Oleksandr Zinchenko: Um génio à solta na Basquíria russa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Foi na cidade de Ufa, capital da República do Bascortostão, que esta temporada deu nas vistas um jovem jogador, porventura um dos melhores a actuar na Liga Russa, de seu nome Oleksandr Zinchenko, que estará, segundo os últimos relatos vindos da encosta ocidental dos Montes Urais, a caminho de um grande do futebol europeu.

Com apenas 19 anos de idade, Zinchenko foi um dos principais responsáveis por o FC Ufa ter conseguido manter-se na primeira divisão esta temporada e nem a saída do lendário goleador russo Igor Kolyvanov do comando técnico da formação da Basquíria,   ainda numa fase inicial da temporada, colocou entraves à afirmação do jovem Oleksandr.

Natural da cidade histórica de Radomyshl, no Oblast de Zhytomyr na Ucrânia, Zinchenko cresceu para o futebol nas academias do FC Shakhtar Donetsk, onde permaneceu durante um longo período que durou de 2009 a 2014. Tudo parecia correr de feição na carreira do jovem que era internacional absoluto pelo seu país em todos os escalões, quando de repente, fazendo fé nas palavras do director desportivo da formação de Donestk Sergey Palkin, Zinchenko decidiu terminar o seu contrato unilateralmente com os Mineiros e mais tarde assinar pelo FC Ufa da liga russa. Esta rescisão fez e ainda faz correr muita tinta dentro e fora da Ucrânia, estando Sergey Palkin apostado em levar o caso até às últimas consequências de forma a que não só o FC Shakhtar Donetsk seja indemnizado, como também existam medidas punitivas quer para Zinchenko, quer para o seu clube actual, o FC Ufa.

Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa Fonte: sport.img.com.ua/
Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa
Fonte: sport.img.com.ua/

Todo este diz-que-disse e trapalhada burocrática que continua a pairar sobre a carreira do jovem atleta não tem impedido porém, que Zinchenko vá dando boa conta de si quer ao serviço do FC Ufa, quer na selecção ucraniana, onde, após muita controvérsia, entrou para fazer parte dos eleitos de Mykhaylo Fomenko para o Euro 2016.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão: antigo jogador de Benfica e Sporting pode sair

Rochinha não deve prosseguir a sua carreira no Famalicão. O médio ofensivo não entra nos planos de Hugo Oliveira para 2025/26.

Nova sondagem à boca da urnas continua a dar vantagem a Florentino Pérez nas eleições do Real Madrid

O jornal Marca revela a nova sondagem sobre as eleições do Real Madrid. Florentino Pérez lidera a votação e supera Enrique Riquelme.

André Silva perto do FC Porto: avançado já tinha tentado facilitar regresso ao Dragão

André Silva está muito perto de regressar ao FC Porto. O jogador terminou o seu mais recente contrato com o Elche, conjunto da La Liga.

Diretor desportivo do Bolonha revela alternativa a Marco Silva: «O Benfica também o queria»

Vincenzo Italiano era alternativa a Marco Silva para treinar o Benfica. Giovanni Sartori revela que o treinador escolheu o Besiktas na liga turca.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Marco Silva vai dar oportunidade a avançado

Marco Silva vai dar uma oportunidade a Franjo Ivanovic. O avançado foi maioritariamente suplente na última época no Benfica.

Diretor do Inter Milão desmente transferência de Hakan Çalhanoglu para o Fenerbahçe e avança com interesse em Curtis Jones

Piero Ausilio, diretor do Inter Milão, desmentiu a promessa do candidato à presidência do Fenerbahçe Hakan Safi e revelou o interesse em Curtis Jones.

Enrique Riquelme: «Não é apenas uma eleição normal do Real Madrid após 20 anos, é provavelmente um referendo»

Enrique Riquelme prestou declarações à imprensa, após exercer o seu direito de voto nas eleições presidenciais do Real Madrid, nas quais enfrenta Florentino Pérez.