Publicidade

A crise do campeão russo

Rúben Tavares · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Dez jogos oficiais, duas vitórias, três empates e cinco derrotas. Eis o corolário de uma fase inicial de temporada a todos os níveis desastrosa da equipa que é a atual campeã do futebol russo – Lokomotiv de Moscovo.

Ao 11.º lugar do campeonato, a 13 pontos do líder Zenit, soma-se a pesada derrota derrota sofrida na Turquia, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, bem como a perda da supertaça para o CSKA de Moscovo, após prolongamento.

No comando técnico da equipa, está o lendário treinador russo, Yuriy Semin, de 71 anos, que já ganhou tudo o que havia para ganhar no país dos czares. Ele que, estando há três temporadas seguidas no ‘Loko’, já conta, no global entre carreira de jogador e treinador, com 26 épocas no clube, incluindo mais outra que iniciou, mas em que apenas realizou um jogo.

Os dois portugueses que compõem o plantel, Manuel Fernandes e Éder, são regularmente utilizados, mas incorporam níveis de preponderância diferentes. O médio foi totalista em nove dos dez jogos e no outro saiu aos 70 minutos – frente ao CSKA, na supertaça. Ou seja, foi sempre titular no miolo dos moscovitas, ele que esteve presente nos 23 eleitos de Fernando Santos neste último mundial que decorreu na ‘sua’ Rússia.

Os moscovitas averbaram uma pesada derrota no jogo inaugural da Champions, frente ao Galatasaray
Fonte: Galatasaray SK

Já o ponta-de-lança tem sido recurso habitual, mas a partir do banco de suplentes. Éder participou em nove jogos, três deles como titular, mas nunca completou os 90 minutos e até agora também ainda não fez o gosto ao pé. É o suplente do internacional russo Fyodor Smolov.

Nove pontos em oito jogos e dez golos sofridos é manifestamente pobre para o clube que, em 2017/18, conquistou o título mais cobiçado da Rússia pela terceira vez na sua história.

O calendário é apertado e o Lokomotiv está neste momento numa série de três jogos em apenas oito dias a contar para três diferentes competições: Taça da Rússia, Campeonato e Liga dos Campeões.

Depois desta dezena de jogos para esquecer, é melhor que os resultados comecem a aparecer, senão nem mesmo o indiscutível Semin se livrará deste mar agitado.

Três campeões diferentes nos últimos três anos mostram também alguma indefinição atual na hegemonia do futebol russo. O Lokomotiv de Moscovo conquistou o topo, mas parece estar a lidar mal com isso…

Foto de Capa: FK Lokomotiv de Moscovo

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Rúben Tavares

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

O atalho de 16 mil euros que abalou o futebol brasileiro – e chegou a antigos jogadores de FC Porto, Sporting e Benfica

Thiago Silva, antigo jogador do FC Porto, Roberto Assis, que representou o Sporting, e Diego Souza, com passagem pelo Benfica, estão entre os nomes ligados a uma investigação que está a abalar o futebol brasileiro. No centro do caso está a alegada comercialização irregular de licenças de treinador, com uma promessa de certificação rápida por cerca de 100 mil reais — aproximadamente 16 mil euros —, sem cumprir o percurso de formação habitual. A investigação foi publicada pelo portal brasileiro UOL e tem como figura central Alejandro Mancuso, antigo internacional argentino, ex-jogador de Flamengo e Palmeiras e antigo adjunto de Diego Maradona na seleção argentina. Segundo a reportagem, Mancuso terá apresentado uma via alternativa para a obtenção de quatro certificações de treinador atribuídas à Associação de Técnicos do Futebol Argentino (ATFA). A entidade argentina, porém, nega reconhecer os documentos em causa e afirma que Mancuso não tinha autorização para a representar. O antigo jogador, por seu lado, nega ter vendido licenças ou recebido dinheiro dos interessados.

João Esteves · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.