📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bota de Ouro: Quando Jonas, o melhor marcador da Europa, está fora da competição

- Advertisement -

Messi e Salah na frente com Lewandowski e Immobile à espreita.

A Bota de Ouro é um troféu anual dado ao melhor marcador da Europa e um dos mais prestigiados troféus que podem ser atribuídos a um jogador de futebol. A corrida para ver quem é o melhor artilheiro da Europa está ao rubro e os lugares cimeiros estão todos colados uns aos outros.

O suspeito de sempre, Lionel Messi, lidera a tabela com 33 golos o que equivale a 66 pontos. Com menos dois golos aparece o prodígio Mohamed Salah. Robert Lewandowski e Ciro Immobile encontram-se ambos com 29 golos marcados e têm uma hipótese de conseguir ganhar o troféu. No entanto, este sistema de pontuação afasta Jonas dos lugares cimeiros da tabela.

Salah é um sério candidato à bola de ouro. Ganhar a bota de ouro traz uma motivação extra para o jogador que só está a dois golos de Lionel Messi
Fonte: Liverpool FC

Porquê esta pontuação?

O atual sistema começou em 1996/97 e surgiu como forma de evitar que futebolistas de campeonatos menos competitivos – onde existe, teoricamente, maior probabilidade de obter números de golos exorbitantes – obtivessem vantagem sobre colegas que atuam em ligas de maior dimensão. Desta forma, somente o campeonato no espanhol, inglês, francês, alemão e italiano (top 5) cada golo vale dois pontos, sendo que nos restantes campeonatos os golos têm um quociente diferente e valem unicamente 1.5 pontos.

Isto faz com que Jonas, o grande artilheiro do Benfica esta época, não esteja na frente da competição, apesar de ter os mesmos golos que Lionel Messi, tem unicamente 49.5 pontos. Muitos consideram injusto esta medição, mas a melhor solução para equilibrar estes rácios é Portugal começar a ganhar na Europa e chegar a uma das 5 primeiras posições de ligas europeias de futebol.

O jogador do Benfica, Jonas, é o principal lesado por este método de pontuação atual
Fonte: SL Benfica

Atual Classificação para a Bota de Ouro

1.º – Lionel Messi, 66 pontos

2.º – Mohamed Salah, 62 pontos

3.º – Robert Lewandowski, 58 pontos

4.º – Ciro Immobile, 58 pontos

5.º- Mauro Icardi, 56 pontos

6.º – Edinson Cavani, 56 pontos

7.º – Harry Kane, 54 pontos

8.º – Cristiano Ronaldo, 50 pontos

9.º – Jonas, 49.5 pontos

10.º – Luís Suarez, 48 pontos

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Carlos Ferreira Silva
Carlos Ferreira Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Carlos é apaixonado por desporto. Desengane-se quem pensa que só futebol, mas sim, pela generalidade dos desportos coletivos, de luta, motorizados e até de gaming. O gosto pela comunicação e escrita aliado a esta paixão trazem os motivos necessários para abraçar este projeto a fundo.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Swansea vai pagar 1 milhão de euros por Vítor Matos e treinador despede-se do Marítimo

Vítor Matos prepara-se para deixar o Marítimo. O Swansea vai pagar um milhão de euros pelo técnico português.

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot comenta as palavras de Andy Robertson sobre Diogo Jota: «Sentimos falta do jogador e da pessoa»

Arne Slot, reagiu às palavras de Andrew Robertson sobre Diogo Jota, referindo que faz muita falta no Liverpool como jogador e pessoa.

Jordi Alba elogia Lamine Yamal e afasta comparações com Lionel Messi: «Grandíssimo jogador… mas não há comparação possível»

Jordi Alba voltou a reforçar o seu carinho especial com Lionel Messi e afastou qualquer tentativa de comparação com Lamine Yamal, apesar de o elogiar bastante.

Leonardo Jardim deixa futuro em aberto no Cruzeiro: «Penso se vale a pena continuar»

O Cruzeiro voltou a perder pontos frente ao Juventude e levou Leonardo Jardim a admitir que vai repensar se fica ou não no clube, apesar de ter contrato até dezembro de 2026.