Revista Libertadores: Pressão por títulos atrapalha brasileiros

- Advertisement -

Na semana passada, a Libertadores da América 2019 iniciou a sua fase de grupos, onde sete clubes brasileiros – com grandes diferenças orçamentais – se estrearam com vitórias, derrotas e um empate.

Com exceção do São Paulo FC, que vergonhosamente foi eliminado na primeira fase pelo fraco Talleres, os brasileiros que sobreviveram na competição continental jogaram, mais uma vez, com o estigma de que “equipas brasileiras não sabem jogar na Libertadores”. A máxima foi verdadeira, pelo menos, nas últimas cinco edições, com apenas um título de uma equipa brasileira, conquistado pelo Grêmio em 2017.

Nos jogos dos emblemas brasileiros realizados na primeira jornada da fase de grupos da Libertadores tivemos de tudo, inclusive um empate apático do último campeão continental brasileiro e um “autocarro” vergonhoso da equipa com o maior orçamento da América do Sul.

Nas duas últimas décadas, a Libertadores da América tornou-se a competição mais desejada pelos clubes brasileiros, que procuram compensar pelos anos que passaram sem dar valor ao título. E por causa de toda essa pressão acabam por jogar de forma nervosa e inconsequente.

Disputa de bola entre Alex Castro (Tolima) e Rony (Atético MG) 
Fonte: Conmebol

Nesta primeira jornada, por exemplo, o único clube que jogou bem foi o Cruzeiro, que venceu o Huracán fora de casa por 1 a 0. Treinado pelo experiente e “copeiro” Mano Menezes, o Cruzeiro é uma das equipas mais sólidas no Brasil e, sem dúvidas, vai lutar pelo título continental.

Já o campeão da Taça Sul Americana de 2018, o Athletico Paranaense, jogou muito mal e perdeu seu jogo por 1 a 0 com o Tolima, fora de casa, o que mostra que o Athlético não está pronto para a competição e que provavelmente não vai muito longe.

Outra decepção, desta vez maior, foi a derrota do Atlético Mineiro, em casa, para o Cerro Porteño – que está na terceira posição no Campeonato Paraguaio. Com uma equipa tecnicamente superior, o “Galo mineiro” vacilou diante da equipa paraguaia e, se continuar a praticar o medíocre futebol mostrado até agora, não chegará à próxima fase da competição.

Os milionários Flamengo e Palmeiras, apesar das vitórias conquistadas em cima de San José e Junior Barranquilla, respectivamente, pelos placares de 1-0 e 2-0, tiveram desempenhos vexantes, atuando muito abaixo das expectativas para equipas que valem juntas cerca de R$ 800,8 milhões (cerca de 184 milhões de euros).

O Palmeiras, mesmo jogando fora de casa, ao fazer o primeiro golo, recuou como equipa pequena e passou o jogo quase todo sob pressão da equipa colombiana, que no final da partida acabou por ceder um contra-ataque que possibilitou o segundo golo do Palmeiras. Felipe Scolari já recebera muitas críticas por parte da torcida alviverde. Já o Flamengo sofreu para ganhar pelo placar mínimo contra o fraquíssimo – e quase horrível – San José.

Mais uma temporada começa e – mais uma vez – os clubes brasileiros entram em campo com a necessidade de provar que “sabem jogar na Libertadores”, pressionados pelos adeptos, pela própria imprensa, pelas direções e até mesmo pelos próprios orçamentos. Talvez isso mude quando perceberem que não há mística, espírito ou fatores externos; quando perceberem que para ganhar a Libertadores basta apenas jogar futebol.

Foto de capa: CONMEBOL

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.