat, Al- Shabab e Al- Hilal estão na liderança com os três pontos.

Quinta-feira inicia-se a segunda jornada, que se prolongará até sábado, 15. Jorge Jesus e Pedro Emanuel jogam fora, com o Al-Raed e o Al-Hazm, respetivamente. Isto ainda está a começar, mas parece-me que, pelo menos para nós, portugueses, vamos querer atualizar-nos todas as semanas sobre esta edição do campeonato saudita.

 

Foto de Capa: Al-Hilal Saudi Club

Comentários