📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Stumbras Kaunas – A alma Lusitana na Lituânia

- Advertisement -

A República da Lituânia, a maior das três repúblicas bálticas (tanto em extensão, como em termos populacionais), é um país situado no nordeste do continente europeu, onde o futebol não possui grande representatividade, contrariamente ao que sucede em Portugal.

O principal campeonato da modalidade, a A Lyga, decorre entre os meses de fevereiro e novembro e nele participam somente oito equipas, o que implica que cada uma delas se defronte cinco vezes. Ora, este conjunto de fatores contribui para a sua fraca competitividade e, consequentemente, reduzida visibilidade no exterior.

Assim sendo, e sem esquecer o que separa estas duas nações –  mais de três mil e 500 quilómetros -, como se justifica a conexão que se estabeleceu entre Portugal e o FC Stumbras, emblema sediado em Kaunas (a segunda maior cidade da Lituânia)?! A resposta remonta a abril de 2016, sensivelmente dois anos depois de o mesmo ter ascendido ao principal escalão do futebol lituano, quando um grupo de investidores, que incluía o treinador português (nascido em Goa) Mariano Barreto, adquiriu o clube.

A partir daí, a história do mais recente emblema a militar no principal escalão do futebol da Lituânia tem sido contada fundamentalmente em português, com Barreto a tomar as rédeas da equipa, ao mesmo tempo que acumulava as funções de diretor-geral. Consequentemente, assistiu-se à chegada de diversos futebolistas lusos, como são os casos de Alsény Bah, António Belo Andrade ou André Almeida.

Consagração com selo português

No ano passado, o FC Stumbras Kaunas conquistou o primeiro e (por enquanto) único título do seu palmarés, ao erguer a Taça da Lituânia, após vencer o FK Žalgiris. O emblema de Vilnius, a capital, vinha gozando de um período de hegemonia a nível interno, vencendo todas as competições (Campeonato; Taça e Supertaça) desde o ano de 2013. Este tratou-se, aliás, do feito mais marcante alcançado pelo clube ao longo dos seus cinco anos de existência, e possibilitou que a turma, que contava então com cinco futebolistas portugueses, assegurasse a presença na primeira ronda da fase de qualificação para a UEFA Europa League.

Com a conquista da Taça da Lituânia, a participação nas competições europeias tornou-se uma realidade
Fonte: FC Stumbras Kaunas

Assim sendo, o ano de 2018 assinalou a estreia do FC Stumbras nas competições europeias, porém, dessa participação não resultou o melhor desfecho, já que a equipa foi eliminada pelos cipriotas do Apollon Limassol FC no conjunto das duas mãos.

Se, por um lado, a temporada que terminou no mês passado trouxe alguns dissabores, por outro, a mesma pode ser recordada como sendo histórica, já que a formação orientada pelo técnico português de 61 anos alcançou a melhor classificação de sempre na A Lyga, terminando em quarto lugar (com a mesma pontuação que o terceiro classificado).

Resta-nos torcer para que esta história de sucesso possa vir a ter outros capítulos num futuro não muito longínquo.

Foto de Capa: FC Stumbras Kaunas

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Faz quase 1 ano: Eis a última vez em que Portugal jogou sem Cristiano Ronaldo

Portugal jogará pela primeira vez sem Cristiano Ronaldo, quase um ano depois. Seleção Nacional enfrenta a Arménia.

O registo de Portugal sem Cristiano Ronaldo: Foram 61 jogos sem o avançado

Portugal vai enfrentar a Arménia sem Cristiano Ronaldo. Será o 62.º jogo que o avançado português falhará desde 2003.

Domínio: 10 dos 11 golos de Portugal (nesta fase) foram de jogadores que atuam na Arábia Saudita

Portugal marcou 11 golos nesta fase de qualificação ao Mundial 2026. 10 deles foram de jogadores que atuam na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: Já se sabe quando Daniel Bragança voltará

Daniel Bragança estará de volta durante o mês de janeiro. Médio do Sporting sofreu uma grave lesão e tem estado a recuperar.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Dedic vai falhar jogo decisivo da Bósnia relativo ao Mundial 2026

Amar Dedic não vai jogar no Áustria x Bósnia e Herzegovina, devido a acumulação de amarelos. É uma partida decisiva.

Benfica: Andreas Schjelderup conta com 2 interessados vindos de Itália

O Bolonha e a Lazio estão interessados em Andreas Schjelderup. Extremo norueguês tem sido associado a saída do Benfica.

Diogo Costa ainda não renovou com o FC Porto: eis o ponto de situação

O FC Porto apresentou nova proposta a Diogo Costa. Conversações continuam para prolongar vínculo do guarda-redes.