📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pedro Caixinha, o “conquistador” do México

- Advertisement -

Hoje olhamos para a América Central, mais propriamente para o campeonato mexicano. E perguntam “porquê?”. A resposta é simples: temos um treinador português a fazer belas coisas por lá. Ou melhor, fez história muito recentemente. Pedro Caixinha é o seu nome e foi o primeiro treinador estrangeiro a vencer um título no México. O português que orienta o Cruz Azul FC, da Ciudad de México, conquistou a Taça do México Apertura ao bater o CF Monterrey na final da competição.

O técnico, natural de Beja, está a fazer um excelente trabalho no Cruz Azul. Não só venceu a Taça, como também colocou Los Cementeros no primeiro lugar da tabela, que dá acesso ao play-off da Apertura. Apesar de faltar uma jornada para o fim da fase regular, o Cruz Azul está bem colocado, tem mais três pontos do que o segundo classificado, o CF América, e não deve deixar o topo do campeonato mexicano. Parece que o México é mesmo a “zona de conforto” de Caixinha, visto que o português já conquistou quatro títulos na América Central (uma Taça Apertura, uma Liga MX Clausura, um Troféu Campéon de Campeones, ao serviço do Santos Laguna, e uma Taça Apertura com o Cruz Azul). O português também alcançou a final da maior competição de clubes do continente, a Liga dos Campeões da CONCACAF, em 2012 com o Santos Laguna.

O Cruz Azul conquistou a Taça do México Apertura com Pedro Caixinha no comando técnico.
Fonte: Cruz Azul


A carreira do treinador tem sido marcada pelo grau de exigência dos desafios que “abraça”. Recordar que Pedro Caixinha já esteve no Qatar, na Escócia e no México, depois de iniciar a carreira como treinador profissional de futebol em Portugal, no União de Leiria, em 2010. Com 48 anos, Pedro está perto de vencer pela segunda vez o título mexicano (sendo que o primeiro foi Clausura) e de consolidar o estatuto do Cruz Azul, que pode vencer o nono título e confirmar o seu lugar entre os quatros melhores clube do futebol mexicano.

Para quem não está a entender Apertura e Clausura, a primeira liga mexicana é dividida em dois campeonatos. O primeiro, denominado Apertura, realiza-se entre julho e dezembro, sendo que o segundo, Clausura, se disputa entre janeiro e junho. Posto isto, o técnico português já venceu títulos nos dois períodos, quer ao serviço do Santos Laguna, quer agora com o Cruz Azul.

Prova do belo trabalho desenvolvido por Pedro Caixinha no México são as especulações, que afirmam que o técnico português pode ser o próximo comandante da seleção mexicana. Uma coisa é certa: Pedro Caixinha já conquistou algumas coisas no México, por dois clubes diferentes, e pode muito bem chegar mais longe, daí lhe atribuirmos o estatuto de “conquistador”.

Foto de capa: Cruz Azul FC

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirma-se: João Simões dispensado da Seleção Sub-21 de Portugal

João Simões foi dispensado pela Seleção Nacional Sub-21, devido a questão física. Médio falhará Chéquia x Portugal.

Rafa Silva falha treino do Besiktas: Há novidades sobre o conflito na Turquia

Rafa Silva não participou esta quinta-feira no treino do Besiktas. Momento tenso entre o avançado português e o clube turco.

Sporting está de regresso aos treinos e Rui Borges chama 8 jovens

O Sporting treinou esta quinta-feira na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges chamou 8 jovens face as ausências.

Jogador do Barcelona e um regresso de Lionel Messi: «Sempre quis que voltasse»

Joan García gostava que Lionel Messi voltasse ao Barcelona. Guarda-redes espanhol admite ter dúvidas quanto à possibilidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Siqueira recorda passagem no Benfica e revela episódio: «Sou eternamente grato a Jorge Jesus»

Siqueira esteve uma temporada no Benfica em 2013/14. Antigo lateral esquerdo revelou um episódio com Jorge Jesus.

Manchester United: A lista de possíveis alvos que contém Morten Hjulmand

O Manchester United tem uma lista de possíveis alvos para reforçar o meio-campo. Morten Hjulmand é um dos nomes.

Konoplyanka e a mudança de Sudakov para o Benfica: «Ansiava por ar fresco»

Yevhen Konoplyanka, ex-jogador ucraniano, acredita que Sudakov (Benfica) precisava de uma mudança na carreira.