Regresso a Casa: O primeiro título do míster Dejan Stankovic

- Advertisement -

O Regresso a Casa é uma rubrica onde os antigos redatores voltam a um lugar que bem conhecem e recordam os seus tempos antigos escrevendo sobre assuntos atuais.

Foi mesmo no clube onde despontou para o futebol, na casa de partida que Dejan Stankovic ergueu o primeiro troféu da sua carreira de treinador. Foram poucos dias antes do Natal que o ex-médio, que se sagrou campeão europeu pelo Inter de Milão sob as ordens de José Mourinho, assumiu o comando técnico do Estrela Vermelha, conjunto que garantiu o tricampeonato sérvio na última sexta-feira.

Anunciado pelo clube do centro de Belgrado poucos dias antes do Natal, o técnico que trabalhava nas camadas jovens do Inter de Milão substituiu Vladan Milojevic. O homem que havia sido o obreiro do ‘bi’ rumou ao Al Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, e ainda levou consigo Marko Marin, experiente criativo alemão que pensava o jogo ofensivo da equipa que dominou esta edição da Liga da Sérvia.

Depois de pendurar as botas e antes de trabalhar nos escalões de formação do ‘seu’ Inter, Stankovic esteve, em 2014/15, na Udinese como treinador-adjunto, coadjuvando Andrea Stramaccioni, o último treinador com quem trabalhou no seu trajeto de futebolista, ao passo que na temporada seguinte assumiu a função de diretor desportivo no… Internazionale.

Não podia, pois, recusar a oportunidade de viver a primeira experiência como treinador principal num clube cuja equipa começou a capitanear, ainda adolescente, em meados dos anos 90. O trabalho realizado pelo antecessor deixava o título nacional bem ao alcance, dado que, à 20ª jornada, altura em que houve mudança de equipa técnica, o Estrela Vermelha era líder, com 55 pontos, mais 11 do que o Partizan e apenas uma derrota na prova, precisamente contra o arqui-rival da cidade de Belgrado, no reduto do adversário.

Daí para cá, o novo timoneiro soube conduzir a tripulação vermelha e branca numa sequência sem derrotas, de cinco vitórias e dois empates em sete jogos. Mais, à boa maneira italiana, a equipa orientada pelo jovem treinador, de 41 anos, revelou grande solidez defensiva, uma vez que apenas sofreu um golo nesse período. É de facto um dos pontos fortes do estilo de Stankovic: o seu 4-2-3-1 é marcado pela disciplina tática, o que não impede a equipa de ser produtiva no ataque. É que foram 16 os tentos concretizados na série referida.

Veja-se o exemplo do jogo que deu o título ao ‘Crvena Zvezda’. Uns inapeláveis 5-0 em casa do Rad Beograd abriram o champanhe da festa de um inédito tricampeonato para o clube desde o fim da antiga Jugoslávia, o 31º em toda a história do emblema fundado a 4 de março de 1945.

Para além do ‘nosso’ Tomané, nesta equipa do Estrela Vermelha saltam à vista, são os seus principais destaques, o guarda-redes e capitão Milan Borjan, o defesa-central Milos Dejenek, o extremo Aleksa Vukanovic ou até o ponta-de-lança El Fardou Ben.

Conquistado este título no primeiro jogo após o regresso do futebol na Sérvia, cujas competições estavam suspensas pelas óbvias razões da pandemia mundial do coronavírus, Stankovic, ainda com três jornadas do campeonato pela frente e os mesmos 11 pontos de vantagem para o Partizan que havia herdado, já afirma estar a pensar na ‘dobradinha’. O Estrela Vermelha está nos quartos-de-final da Taça.

De referir é igualmente as circunstâncias competitivas diferentes desta campanha. Por força da paragem que a Covid-19 provocou no futebol daquele país de leste, os responsáveis locais pela modalidade decidiram, excecionalmente, não terminar a Liga com o play-off de campeão com os oito primeiros classificados, mas através ‘apenas’ da classificação da fase regular. Por outro lado, não haverá descidas e a prova, na temporada que se avizinha, aumentará de 16 para 20 equipas.

29 de maio volta a estar marcado na história do clube das cores vermelhas e brancas, pois havia sido igualmente nesse dia que, em 1991, o Estrela Vermelha ergueu a antiga Taça dos Campeões Europeus, uma coincidência histórica que faz os fervorosos adeptos do emblema de Belgrado experimetar a euforia destan glória, esquecendo um pouco os tempos de dúvidas e incertezas em que vivemos.

Quanto a Dejan Stankovic e traçado o retrato do seu primeiro troféu enquanto ‘míster’, há a reconhecer uma clara influência italiana na forma de jogar da sua equipa. Não é para menos. Passou lá 15 anos da carreira de jogador e as três experiências após o fim dessa caminhada dentro das quatro linhas recheada de sucessos foram todas em Itália.

Conforme afirmou o próprio à chegada a esta nova etapa, podemos esperar de Stankovic um pouco das características dos treinadores com quem trabalhou, desde José Mourinho a Sven-Göran Eriksson, de Mancini a Mihajlovic… Não lhe faltam bons mestres.

É certo que naturalmente dirá que o treinador português o marcou de uma maneira mais especial e revelou até lhe ter mandado mensagem quando abraçou a nova aventura em dezembro. O ‘Special One’, por sua vez, já deve ter mandado mensagem, entretanto, para congratular Dejan pelo êxito alcançado.

A manter esta organização coletiva que privilegia, reforçada por toda a plural bagagem que dispõe e pelas atitude e personalidade vincadas, com uma ‘gracinha’ nas competições europeias pelo seu ‘Estrela’, Stankovic pode voltar à ribalta nos próximos anos. Só que desta vez lendo e analisando o jogo ao longo da linha lateral.

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges faz antevisão das meias-finais da Taça de Portugal: «FC Porto à sua imagem e Sporting à sua imagem»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Nuno Espírito Santo e a luta contra a despromoção na Premier League: «Todos os dias são importantes e vai ser uma luta até ao...

Nuno Espírito Santo, após o empate do West Ham frente ao Crystal Palace, abordou a importância do ponto e falou sobre o empenho dos seus jogadores nesta reta final de época.

Rob Edwards e a despromoção do Wolverhampton: «Estou tão zangado e desapontado quanto os adeptos»

O Wolverhampton teve a descida ao Championship confirmada, após o empate entre West Ham e Crystal Palace. Rob Edwards mostrou-se desapontado, mas acredita que é possível dar a volta à situação.

Corrida ao título da Liga do Catar reabre após decisão disciplinar e Al Sadd e Al Shamal vão disputar autêntica final

O Al Shamal beneficiou de uma decisão disciplinar que lhe garantiu três pontos, reabrindo a disputa pelo título da Qatar Stars League.

PUB

Mais Artigos Populares

NBA anuncia finalistas dos prémios da temporada com Victor Wembanyama em destaque

A NBA anunciou os finalistas dos prémios da fase regular da temporada, com Victor Wembanyama entre os principais nomes.

Javi Navarro, herói da Youth League do Real Madrid, convocado por Álvaro Arbeloa para jogo contra o Alavés

Javi Navarro, destaque da Youth League pelo Real Madrid, foi convocado para a equipa principal que defrontará o Alavés.

Venezia confirma abordagem do Sporting por Issa Doumbia: «Houve manifestação de interesse»

O Sporting manifestou o interesse por Issa Doumbia. Médio do Venezia é alvo dos leões para reforçar o meio-campo.