FK Dnipro | da final da Liga Europa à extinção… em quatro anos

- Advertisement -

O FK Dnipro, equipa maior da cidade de Dnipropetrovsk, anunciou a extinção ao fim de 101 anos de história. Fundado em 1918, ainda no tempo da União Soviética, o clube viveu tempos áureos na década de 80, altura em que conquistou dois campeonatos da URSS nos anos de 1983 e 1988 e uma Taça Soviética em 1989.

No início da atual década, o Dnipro conseguiu mais uma senda de bons resultados, como o 2.º lugar no campeonato ucraniano de 2013/2014 e o 3.º lugar nas edições de 14/15 e 15/16. Pelo meio, atingiu provavelmente o ponto mais alto da sua história, ao alcançar a final da Liga Europa.

Numa campanha inolvidável, deixou para trás equipas importantes como o Olympiakos, o Ajax, o Club Brugge ou o Nápoles, sucumbindo apenas na final frente ao Sevilha. Nesse jogo, até começou a ganhar, com um golo de Kalinic dentro dos primeiros 10 minutos, mas viria a ser derrotado por 2-3. Faziam parte desse plantel nomes como Yevhen Konoplyanka, Rotan, Kalinic, Mattheus (que passou por Portugal, pelo SC Braga) e ainda o português Bruno Gama.
Fonte: UEFA

Depois, veio o pior… Graves problemas financeiros assolaram o clube em 2016, altura em que o milionário ucraniano Ihor Kolomyskyi, proprietário do clube, deixou de o financiar. Surgiram os primeiros salários em atraso, sobretudo para com a dispendiosa equipa técnica comandada por Juande Ramos. A Federação Ucraniana aplicou sanções pesadas ao clube, como fortes deduções de pontos, que atiram o clube para a segunda divisão na época de 2016/2017. As dividas iam-se acumulando e as sanções eram cada vez mais pesadas, tendo o clube caído para as divisões amadoras na temporada passada.

Agora, a situação chegou ao cúmulo. O FK Dnipro não efetuou a inscrição em qualquer competição amadora ou profissional, tendo, por isso, deixado de existir. É o encerrar de portas de um clube histórico e centenário, que passou do céu ao inferno em poucos anos.

Foto de Capa: UEFA
João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia revela novo equipamento em homenagem às raízes cascalenses: Fica a saber quando será estreado

O Estoril Praia lançou uma edição limitada do novo quarto equipamento, com 172 exemplares, 86 de manga curta e outros 86 de manga comprida.

Gonçalo Ramos e outro ex-Benfica na lista de emblema da Premier League

Gonçalo Ramos e Darwin Núñez estão na lista de potenciais contratações do Newcastle United para o mercado de verão.

«A formação do Belenenses tem de ser obrigatoriamente a base» – Entrevista Bola na Rede a Pedro Spínola

Pedro Spínola, treinador de andebol do Belenenses, em entrevista ao Bola na Rede, fez o balanço da presente época e perspetivou os objetivos do clube. Durante a conversa, o técnico destacou a importância da transição da formação para os seniores e refletiu sobre a evolução do andebol.

Benfica x Nacional da Madeira: onde ver o jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga?

O Benfica vai enfrentar o Nacional da Madeira no domingo, em jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga. A partida vai ser transmitida na BTV.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional inglês elogia Thiago Silva: «É um fenómeno da natureza»

Martin Keown apreciou a longevidade de Thiago Silva após o brasileiro completar os 90 minutos no jogo frente ao Nottingham Forest.

Futsal: Benfica e Sporting disputam internacional brasileiro

O Benfica e o Sporting estão interessados em Matheus, guarda-redes titular da seleção brasileira, que recentemente venceu a Copa América.

FC Porto inicia preparação para visita ao Estoril Praia com um regresso importante

No treino desta sexta-feira, o FC Porto contou com Rodrigo Mora para começar a preparar a visita ao Estoril Praia na 29.ª jornada da Primeira Liga.