Fyodor Smolov: O improvável melhor marcador da Liga Russa

- Advertisement -

Fyodor, agora com 26 anos de idade, está já muito à frente dos dois antigos internacionais russos e os 20 golos apontados em 28 jogos da Liga Russa (até à data deste artigo) tornam-no num jogador apetecível para qualquer emblema de topo europeu, como defende o seu agente German Tkachenko. O próprio presidente da Federação Russa de Futebol afirmou recentemente que é para ele um orgulho ver o avançado do FC Krasnodar no topo da lista de melhores marcadores, mostrando-se bastante satisfeito por ter dois jogadores de nacionalidade russa, Smolov e Artem Dzyuba, no top 4 dos goleadores da Liga Russa.

O seu antigo treinador, aquando da passagem pelo FC Ural, Aleksandr Tarkhanov contou ao website russo www.championat.com, que durante o tempo que passou em Yekaterimburgo, ele e a sua equipa técnica trabalharam muito com Smolov e conseguiram devolver-lhe a confiança que ele havia perdido. Tarkhanov afirmou também que Fyodor é um daqueles jogadores com quem tem de se construir uma relação de amizade e dar-lhe liberdade para expressar a sua criatividade dentro das quatro linhas. O homem que esta temporada orientou o PFC Slavia Sofia do escalão maior do futebol búlgaro não hesitou por um só momento em afirmar que grandes voos estão reservados para Smolov e que ele tem ainda muito para dar ao futebol russo nos próximos anos.

Para quando um Fyodor Smolov ao mais alto nível ao serviço da Sbornaya? Fonte: EuroSport
Para quando um Fyodor Smolov ao mais alto nível ao serviço da Sbornaya?
Fonte: EuroSport

Quem porventura não terá a mesma opinião é o seleccionador russo Leonid Slutsky, que continua a dar-lhe poucos minutos em jogos oficiais e que por só uma vez lhe permitiu actuar durante toda partida, quando a Rússia recebeu a Croácia em Rostov num encontro de carácter amigável disputado em Novembro passado. O talentoso avançado de Saratov não goza também, porventura, da admiração de alguns dos seus colegas de selecção, como é o caso do experiente Roman Shirokov, que num momento profundamente lamentável (um de muitos na sua já longa carreira), o apelidou publicamente de gay pelo simples facto de este ter pintado o cabelo de louro.

Smolov, no entanto, parece continuar indiferente a todo o ruído que tem sido criado à sua volta e leva já 13 golos apontados nos últimos sete encontros. Assim vai, até ao momento, a breve história de Fyodor Smolov, o improvável melhor marcador da Liga Russa.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.