Kirill Panchenko – Da 2ª Divisão até à Sbornaya em apenas três meses

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

No mês em que completa 27 anos de idade, Kirill Panchenko, o versátil avançado que esta época está por empréstimo no FC Dynamo Moscovo da 2ª divisão da Rússia, consegue, contra todas as expectativas, uma chamada à selecção russa para disputar o particular do próximo dia 9 de Outubro frente à Costa Rica em Krasnodar.

Não foram muitos os jogadores que, alinhando fora do escalão maior do futebol russo / soviético, conseguiram um lugar na equipa nacional. Na verdade, apenas nove jogadores concretizaram esse feito em 60 anos, destacando-se entre eles Viktor Ponedelnik, Vladimir Fedorov e Dmitry Radchenko.

Panchenko é um invulgar caso de sucesso nos dias que correm no futebol russo. Pertencente aos quadros do CSKA Moscovo, Kirill estava longe de ser uma opção constante de Leonid Slutsky e nem a saída, há muito esperada, de Ahmed Musa para o futebol inglês fez com que o técnico dos Armeitsy reservasse para Panchenko um lugar no onze da formação moscovita.

Kirill chegou ao FC Dynamo Moscovo pela mão do antigo director desportivo do clube Roman Oreschuk no início de Julho deste ano, após longas conversações com os responsáveis do CSKA. Oreschuk, que deixou os Musora no mês passado, não ficou surpreendido com a chamada de Panchenko à Sbornaya, nem com a excelente temporada que o versátil avançado está a realizar. O número 8 da formação moscovita, que à data deste artigo já apontou 11 golos em 13 jogos disputados na FNL, tem sido talvez o maior destaque da 2ª divisão do futebol russo e lidera com grande à vontade a tabela dos melhores marcadores. Segundo Oreschuk, a opção de Stanislav Cherchesov, o homem que substituiu Leonid Slutsky ao leme da selecção russa, faz todo o sentido, uma vez que, segundo o antigo director desportivo do FC Dynamo Moscovo, é preferível convocar um atleta que tenha marcado 11 golos, do que outro que tenha apenas apontado 3 ou 4 golos só porque este último alinha num clube do primeiro escalão.

Os dias de Panchenko ao serviço do CSKA Moscovo Fonte: rsport.ru
Os dias de Panchenko ao serviço do CSKA Moscovo
Fonte: rsport.ru

Panchenko é, acima de tudo, um avançado versátil e não propriamente um homem de área. As suas excelentes qualidades técnicas e refinado sentido táctico fazem dele um jogador de enorme qualidade, extremamente útil quer no plano individual quer na manobra ofensiva da sua equipa.

O FC Dynamo Moscovo, que na temporada passada e pela primeira vez na sua longa história, foi despromovido à FNL (2ª divisão russa), domina a seu belo prazer a competição, tendo até ao momento apenas o FC Tosno como principal antagonista. Panchenko, por sua vez, encontrou na formação orientada pelo experiente Yuri Kalitvintsev o lugar ideal para voltar a dar nas vistas, uma vez que a sua passagem pelo CSKA Moscovo teve poucos momentos de particular brilho.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional espanhol confessa: «Estou a um nível muito bom… mas o Nuno Mendes é o melhor lateral esquerdo do mundo»

Marc Cucurella admitiu estar num bom momento de forma, mas elegeu Nuno Mendes como o melhor lateral esquerdo do mundo.

FC Porto x Famalicão: eis os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Famalicão no Estádio do Dragão. Confere os onzes prováveis do encontro da 28.ª jornada da Primeira Liga.

Boston Celtics derrotam Milwaukee Bucks com exibição histórica de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram no terreno dos Milwaukee Bucks por 133-101. Neemias Queta registou 19 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências.

Rui Borges e o caso de Andebol: «Já falou quem tinha de falar e assino por baixo o que o presidente disse»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa triunfo do Sporting frente ao Santa Clara: «A vitória não sofre qualquer contestação»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Santa Clara por 4-2 na sala de imprensa do Estádio José Alvalade.

Petit responde ao Bola na Rede: «Foi na zona central que podíamos ter encurtado as tabelas do Sporting»

Petit respondeu a uma pergunta do Bola na Rede após a derrota desta sexta-feira do Santa Clara frente ao Sporting, por 4-2.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Daniel Bragança tem crescido imenso e tem-se tornado um jogador diferente do que aquilo que ele...

Rui Borges respondeu ao Bola na Rede depois da vitória do Sporting contra o Santa Clara por quatro bolas a duas.