- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Caro leitor, não se sinta confuso com o título que antecede as primeiras palavras deste artigo no seu corpo textual. É que, ao longo dos próximos parágrafos, vamos, juntos, explorar um dado particular deste mercado de transferências veraneante. Um mercado de mexidas nas balizas, nos homens que detêm as luvas. Referimo-nos às “defesas” enquanto ato de proteção da baliza por parte do guarda-redes e não defesa enquanto setor de uma equipa.

O ‘timing’ deste trabalho é até conveniente um dia após o fim da novela Gianluigi Donnaruma em Milão. O ainda adolescente mas titular guardião do AC Milan renovou o seu contrato até 2021 e viu o seu irmão Antonio, quase uma década mais velho, ser contratado ao Asteras Tripolis, da Grécia…….ah, Antonio também é guarda-redes.

E por falar em novelas, a nível doméstico, que falar, também ontem, da confirmação de André Moreira no Braga? E o caso polémico Makaridze? E Casillas, que, há dias, e após dúvidas especulativas, confirmou a continuidade de dragão ao peito?

Gianluigi Donnaruma protagonizou uma quente novela ao longo deste defeso….a sua renovação pelo AC Milan foi um longo processo até à consumação Fonte: Superesportes
Gianluigi Donnaruma protagonizou uma quente novela ao longo deste defeso….a sua renovação pelo AC Milan foi um longo processo até à consumação
Fonte: Superesportes

Contudo, para não me evadir da brevidade que se pretende deste artigo, enfatizarei, digamo-lo assim, uma amostra de três gigantes europeus no que ao assunto guarda-redes diz respeito para tornar este texto o mais coerente possível.

Ederson Moraes foi a primeira grande transferência do mercado. O mais caro guarda-redes da história do futebol inglês é aposta de Pep Guardiola para a baliza dos ‘citizens’ que, numa segunda época sob o comando do técnico catalão, querem conquistar títulos.

Tal situação deixa o concetualmente preterido Joe Hart ainda mais fora das contas e Claudio Bravo num segundo plano.

Também em Manchester, o ‘United’ de Mourinho já prepara a sucessão de De Gea, falando-se de alguns nomes nas cogitações dos ‘red devils’. Um deles é já carta fora do baralho: Gianluigi Donnaruma. Handanovic, do Inter de Milão, é outro nome em cima da mesa. Mas, curioso, é falar-se de Joe Hart como possível reforço do rival de Manchester. O tal conceptualmente preterido por Guardiola parece ser concetualmente preferido por Mourinho.

A mudança de Ederson Moraes do Benfica para o Manchester City foi a primeira grande transferência deste verão Fonte: Manchester City
A mudança de Ederson do Benfica para o City foi a primeira grande transferência deste verão
Fonte: Manchester City

          E o Manchester United só procura a sucessão de De Gea porque o homem das luvas espanhol, ao que tudo indica, está a caminho do Real Madrid. E o que isto implica? Keylor Navas num patamar secundário……Depois do negócio De Gea ter abortado no último dia do mercado de transferências do verão de 2016, veremos se, desta vez, o namoro dá em casamento.

Como um mosaico de compensações, em plena alta pré-época na grande parte da europa do futebol, as transferências que se vierem a consumar nas balizas da modalidade ludopédica do velho continente, terão necessariamente de dar um novo rosto aos clubes. É que, nas luvas calçadas pelo homem que guarda a baliza, está o mesmo traço do bilhete de identidade coletivo de qualquer outra posição do terreno.

Foto de Capa: AC Milan

artigo revisto por: Ana Ferreira

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro recusa atirar a toalha ao chão após derrota no Grémio: «Não desisto nunca»

Luís Castro recusou abandonar o Grêmio após nova derrota. O técnico prometeu continuar a lutar para melhorar os resultados.

Eis os contornos do possível retorno de João Palhinha a Alvalade: Tottenham ainda não está fora de hipótese

João Palhinha deseja voltar ao Sporting nesta nova temporada. A direção leonina vai apresentar uma proposta de empréstimo ao Bayern Munique.

Vitória do PSG na Champions League rende mais milhões ao Benfica: eis os detalhes

João Neves rende mais dois milhões ao Benfica . O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

Marco Silva mais longe do Benfica e encarnados já estudam alternativas

Marco Silva e o Benfica estão mais longe de um acordo. Os encarnados já estão à procura de alternativas para assumir a equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup deixa agradecimento a José Mourinho e elogios ao técnico português: «É incrivelmente bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para José Mourinho. O avançado norueguês do Benfica falou também da sua evolução no clube encarnado.

Rafael Leão abre a porta à saída do AC Milan: «Ambiciono um desafio novo numa nova liga»

Rafael Leão quebrou o silêncio e abriu a porta à saída do AC Milan. O avançado internacional português não escondeu o desejo de mudar de equipa neste verão.

Vitinha e Ousmane Dembélé saem com queixas físicas e deixam Portugal e França atentos

Vitinha e Ousmane Dembélé sairam do jogo com queixas fisicas. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.