Oleksandr Zinchenko: Um génio à solta na Basquíria russa

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Foi na cidade de Ufa, capital da República do Bascortostão, que esta temporada deu nas vistas um jovem jogador, porventura um dos melhores a actuar na Liga Russa, de seu nome Oleksandr Zinchenko, que estará, segundo os últimos relatos vindos da encosta ocidental dos Montes Urais, a caminho de um grande do futebol europeu.

Com apenas 19 anos de idade, Zinchenko foi um dos principais responsáveis por o FC Ufa ter conseguido manter-se na primeira divisão esta temporada e nem a saída do lendário goleador russo Igor Kolyvanov do comando técnico da formação da Basquíria,   ainda numa fase inicial da temporada, colocou entraves à afirmação do jovem Oleksandr.

Natural da cidade histórica de Radomyshl, no Oblast de Zhytomyr na Ucrânia, Zinchenko cresceu para o futebol nas academias do FC Shakhtar Donetsk, onde permaneceu durante um longo período que durou de 2009 a 2014. Tudo parecia correr de feição na carreira do jovem que era internacional absoluto pelo seu país em todos os escalões, quando de repente, fazendo fé nas palavras do director desportivo da formação de Donestk Sergey Palkin, Zinchenko decidiu terminar o seu contrato unilateralmente com os Mineiros e mais tarde assinar pelo FC Ufa da liga russa. Esta rescisão fez e ainda faz correr muita tinta dentro e fora da Ucrânia, estando Sergey Palkin apostado em levar o caso até às últimas consequências de forma a que não só o FC Shakhtar Donetsk seja indemnizado, como também existam medidas punitivas quer para Zinchenko, quer para o seu clube actual, o FC Ufa.

Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa Fonte: sport.img.com.ua/
Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa
Fonte: sport.img.com.ua/

Todo este diz-que-disse e trapalhada burocrática que continua a pairar sobre a carreira do jovem atleta não tem impedido porém, que Zinchenko vá dando boa conta de si quer ao serviço do FC Ufa, quer na selecção ucraniana, onde, após muita controvérsia, entrou para fazer parte dos eleitos de Mykhaylo Fomenko para o Euro 2016.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Impasse na renovação: Vinícius Júnior e o seu agente reúnem-se com o Real Madrid no centro de treinos

Vinicius Junior e os seus empresários estão reunidos com o Real Madrid para tentar acertar a renovação de contrato do brasileiro com os merengues.

Giorgi Kochorashvili já não deve ir para o Getafe: eis o próximo destino do ainda médio do Sporting

Giorgi Kochorashvili prepara-se para ser reforço do Sevilha. O médio vai abandonar o Sporting neste mercado de transferências

Sporting quer mais 2 reforços até ao fecho do mercado: Eis o plano dos leões que conta com uma surpresa

O Sporting já decidiu que quer apenas mais dois reforços até ao fecho do mercado de transferências de verão.

Fechado: Arsenal garante novo médio para Mikel Arteta por 87 milhões de euros

O Arsenal contratou Bruno Guimarães ao Newcastle por 87 milhões de euros. O brasileiro tinha contrato com os Magpies até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Liderança na Luz: Fredrik Aursnes e Tomás Araújo na linha da frente para assumir braçadeira de capitão

Tomás Araújo e Fredrik Aursnes assumem a braçadeira de capitão no Benfica após as saídas de Otamendi e António Silva.

Imprensa turca revela que Vangelis Pavlidis quer ir para o Fenerbahçe e que o Benfica já falou com sucessor

O Fenerbahçe está muito interessado em garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Lucas Stassin é desejado pelo Benfica.

Liverpool já entrou em contacto com Jorge Mendes: Reds querem jogador do PSG

O Liverpool entrou em contactos para garantir a contratação de Ibrahima Mbaye, extremo que pertence aos quadros do PSG.