Qual o futuro do futebol africano?

- Advertisement -

O futebol africano tem nos presenteado com alguns dos melhores talentos dos últimos anos, nem sempre representando as suas Seleções de origem devido ao forte fluxo migratório destes Países, no entanto, nunca deixamos de ter presente nas nossas cabeças que têm no seu sangue e no seu ADN o enorme e especial poder Africano.

E se a discussão dos genes ou a regra das 10 mil horas de prática necessárias para nos tornarmos proficientes na prática de algum desporto é um assunto para outros fóruns, o facto do jogador Africano ter uma margem de potencial largo, para mim não é. Não só pelas suas especificidades físicas inerentes necessárias para se adaptaram ao seu local de nascimento, mas também pelas qualidades mentais adquiridas ao longo da sua infância, pelos imensos desafios que enfrentam diariamente.

Novas realidades:

O paradigma mudou, durante muitos anos fomos habituados a ver grandes talentos do Futebol Africano concentrados nos mesmos Países, como a Costa do Marfim, Egito, Camarões e Gana, o mesmo já não acontece nos tempos atuais, começam a surgir novos talentos de outros Países menos “conhecidos” como Marvelous Nakamba, jogador do Zimbabué que representa atualmente o Aston Villa Football Club ou Steve Mounié do Benim que representa o Huddersfield Town, ou até mesmo o aparecer no nosso panorama nacional, vários jogadores de muita qualidade provenientes de Moçambique, Guine-Bissau e Cabo Verde. O trabalho está a ser feito e com qualidade.

Próximos passos:

Apesar da evolução, nos últimos anos, do Futebol Africano, na minha opinião o trabalho começou agora. Não podemos separar as condições de desenvolvimento do Futebolista do desenvolvimento como humano, porque temos de observar o atleta sempre no seu todo e não só nas qualidades futebolísticas.

É preciso criar infraestruturas de qualidade, academias que consigam promover o equilíbrio entre a aprendizagem do atleta e o seu desenvolvimento como atleta de Futebol, à semelhança do que se tem feito na Kadji Sports Academy nos Camarões ou no Mimos Sifcom Academy na Costa do Marfim.

Não podemos descurar que os países menos desenvolvidos do Mundo, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), situam-se no Continente Africano, mas, ao mesmo tempo, não deixemos de observar os impactos positivos que têm, por exemplo, Sadio Mané no Senegal ou Salah no Egipto.

O Mundo precisa de África desenvolvida, e o futebol pode e deve ser visto como um dos motores para chegar a esse objetivo.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Castellón revolta-se com ausência de ex-Paços de Ferreira após jogo da seleção

Pablo Hernández, treinador do Castellón, revoltou-se com o atraso injustificado no regresso da seleção congolesa e ameaça o ex-Paços de Ferreira Brian Cipenga com medidas disciplinares.

Estado físico do ex-FC Porto gera alerta na seleção colombiana

O estado físico de James Rodríguez gera preocupação antes do Mundial de 2026, depois de o Minnesota United ter revelado que o capitão da Colômbia enfrenta um problema de saúde considerado grave, que o afasta do jogo frente ao LA Galaxy.

Mikel Arteta foca-se na Premier League após eliminação na taça e atira: «Temos o período mais bonito da época pela frente»

Mikel Arteta relativizou a recente queda do Arsenal na Taça de Inglaterra e garantiu que a equipa atravessa a melhor fase da temporada, virando todas as atenções para a conquista da Premier League e da Liga dos Campeões.

Mateus Fernandes recorda mestre Tozé e admite alívio na Seleção sem Ronaldo: «Tirou-me um pouco de pressão»

Mateus Fernandes explicou a homenagem ao seu falecido treinador Tozé e o foco atual no West Ham. O médio afirmou ainda que a ausência de Cristiano Ronaldo reduziu a pressão na sua estreia pela Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Na sombra de Gustavo Sá: há outro craque no meio campo do Famalicão

Mathias de Amorim transformou-se em peça importante no Famalicão. O médio é internacional Sub-21 por Portugal.

Juventus: Há novidades em relação ao futuro de João Mário

O Bolonha quer continuar a contar com João Mário no seu plantel e vai apresentar uma oferta à Juventus.

Monaco vence Marselha por 2-1, iguala rival e ultrapassa Lyon na tabela classificativa: Eis os resultados do dia na Ligue 1

A vitória caseira do Monaco sobre o Marselha, por 2-1, permitiu à equipa do principado igualar o rival com 49 pontos e ultrapassar o Lyon de Paulo Fonseca na tabela classificativa da liga francesa.