📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FK Dnipro | da final da Liga Europa à extinção… em quatro anos

- Advertisement -

O FK Dnipro, equipa maior da cidade de Dnipropetrovsk, anunciou a extinção ao fim de 101 anos de história. Fundado em 1918, ainda no tempo da União Soviética, o clube viveu tempos áureos na década de 80, altura em que conquistou dois campeonatos da URSS nos anos de 1983 e 1988 e uma Taça Soviética em 1989.

No início da atual década, o Dnipro conseguiu mais uma senda de bons resultados, como o 2.º lugar no campeonato ucraniano de 2013/2014 e o 3.º lugar nas edições de 14/15 e 15/16. Pelo meio, atingiu provavelmente o ponto mais alto da sua história, ao alcançar a final da Liga Europa.

Numa campanha inolvidável, deixou para trás equipas importantes como o Olympiakos, o Ajax, o Club Brugge ou o Nápoles, sucumbindo apenas na final frente ao Sevilha. Nesse jogo, até começou a ganhar, com um golo de Kalinic dentro dos primeiros 10 minutos, mas viria a ser derrotado por 2-3. Faziam parte desse plantel nomes como Yevhen Konoplyanka, Rotan, Kalinic, Mattheus (que passou por Portugal, pelo SC Braga) e ainda o português Bruno Gama.
Fonte: UEFA

Depois, veio o pior… Graves problemas financeiros assolaram o clube em 2016, altura em que o milionário ucraniano Ihor Kolomyskyi, proprietário do clube, deixou de o financiar. Surgiram os primeiros salários em atraso, sobretudo para com a dispendiosa equipa técnica comandada por Juande Ramos. A Federação Ucraniana aplicou sanções pesadas ao clube, como fortes deduções de pontos, que atiram o clube para a segunda divisão na época de 2016/2017. As dividas iam-se acumulando e as sanções eram cada vez mais pesadas, tendo o clube caído para as divisões amadoras na temporada passada.

Agora, a situação chegou ao cúmulo. O FK Dnipro não efetuou a inscrição em qualquer competição amadora ou profissional, tendo, por isso, deixado de existir. É o encerrar de portas de um clube histórico e centenário, que passou do céu ao inferno em poucos anos.

Foto de Capa: UEFA
João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho desvaloriza mind games: «O que me tornou conhecido foram os títulos, não as bacuradas de vez em quando»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

José Mourinho e os limites do perdão: «Sabem que perdoo com todo o coração o erro do Dahl contra o Bayer, o do Tomás...

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

José Mourinho e as mudanças no Benfica: «É diferente jogar com o Aursnes na ala ou com o Schjelderup»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

José Mourinho confirma 2 titulares no Farense x Benfica e pode estrear mais um campeão do mundo sub-17: «Vai estar convocado»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.