É hora de aumentar distâncias | Eslováquia x Portugal

    Apuramento Euro 2024, 5.ª jornada: sexta-feira, 19h45, 8 de setembro de 2023

    A ANTEVISÃO: SÓ UMA VITÓRIA DE PORTUGAL FARÁ “ESQUECER” A POLÉMICA CONVOCATÓRIA

    Dois meses e meio depois, a Seleção Nacional está de volta à ação. A equipa das quinas defronta, esta sexta-feira, a Eslováquia, em Bratislava, num jogo a contar para a quinta jornada (Grupo J) da fase de apuramento para o próximo Campeonato da Europa, a realizar em 2024. O início do jogo está marcado para as 19h45.

    À boa maneira portuguesa, o tema do momento no seio da Seleção Nacional prende-se com a mais recente e polémica convocatória de Roberto Martínez, especialmente por causa das chamadas de João Félix e João Cancelo. Criticado por estar a criar um grupo demasiado fechado quando ainda só tem quatro jogos no comando da equipa, o selecionador nacional justificou a convocatória referindo que «é importante trabalhar com consistência».

    No caso particular de Félix e Cancelo, Roberto Martínez alertou para a necessidade de os jogadores receberem apoio num momento algo conturbado.

    As opiniões estenderam-se um pouco por todo o círculo mediático em Portugal, chegando até Artur Jorge e Rúben Amorim. O técnico do SC Braga defendeu que Bruma, fruto de um início de época fantástico, «podia fazer parte desta Seleção». Já o treinador do Sporting CP afirmou que a «Seleção não deve ser para ajudar jogadores que estão em momentos maus».

    Polémicas à parte, Portugal está muito bem encaminhado no seu grupo de apuramento para o próximo Europeu de futebol. Com 12 pontos, fruto de quatro vitórias em quatro partidas, a equipa das quinas terá pela frente um adversário que, à sua semelhança, ainda não conheceu o sabor da derrota.

    Orientada pelo italiano Francesco Calzona, a Eslováquia bateu a Bósnia-Herzegovina (2-0), a Islândia (1-2) e o Liechtenstein (0-1), consentindo apenas um empate (0-0), em casa, perante o Luxemburgo. No total, são 10 pontos que colocam os “Falcões” no segundo lugar do grupo.

    Portugal é superior tanto coletiva como individualmente e, por isso, parte como favorito para este jogo. No entanto, esta é, à partida, a deslocação mais complicada da Seleção Nacional. Uma vitória lusa alarga a vantagem para cinco pontos relativamente ao segundo classificado e coloca Portugal com pé e meio na fase final do Euro 2024.

    O árbitro nomeado é o sueco Glenn Nyberg.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Ao todo, Portugal e Eslováquia defrontaram-se por quatro vezes, com a Seleção Nacional a somar três vitórias e apenas um empate.
    2. Nesses quatro jogos, Portugal marcou sete golos e sofreu apenas um.
    3. O primeiro jogo entre estas duas seleções remonta a 1998. Portugal venceu em Bratislava, por 3-0, durante a qualificação para o Euro 2000.
    4. O primeiro português a marcar à seleção eslovaca foi João Vieira Pinto, precisamente em 1998. O treinador era Humberto Coelho.
    5. João Vieira Pinto, com dois golos, é o melhor marcador nos confrontos entre as duas seleções.
    6. Portugal conta nove participações em fases finais de Campeonatos da Europa. A Eslováquia, desde que se tornou seleção independente em 1993, soma apenas duas presenças.
    7. Este será o primeiro confronto entre os treinadores Roberto Martínez e Francesco Calzona.
    8. Da atual Seleção Portuguesa, apenas Cristiano Ronaldo sabe o que é defrontar a Eslováquia. Inclusive, o capitão português marcou um golo no último confronto (2005) entre ambas as seleções.
    9. Róbert Bozeník, figura de destaque do Boavista FC neste início de época na Primeira Liga, está entre os convocados para o jogo. O avançado soma cinco golos em 31 jogos pela principal seleção eslovaca.
    10. Marek Hamsik, recordista de internacionalizações (138) e golos (26) pela Eslováquia, terminou a carreira em junho deste ano e não é opção para o duelo com Portugal.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Stanislav LobotkaCom 47 internacionalizações, Lobotka é peça fundamental na seleção eslovaca, ainda para mais com a ausência do eterno capitão Marek Hamsik. Dotado de uma elevada interpretação do jogo, o médio do SSC Nápoles é o principal responsável por orientar o processo ofensivo da formação orientada por Francesco Calzona. Numa equipa com claros problemas na circulação de bola, é Stanislav Lobotka quem marca a diferença através da inteligência, do passe e da condução. Anular as suas ações permitirá à Seleção Nacional ter um jogo mais tranquilo.

    Rafael Leão contra Mbabu num Portugal x Suíça
    Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

    Rafael Leão – Começou a época a todo o gás e deverá beneficiar da pouca rotação de João Félix para assumir a titularidade no corredor esquerdo do ataque português. Extremo desconcertante e cada vez mais goleador, Rafael Leão já é um dos maiores nomes do futebol europeu. Não se percebe como não está na lista de candidatos à Bola de Ouro.

    XI´s PROVÁVEIS

    Eslováquia: Martin Dúbravka; Peter Pekarík, Milan Skriniar, Denis Vavro e Dávid Hancko; Patrik Hrosovský, Stanislav Lobotka e Juraj Kucka; Tomás Suslov, Róbert Polievka e Róbert Mak

    Treinador: Francesco Calzona

    «A nossa equipa está muito confiante e um resultado positivo é o nosso objetivo. Clinicamente todos jogadores estão prontos para defrontar Portugal. Com o ambiente no estádio, e está previsto que irá estar esgotado, espero que os adeptos nos ajudem a conseguir o melhor resultado possível».

    Portugal: Diogo Costa; António Silva, Rúben Dias e Gonçalo Inácio; Diogo Dalot, João Palhinha, Bruno Fernandes e João Cancelo; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão

    Treinador: Roberto Martínez

    «A Eslováquia é uma equipa muito bem trabalhada. O mister Francesco Calzona está a trabalhar uma estrutura e ideia de jogo muito clara. Só encaixaram um golo e não é fácil criar ocasiões contra eles. Muita intensidade sem bola. Estão a crescer e têm todas as condições para estar no Europeu».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Eslováquia 0-3 Portugal
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Destino de Cédric Soares no Arsenal está confirmado

    Cédric Soares vai deixar o Arsenal no final da...

    Botafogo de Artur Jorge ganha e segue em frente na Taça Libertadores

    O Botafogo de Artur Jorge conseguiu vencer o Universitario...

    FIFA confirma Mundial de Futebol no Brasil

    O Brasil vai acolher o próximo Campeonato do Mundo...