Oleksandr Zinchenko: Um génio à solta na Basquíria russa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Foi na cidade de Ufa, capital da República do Bascortostão, que esta temporada deu nas vistas um jovem jogador, porventura um dos melhores a actuar na Liga Russa, de seu nome Oleksandr Zinchenko, que estará, segundo os últimos relatos vindos da encosta ocidental dos Montes Urais, a caminho de um grande do futebol europeu.

Com apenas 19 anos de idade, Zinchenko foi um dos principais responsáveis por o FC Ufa ter conseguido manter-se na primeira divisão esta temporada e nem a saída do lendário goleador russo Igor Kolyvanov do comando técnico da formação da Basquíria,   ainda numa fase inicial da temporada, colocou entraves à afirmação do jovem Oleksandr.

Natural da cidade histórica de Radomyshl, no Oblast de Zhytomyr na Ucrânia, Zinchenko cresceu para o futebol nas academias do FC Shakhtar Donetsk, onde permaneceu durante um longo período que durou de 2009 a 2014. Tudo parecia correr de feição na carreira do jovem que era internacional absoluto pelo seu país em todos os escalões, quando de repente, fazendo fé nas palavras do director desportivo da formação de Donestk Sergey Palkin, Zinchenko decidiu terminar o seu contrato unilateralmente com os Mineiros e mais tarde assinar pelo FC Ufa da liga russa. Esta rescisão fez e ainda faz correr muita tinta dentro e fora da Ucrânia, estando Sergey Palkin apostado em levar o caso até às últimas consequências de forma a que não só o FC Shakhtar Donetsk seja indemnizado, como também existam medidas punitivas quer para Zinchenko, quer para o seu clube actual, o FC Ufa.

Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa Fonte: sport.img.com.ua/
Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa
Fonte: sport.img.com.ua/

Todo este diz-que-disse e trapalhada burocrática que continua a pairar sobre a carreira do jovem atleta não tem impedido porém, que Zinchenko vá dando boa conta de si quer ao serviço do FC Ufa, quer na selecção ucraniana, onde, após muita controvérsia, entrou para fazer parte dos eleitos de Mykhaylo Fomenko para o Euro 2016.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras na antevisão ao Benfica x Real Madrid: «Estou no melhor clube do Mundo e joguei no maior de Portugal»

Álvaro Carreras esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao embate entre o Benfica e o Real Madrid, na Champions League.

Sporting CP destaca-se em chuva de recordes em Pombal | Atletismo

O Expocentro de Pombal recebeu este domingo, dia 25 de janeiro, uma edição histórica do Meeting Professor Mário Moniz Pereira.

Os registos de Rui Silva contra o Athletic

Rui Silva passou vários anos ao serviço de equipas espanholas e enfrentou em várias ocasiões o Athletic, emblema de Bilbao.