Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

As 5 equipas que mais sentiram a falta de adeptos

Gabriel Henriques Reis · 3 min

Os adeptos do Liverpool FC
Foto: Liverpool FC

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Praticamente ano e meio depois, os adeptos estão a regressar às bancadas um pouco por todo o mundo. Ainda que a “conta-gotas”, os adeptos começam a fazer-se ouvir e o fator casa parece voltar a ter impacto à partida para um jogo.

Quer isto dizer que, durante este período, houve então momentos em que este fator foi anulado e jogar em grandes palcos não parecia já tão complicado como outrora. A ausência de ruído vindo das bancadas, que até nos permitiu ouvir frases vindas dos intervenientes, causava conforto a quem visitava terrenos habitualmente difíceis e atmosferas adversas.

É assim natural que os clubes que sentiram, e bem, a falta dos seus adeptos nos seus estádios, sejam aqueles cujos adeptos são mais fervorosos e apaixonados. Passando um pouco por toda a Europa, segue uma lista de clubes que foram mais prejudicados com a falta de adeptos.

5.

FC Barcelona – O Camp Nou é, para muitos, o mais bonito estádio do mundo. É aquele que tem maior lotação na Europa e um dos mais imponentes para os adversários. Jogar na casa do FC Barcelona costumava ser um “bicho de sete cabeças”. Hoje, parece muito mais fácil vergar o conjunto catalão.

Sem a força dos seus adeptos, equipas consideradas pequenas têm feito exibições de gala e assegurando pontos tão importantes quanto surpreendentes. Com a saída de Messi, o futuro não se espera muito brilhante, mas, pelo menos, vamos ter adeptos nas bancadas.

4.

Liverpool FC – O Liverpool FC é, na minha opinião, um dos casos mais gritantes da falta que os adeptos fazem às equipas na medida do futebol europeu. Os reds passaram de campeões europeus e campeões ingleses a uma equipa banal, sem ideias e, acima de tudo, facilmente goleada por rivais diretos.

Sem se quer mexer na estrutura, Jürgen Klopp deixou de conseguir fazer funcionar a máquina vermelha. É incrível a forma como a equipa mudou!

3.

FC Schalke 04 – Um dos mais míticos clubes europeus teve uma das suas piores épocas de sempre, senão mesmo a pior de todas. Só perto do final do campeonato a equipa conseguiu sentir o sabor da vitória, numa altura em que estava já condenada à descida.

Os adeptos, impedidos de ir ao estádio, sentiram a raiva e descarregaram nos jogadores, resultando em momentos verdadeiramente insólitos. A época foi desastrosa e terminou, como se esperava, da pior forma possível.

 2.

Vitória SC – Em Portugal, tem de se referir o Vitória SC como um dos principais prejudicados. Os adeptos vimaranenses são uns dos mais apaixonados e fiéis seguidores do futebol europeu. Na época passada, sem adeptos nas bancadas, os resultados foram paupérrimos para um clube da sua dimensão.

A somar ao 8º lugar no Campeonato, que certamente não deixou os adeptos felizes, junta-se o facto de o Vitória SC ter perdido os jogos em casa perante SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e ainda o seu arqui-inimigo, SC Braga. Fora de portas, empatou com o SL Benfica e perdeu contra os restantes – números fracos para uma equipa que, em casa, costuma ser muito mais aguerrida. Que a próxima época traga adeptos e um muito melhor futebol.

1.

Borussia Dortmund – A famosa “parede amarela” é uma das mais temidas e respeitadas do futebol mundial. Sem ela, o Borussia não aparenta ter tanta força e impacto dentro das quatro linhas.

As prestações nas mais variadas competições têm sido uma verdadeira desilusão, ainda que a última campanha na Liga dos Campeões tenha relançado algum do espírito guerreiro e combativo. Voltaremos a ter adeptos nas bancadas e imagens como aquelas a que o clube alemão nos habituou?

Artigo revisto por Andreia Custódio

Gabriel Henriques Reis

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.