- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Apesar de estarmos a falar de um país que teve grandes equipas nos anos 70 e 80, com resultados notáveis em Mundiais e Jogos Olímpicos, esta é apenas a terceira participação da Polónia num Europeu, curiosamente de forma consecutiva. Depois de em 2008 e 2012 os resultados terem ficado aquém das expectativas, sobretudo na prova que organizaram, os polacos têm como objectivo mínimo uma chegada à fase a eliminar. A equipa parece ter mais qualidade do que nos Europeus anteriores e a vitória sobre a Alemanha na fase de qualificação prova que, num dia de inspiração, a Polónia tem capacidade para bater o pé a selecções teoricamente mais fortes. Adam Nawalka guiou o conjunto de Lewandowski e companhia a uma qualificação tranquila, onde se destaca precisamente o triunfo sobre os germânicos. Para se perceber a importância do feito, basta dizer que, em 81 anos, os polacos nunca tinham derrotado a Mannschaft. Mas nem só desse resultado se fez o percurso das Águias Brancas. Apesar de terem ficado atrás da Alemanha, tiveram de superar Irlanda e Escócia para marcar presença na competição francesa e terminaram com o melhor registo ofensivo entre todas as selecções, com 33 golos marcados. Mesmo tendo Gibraltar no grupo, estes números não surgem por acaso e resultam de um estilo de jogo positivo e que valoriza as qualidades dos jogadores do ataque. É deles que a Polónia depende em grande parte para conseguir a melhor prestação de sempre num Europeu.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: ajudou a formar pérolas nas águias e vai sair para o Torreense

Pedro Faria prepara-se para deixar de fazer parte dos quadros do Benfica. O treinador vai assumir os Sub-23 do Torreense.

Reis do soccer: EUA vencem Austrália e garantem apuramento para os 16 avos de final do Mundial 2026

Os EUA somaram a segunda vitória neste Mundial 2026 e estão nos 16 avos de final. Triunfo sobre a Austrália no Grupo D.

Sporting volta a estar atento ao mercado: posição de médio defensivo de novo no foco

O Sporting quer contratar um médio defensivo, mas as negociações por João Palhinha e Sergi Altimira estão num impasse.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem em período de ‘crise’

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas suas redes sociais, tirando uma fotografia com colegas no treino de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Dias regressa a Portugal para representar o Sporting

A internacional portuguesa Ana Dias, de 28 anos, regressou ao futebol nacional para reforçar a equipa feminina do Sporting.

Ainda te lembras de Chaguinha? Protagonizou movimento surpresa no futsal

Chaguinha foi apontado a vários destinos nas últimas semanas, mas vai manter-se ao serviço do Inter JP Financial.

Nuno Santos é para ficar: jogador vai ter um novo papel no Sporting

Nuno Santos vai ficar no Sporting na próxima temporada, ainda que na última época tenha estado de fora por vários meses.