O herdeiro de Shevchenko

- Advertisement -

internacional cabeçalhoEm 2012, Andriy Shevchenko retirou-se e tanto a Ucrânia como o Dínamo de Kiev perderam a maior referência da sua história. Contudo, no mesmo clube em que na célebre época de 98/99 explodiu Andriy Shevchenko, está agora a explodir uma nova estrela que pode consagrar-se como o herdeiro de Sheva. O seu nome é Andriy Yarmolenko e é um dos jogadores mais interessantes do futebol de leste.

O 10 do Dinamo de Kiev é um extremo direito ao estilo de Hulk. Que significa isso? Significa que o ucraniano é um extremo muito vertical, com um pé esquerdo fenomenal e que adora fazer diagonais em direção à baliza contrária. Contudo, e apesar de aparentar ser já um grande elogio, classificar Yarmolenko como um clone de Hulk seria redutor. Apesar de terem as suas semelhanças, Andriy parece ainda mais dotado que o brasileiro. O astro de Kiev conta com um reportório elaborado de fintas capazes de desorientar qualquer defesa, que abrange vírgulas, La Roulette, a La Croqueta – tão característica de Andrés Iniesta -, a célebre pedalada e ainda muito mais. Com 1,89 metros e 82 quilos, o ucraniano é também extremamente robusto fisicamente, e o seu poderio físico não se esgota na robustez, pois Yarmolenko é também muito rápido e ágil. Os atributos técnicos do jogador ucraniano também não se esgotam no seu muito entusiasmante reportório de fintas, pois Andriy tem um óptimo primeiro toque e uma finalização muito apurada. Tudo isto combinado faz com que Andriy seja um jogador extremamente concretizador, especialmente nas jogadas de transição rápida, onde, fazendo uso do seu bom primeiro toque e do seu bom remate de média distância, marca muitos golos. Aliás, um golo que exemplifica muito bem isto é o golo que o jogador marcou ao Rio Ave, na edição deste ano da Liga Europa.

Yarmolenko
Capitão do Dínamo em acção
Fonte: Facebook do D.Kiev

As estatísticas do 10 do Dinamo de Kiev também atestam a sua capacidade goleadora, visto que na época passada marcou 21 golos em 39 jogos e nesta época em 18 jogos já balançou as redes 9 vezes. Ao olhar para as estatísticas da época transacta e especialmente para as desta época, salta à vista a capacidade do extremo de assistir os seus companheiros, uma vez que na época passada realizou 8 assistências e esta época já conta com 11. Tendo tudo isto em conta, é fácil ver as razões pelas quais o ucraniano é um dos extremos mais completos e cobiçados do futebol europeu. Em suma, Yarmolenko é um extremo muito imprevisível, com uma excelente capacidade finalizadora, brilhante no um-para-um e ainda um bom assistente.

Foto de Capa: Vincent Wong (Flickr)

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.

Rui Duarte é o novo treinador do Otelul Galati

Rui Duarte foi anunciado como o novo treinador do Otelul Galati. O antigo jogador português assumiu o comando da equipa romena.

Alexander Isak dispensado da Suécia devido a lesão

Alexander Isak, avançado de 27 anos, foi dispensado devido a lesão. O jogador sueco vai regressar ao Liverpool para ser avaliado.

Alexis Tibid é reforço confirmado pelo FC Vizela

Alexis Tibid assinou contrato com o Vizela. O extremo francês chega ao clube minhoto para reforçar o setor ofensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa rendida ao momento de João Félix: «Não é como da última vez, nem como nas cinco vezes anteriores»

O jornal inglês The Athletic destacou o momento de forma de João Félix sob o comando do novo selecionador nacional, Jorge Jesus.

Página especializada revela possível equipamento do Benfica para 2027/28: Inspiração na camisola de 1997/98

O portal Footy Headlines revelou aquele que poderá ser o terceiro equipamento do Benfica para a temporada 2027/28, com muitas semelhanças à camisola utilizada há 30 anos

Neemias Queta antevê nova temporada nos Boston Celtics: «Quero ser ainda mais versátil»

O poste português Neemias Queta marcou presença no Media Day de abertura da pré-temporada dos Boston Celtics.