Paulo Fonseca em busca da consolidação da hegemonia ucraniana

- Advertisement -

Esta sexta-feira temos jogo grande logo à terceira jornada do campeonato ucraniano. Cerca de duas semanas depois da Supertaça, os dois maiores emblemas do país de leste voltam a medir forças.

No encontro que marcou o início da época oficial, as coisas não correram bem para a equipa orientada por Paulo Fonseca, que se viu derrotada pela margem mínima no primeiro troféu da temporada (1-0).

Quanto ao campeonato, a formação de Donetsk busca conquistar o tricampeonato, o que seria igualmente o pleno para o treinador português que, em 2016/17, abraçou o projeto que o emblema ucraniano lhe confiou e interrompeu o ‘bi’ do Dínamo de Kiev, revalidando o título na última temporada.

Prevejo, como a grande maioria dos amantes do futebol concordará, que a luta seja entre os dois clubes que já aludi. A título de exemplo, foram dois pontos os que separaram Shakhtar e Dínamo, por esta ordem, no topo da classificação, mas foram 24 os que ficaram entre o segundo e o terceiro, Vorskla Poltava, em 2017/18.

O rival de Kiev derrotou o campeão e detentor da Taça, Shakhtar, no jogo da supertaça, no passado dia 21, em Odesa
Fonte: FC Dynamo Kyiv

Com mais golos marcados e sem nenhum sofrido, a equipa de Paulo Fonseca já está no topo da classificação depois de bater Desna (2-0) e Arsenal Kyiv (3-0). Já o arqui-rival ainda não sofreu qualquer golo. Depois da vitória (1-0) na supertaça, o conjunto comandado pelo bielorusso Aliaksandr Khatskevich, que cumpre a segunda época no clube, derrotou Vorskla e FC Lviv pelos mesmos números.

Com os mesmos seis pontos, o Oleksandriya venceu Karpaty e Zorya e abeira-se dos lugares cimeiros, mas, numa altura tão inicial da temporada, não será mais do que uma situação temporária e o fosso bicéfalo entre os dois do topo e os restantes vai acabar por se solidificar com o tempo. Vorskla Poltava e Zorya, adversário do Braga na Liga Europa, são os mais fortes candidatos a ocupar o terceiro e quarto lugares mais uma vez.

Voltando ao assunto que abriu este artigo, remeto-me para o jogo que abre a terceira jornada esta sexta-feira. Dínamo Kiev -Shakhtar Donetsk. Na época passada, Paulo Fonseca venceu a Supertaça, depois perdeu em casa com o rival à segunda jornada. Este ano, a história pode repetir-se inversamente. A nossa costela portuguesa assim o deseja.

 

 

Foto de Capa: FK Shakhtar Donetsk

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle United aplica goleada ao Qarabag e tem pé e meio nos oitavos de final da Champions League

O Newcastle United foi ao Cazaquistão vencer o Qarabag por seis bolas a uma, num encontro do playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League.

Ainda te lembras de Nemanja Radonjic? Foi suspenso por comportamento irresponsável

Nemanja Radonjic representa o Estrela Vermelha. O avançado foi suspenso por parte do histórico sérvio.

Benfica x Real Madrid: O que mudou entre dois jogos? Estrutura, Espaço e Decisão

Os dois jogos entre Benfica e Real Madrid não contaram apenas histórias diferentes no resultado. Mostraram, acima de tudo, como pequenos ajustes estruturais.

Jogador que venceu o Euro 2016 por Portugal perto de assinar com equipa da MLS

André Gomes está muito perto de assinar com o Columbus Crew, deixando o Lille a título definitivo nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

RB Salzburgo anuncia saída de Thomas Letsch

O RB Salzburgo confirmou a saída do treinador alemão Thomas Letsch, mesmo com a equipa a ocupar a primeira posição da liga austríaca.

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.