Zigic: a queda de um bom gigante

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Longe vão os tempos em que formava o Dúo Sacapuntos com o endiabrado Pedro Munitis ao serviço do Racing Santander, onde Nikola Zigic viveu aqueles que, porventura, terão sido os melhores anos da sua carreira futebolística.

Aos 36 anos de idade, o gigante sérvio voltou a ser notícia em Espanha, depois de durante a passada semana ter começado a treinar com o CF Torre Levante, um clube do quarto escalão do futebol espanhol, que tem as suas instalações perto da zona em que Zigic vive com a sua família. O poderoso avançado sérvio mudou-se recentemente para a cidade de Valência e depois de ter estado uma temporada sem jogar, decidiu voltar aos relvados. As notícias que chegam de Espanha apontam para que Zigic assine contrato com o conjunto valenciano na próxima semana, algo que se vier a acontecer, faz com que o CF Torre Levante se torne na terceira equipa, depois de Racing Santander e Valencia CF, que o antigo internacional sérvio representa em Espanha.

Zigic e Pedro Munitis ("Dúo Sacapuntos") no Racing Santander Fonte: Losotros18
Zigic e Pedro Munitis (“Dúo Sacapuntos”) no Racing Santander
Fonte: Losotros18

A carreira de Zigic foi desde muito cedo bastante acidentada. Embora os seus pais fossem ambos desportistas, a Zigic nunca lhe foram dadas liberdades excessivas para que abdicasse dos estudos em favor do futebol. Os seus 2,02 metros de altura colocavam Zigic na orbita do basquetebol, modalidade que a sua mãe praticou durante vários anos. No entanto, a paixão de Nikola era o futebol e apesar de ter começado a sua carreira como defesa central, cedo se percebeu a sua vocação para marcar golos e não tardou muito até avançar no terreno para fixar-se na posição de ponta-de-lança. Após ter apontado mais de uma centena de golos nos escalões inferiores do futebol sérvio em pouco mais de quatro anos, a sua carreira apenas atingiu outros patamares quando pela mão de Slavoljub Muslin (actual selecionador da Sérvia) chegou ao Estrela Vermelha de Belgrado (FK Crvena zvezda) em 2002. A veia goleadora de Zigic continuou ao serviço dos antigos campeões da Europa, onde, em pouco mais de três temporadas, apontou mais de 70 golos. Os números de Zigic faziam antever-lhe um futuro brilhante, mas apesar do interesse de outros emblemas, o poderoso avançado sérvio assinou contrato com o Racing Santander em Agosto de 2006 por valores ainda hoje desconhecidos, mas que terão rondado os sete milhões de euros.

Foi no emblemático Sardinero que Zigic viveu momentos de sonho na sua carreira. A parelha ofensiva com Pedro Munitis, os 5-1 ao Atlético Madrid e os 24 golos que apontou ao serviço do emblema da Cantábria, fizeram com que Zigic se tornasse num dos ídolos dos adeptos Racinguistas, que ainda hoje, sete anos depois da sua última passagem pelo clube, não o esqueceram.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: proposta de 30 milhões de euros por Eduardo Quaresma a chegar

Um emblema italiano está disposto a apresentar uma proposta de 30 milhões de euros ao Sporting para garantir Eduardo Quaresma.

João Palhinha garante que quer regressar a Portugal e é questionado sobre o Benfica: «Vamos ver»

João Palhinha esteve no Aeroporto Humberto Delgado onde confirmou que deseja regressar a Portugal enquanto futebolista.

Negócio fechado: eis o novo desafio de Jurgen Klopp na carreira

Jurgen Klopp prepara-se para ser o novo selecionador da Alemanha. Já existe um acordo entre todas as partes envolvidas.

FC Porto garante avançado por 1,6 milhões de euros

Mame Niang vai deixar de ser jogador do HamKam e prepara-se para se juntar ao FC Porto, assinando um contrato de cinco temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Quando foi a última vez em que a França sofreu 4 golos na primeira parte? Já aconteceu

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Última vez que a França sofreu quatro golos ao intervalo foi em 1968.

Jude Bellingham entra para a história da Inglaterra em termos de golos: eis o registo

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Jude Bellingham fez o seu 7.º golo e entrou na história.

Michael Olise ultrapassa registo de Pelé neste Mundial 2026

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Michael Olise superou recorde de Pelé em assistências.