Liga Bielorrussa| A exceção à regra

- Advertisement -

É no leste da Europa, longe dos habituais palcos do estrelato, que se vive uma realidade completamente diferente do resto do continente. Quer seja em termos desportivos, ou de qualquer outro setor da atividade laboral. É na Bielorrússia, país que a nível de população pode dizer-se “à imagem” de Portugal (aproximadamente 9,5 milhões), porém distinto nas ideologias e hábitos praticados, sobretudo nesta época de combate à Covid-19.

O Presidente da República, Aleksander Lukashenko, continua a desvalorizar a pandemia que tem vindo a assombrar o mundo. O líder bielorrusso não implementa medidas de prevenção, e ainda incentiva a população a fazer o seu dia a dia, como se nada fosse: “A vida continua. Não podemos colocá-la em espera”, disse. Enquanto isto, o país conta já com 104 casos de infeção confirmados e uma morte.

Desta forma, a Liga de futebol começou este mês – campeonato composto por 16 equipas, que apenas se inicia em março devido às condições climatéricas durante o inverno – e tem atraído o interesse de canais televisivos de outros países. Se o interesse de plataformas oriundas de Rússia e Ucrânia pode considerar-se natural (pela proximidade geográfica e cultural), o mesmo não se pode dizer de nações como Israel e Índia.

Fonte: FC Bate

Contudo, este pode ser um dos poucos pontos positivos para a Bielorrússia, consequentes dos efeitos do novo Coronavírus, bem como da postura orgulhosa do seu maior representante (que para muitos, é o último ditador do Velho Continente). Graças à suspensão dos principais campeonatos, os jogadores deste podem dar-se a conhecer a outras paragens, valorizando-se, o que não é propriamente normal nesta realidade.

Decorridas duas jornadas, o FC Minsk lidera; em contraposição, clubes de maior renome internacional, como o Dínamo Minsk e o BATE Borisov, estão nesta altura “afundados” na tabela classificativa. O mesmo BATE que venceu 13 das últimas 15 edições da prova, e que tem sido o expoente máximo da Bielorrússia no panorama internacional.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os primeiros resultados do dia da Liga das Nações

A Moldávia e as Ilhas Faroés empataram 1-1 para a Liga das Nações. Houve também empate a zeros entre a Finlândia e a Bielorrússia.

Sporting ultrapassa os 200 mil sócios: «A todos, obrigado. Esta família cresce todos os dias, e o melhor ainda está por vir»

O Sporting passou os 200 mil sócios, o número mais alto da sua história. Lê a nota oficial do clube leonino.

Já há horário para a aguardada conferência de imprensa de Jorge Jesus no lançamento do Dinamarca x Portugal

Jorge Jesus e um jogador da seleção fazem o lançamento do Dinamarca x Portugal esta quarta-feira. Jogo da terceira jornada da Liga das Nações.

Em canal aberto: onde ver o Benfica x Bayern Munique da Champions League Feminina em pleno Estádio da Luz

O Benfica recebe o Bayern Munique no Estádio da Luz para a segunda jornada da Champions League Feminina. Jogo transmitido em canal aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Atualização Transfermarkt: Gianluca Prestianni é o jogador com maior valorização e Benfica supera Sporting

Gianluca Prestianni foi o jogador da Primeira Liga que mais valorizou. Eis a recente atualização do Transfermarkt.

Renato Veiga elogiado por treinador com quem mais jogos fez na carreira: «Estava convicto que era uma aposta de futuro ganha e estava certo»

Marcelino Toral, antigo treinador do Villarreal, deixou muitos elogios a Renato Veiga. Central fez época mais bem conseguida na carreira com o técnico.

Max Verstappen: «Estou entusiasmado por voltar a Portugal»

Max Verstappen mostrou-se entusiasmado por voltar a Portugal. Grande Prémio vai regressar à Fórmula 1.