📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pedro Caixinha, o “conquistador” do México

- Advertisement -

Hoje olhamos para a América Central, mais propriamente para o campeonato mexicano. E perguntam “porquê?”. A resposta é simples: temos um treinador português a fazer belas coisas por lá. Ou melhor, fez história muito recentemente. Pedro Caixinha é o seu nome e foi o primeiro treinador estrangeiro a vencer um título no México. O português que orienta o Cruz Azul FC, da Ciudad de México, conquistou a Taça do México Apertura ao bater o CF Monterrey na final da competição.

O técnico, natural de Beja, está a fazer um excelente trabalho no Cruz Azul. Não só venceu a Taça, como também colocou Los Cementeros no primeiro lugar da tabela, que dá acesso ao play-off da Apertura. Apesar de faltar uma jornada para o fim da fase regular, o Cruz Azul está bem colocado, tem mais três pontos do que o segundo classificado, o CF América, e não deve deixar o topo do campeonato mexicano. Parece que o México é mesmo a “zona de conforto” de Caixinha, visto que o português já conquistou quatro títulos na América Central (uma Taça Apertura, uma Liga MX Clausura, um Troféu Campéon de Campeones, ao serviço do Santos Laguna, e uma Taça Apertura com o Cruz Azul). O português também alcançou a final da maior competição de clubes do continente, a Liga dos Campeões da CONCACAF, em 2012 com o Santos Laguna.

O Cruz Azul conquistou a Taça do México Apertura com Pedro Caixinha no comando técnico.
Fonte: Cruz Azul


A carreira do treinador tem sido marcada pelo grau de exigência dos desafios que “abraça”. Recordar que Pedro Caixinha já esteve no Qatar, na Escócia e no México, depois de iniciar a carreira como treinador profissional de futebol em Portugal, no União de Leiria, em 2010. Com 48 anos, Pedro está perto de vencer pela segunda vez o título mexicano (sendo que o primeiro foi Clausura) e de consolidar o estatuto do Cruz Azul, que pode vencer o nono título e confirmar o seu lugar entre os quatros melhores clube do futebol mexicano.

Para quem não está a entender Apertura e Clausura, a primeira liga mexicana é dividida em dois campeonatos. O primeiro, denominado Apertura, realiza-se entre julho e dezembro, sendo que o segundo, Clausura, se disputa entre janeiro e junho. Posto isto, o técnico português já venceu títulos nos dois períodos, quer ao serviço do Santos Laguna, quer agora com o Cruz Azul.

Prova do belo trabalho desenvolvido por Pedro Caixinha no México são as especulações, que afirmam que o técnico português pode ser o próximo comandante da seleção mexicana. Uma coisa é certa: Pedro Caixinha já conquistou algumas coisas no México, por dois clubes diferentes, e pode muito bem chegar mais longe, daí lhe atribuirmos o estatuto de “conquistador”.

Foto de capa: Cruz Azul FC

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.