A crise do campeão russo

- Advertisement -

Dez jogos oficiais, duas vitórias, três empates e cinco derrotas. Eis o corolário de uma fase inicial de temporada a todos os níveis desastrosa da equipa que é a atual campeã do futebol russo – Lokomotiv de Moscovo.

Ao 11.º lugar do campeonato, a 13 pontos do líder Zenit, soma-se a pesada derrota derrota sofrida na Turquia, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, bem como a perda da supertaça para o CSKA de Moscovo, após prolongamento.

No comando técnico da equipa, está o lendário treinador russo, Yuriy Semin, de 71 anos, que já ganhou tudo o que havia para ganhar no país dos czares. Ele que, estando há três temporadas seguidas no ‘Loko’, já conta, no global entre carreira de jogador e treinador, com 26 épocas no clube, incluindo mais outra que iniciou, mas em que apenas realizou um jogo.

Os dois portugueses que compõem o plantel, Manuel Fernandes e Éder, são regularmente utilizados, mas incorporam níveis de preponderância diferentes. O médio foi totalista em nove dos dez jogos e no outro saiu aos 70 minutos – frente ao CSKA, na supertaça. Ou seja, foi sempre titular no miolo dos moscovitas, ele que esteve presente nos 23 eleitos de Fernando Santos neste último mundial que decorreu na ‘sua’ Rússia.

Os moscovitas averbaram uma pesada derrota no jogo inaugural da Champions, frente ao Galatasaray
Fonte: Galatasaray SK

Já o ponta-de-lança tem sido recurso habitual, mas a partir do banco de suplentes. Éder participou em nove jogos, três deles como titular, mas nunca completou os 90 minutos e até agora também ainda não fez o gosto ao pé. É o suplente do internacional russo Fyodor Smolov.

Nove pontos em oito jogos e dez golos sofridos é manifestamente pobre para o clube que, em 2017/18, conquistou o título mais cobiçado da Rússia pela terceira vez na sua história.

O calendário é apertado e o Lokomotiv está neste momento numa série de três jogos em apenas oito dias a contar para três diferentes competições: Taça da Rússia, Campeonato e Liga dos Campeões.

Depois desta dezena de jogos para esquecer, é melhor que os resultados comecem a aparecer, senão nem mesmo o indiscutível Semin se livrará deste mar agitado.

Três campeões diferentes nos últimos três anos mostram também alguma indefinição atual na hegemonia do futebol russo. O Lokomotiv de Moscovo conquistou o topo, mas parece estar a lidar mal com isso…

Foto de Capa: FK Lokomotiv de Moscovo

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Sporting sobre o Galatasaray na Champions League

O Sporting venceu o Galatasaray por 3-1 e impulsionou Portugal no ranking da UEFA. Eis a tabela classificativa.

Reviravolta em Stamford Bridge: Cole Palmer e Pedro Neto brilham e ajudam o Chelsea a avançar na Taça da Liga de Inglaterra

O Chelsea recuperou de uma desvantagem de dois golos para golear o Leeds United por 6-3 na Taça da Liga inglesa.

Rui Borges fala de Eduardo Quaresma: «Não tenho dúvidas que está na calha para jogar na Seleção Nacional»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Rui Borges elogia jogador: «Entrou com uma personalidade enorme dentro do campo»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges explica mexidas no onze: «Confio mesmo em toda a equipa»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Vasco Botelho da Costa e a derrota frente ao Benfica: «Não tivemos pernas para a exigência do jogo»

Vasco Botelho da Costa reagiu ao resultado do encontro da terceira jornada da Primeira Liga, entre Moreirense e Benfica.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabemos que, quando há uma pressão muito alta e efetiva do adversário, é importante saber ligar em...

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da vitória do Sporting frente ao Galatasaray.