Milot Rashica – O diamante kosovar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalQuando em Setembro de 2014 a imprensa holandesa noticiava que um jovem de origem albanesa se encontrava à experiência no SBV Vitesse, ninguém, ou quase ninguém, deu grande importância a isso. As atenções estavam voltadas para o dinamarquês Patrick Olsen, que procurava relançar a carreira no futebol holandês, mas no fim de contas foi Milot Rashica, o tal jovem que poucos conheciam, que acabou por garantir um lugar na formação orientada à época por Peter Bosz.

Rashica nasceu em Vushtrri (Вучитрн) no norte do Kosovo e viveu na sua cidade natal as consequências de uma brutal guerra cívil, que havia obrigado a sua família a abandoná-la quando este tinha apenas dois anos de idade. O regresso a Vushtrri deu-se alguns anos mais tarde e Rashica começou a sua carreira futebolística nas fileiras do emblema local, o KF Kosova Vushtrri. Cedo se percebeu que Rashica era demasiado “grande” para uma liga ainda em fase embrionária, como é o caso da kosovar. Depois de se estrear oficialmente na primeira equipa do KF Kosova Vushtrri, com apenas 16 anos, era fácil perceber que alguém com o seu talento necessitava de tentar a sua sorte longe da cidade que o viu nascer.

Milot Rashica
Milot Rashica: O diamante da formação do SBV Vitesse
Fonte: www.twitter.com/uefaeuro

Rashica embarcou então num número infindável de tentativas para conseguir um lugar numa liga de topo do futebol europeu e, depois de se ter deslocado à Alemanha para tratar uma lesão contraída ao serviço do seu clube, esteve à experiência em clubes como o Hannover 96 e o FC Union Berlin, não conseguindo, contudo, convencer os responsáveis dos clubes a avançarem para a sua contratação.

Em Fevereiro de 2015, no entanto, e após alguns meses à experiência no emblema da Arnhem, a vida de Rashica mudou por completo. Milot, que era internacional jovem em vários escalões pela Albânia, conquistava um lugar na formação orientada por Peter Bosz, e no final de Julho do mesmo ano jogava os seus primeiros minutos oficiais pelo SBV Vitesse.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rendido a atitude de Courtois para com Trubin: «Acho que o prémio de fair-play já está entregue»

José Mourinho faz o lançamento do Tondela x Benfica. Águias jogam contra os auriverdes na jornada 20 da Primeira Liga.

José Mourinho reage ao sorteio da Champions League: «Vamos jogar contra seguramente o maior candidato a ganhar a competição»

José Mourinho faz o lançamento do Tondela x Benfica. Águias jogam contra os auriverdes na jornada 20 da Primeira Liga.

Antigo alvo do Benfica ruma à Real Sociedad: Wesley já foi oficializado

Wesley foi oficializado como reforço da Real Sociedad. O avançado brasileiro de 20 anos foi emprestado pelo Al Nassr até ao final da época.

José Mourinho e o Tondela x Benfica: «Agora temos este jogo, seguramente em condições climatéricas difíceis»

José Mourinho faz o lançamento do Tondela x Benfica. Águias jogam contra os auriverdes na jornada 20 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo oficializa contratação de Lucas Paquetá

Lucas Paquetá foi confirmado como reforço do Flamengo. O médio internacional brasileiro deixou 42 milhões de euros nos cofres do West Ham.

Aston Villa empresta Evann Guessand ao Crystal Palace

Evann Guessand é reforço confirmado pelo Crystal Palace. O avançado costa-marfinense de 24 anos foi emprestado pelo Aston Villa.

A caminhada do Benfica na Champions League: entre o caos e a superação

A Champions League ganhou uma nova dimensão com este novo formato, e o Benfica é a prova disso mesmo. Um início catastrófico que culminou numa qualificação heroica.