Obrigatório confirmar o apuramento em casa | Portugal x Eslováquia

- Advertisement -
Apuramento para o EURO 2024, 7.ª jornada: sexta-feira, 19h45, 13 de outubro de 2023

A ANTEVISÃO: PORTUGAL EM BUSCA DA CONFIRMAÇÃO DO APURAMENTO PARA O EURO

Portugal, orientado desde o início deste ano por Roberto Martinez, está a um pequeno passo de carimbar a 13.ª presença consecutiva em fases finais dos principais torneios – sete europeus e seis mundiais.

Um triunfo na próxima sexta-feira coloca os Heróis do Mar na Alemanha, local onde irá ocorrer o Euro 2024. Se por breves momentos retirarmos a máquina de calcular para fora, um empate pode ser suficiente para o antecipado apuramento do conjunto lusitano. Para tal, o Luxemburgo terá de levar a melhor diante da Islândia, no Laugardalsvössur. Contudo, para além de uma qualificação que parece estar praticamente no bolso, há uma marca digna de registo.

Tendo em conta o tremendo saldo de golos (+24), o elemento estatístico de maior relevo tem sido a consistência defensiva. Portugal continua com a baliza intacta, perseguindo a intransponibilidade até ao término da qualificação, um fenómeno nunca antes conseguido.

A Eslováquia já fez o gosto ao pé por oito ocasiões, ocupando atualmente o segundo posto do grupo J. A única derrota dos comandados de Francesco Calzona foi consentida frente aos portugueses, em Bratislava, numa partida pautada pelo equilíbrio, mas um tento de Bruno Fernandes foi o suficiente para desfazer o nulo.

No que diz respeito aos alinhamentos táticos, ambos os técnicos podem promover alterações face ao último confronto direto. João Félix poderá entrar nas primeiras escolhas de Roberto Martinez, em detrimento de Vitinha, fruto do vigoroso arranque no FC Barcelona. Com esta mexida, Bernardo Silva acabaria por baixar para o meio-campo, posição onde também se sente bastante confortável.

Já do outro lado do espetro, Lobotka comanda a primeira fase de construção da equipa forasteira, através da sua técnica apurada e capacidade de passe, tanto curto como longo. Róbert Bozeník, nome familiar aos adeptos do futebol nacional, poderá ser o ponta-de-lança do conjunto adversário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal pode confirmar o apuramento para o Euro 2024 se vencer o jogo. Se empatar, ficará à espera de que o Luxemburgo triunfe diante da Islândia para confirmar tal feito.
  2. A seleção portuguesa venceu todos os seis jogos nesta fase de apuramento para o Euro 2024.
  3. Portugal vem de uma expressiva vitória frente ao Luxemburgo, por 9-0.
  4. Portugal já marcou 24 golos nesta fase de apuramento, não tendo sofrido nenhum.
  5. A Eslováquia vem de um triunfo claro frente ao Liechtenstein, por 3-0.
  6. A turma eslovaca já testou todos os resultados possíveis nesta fase: quatro vitórias, um empate e uma derrota.
  7. A Eslováquia já marcou oito golos e sofreu apenas dois nesta fase de apuramento.
  8. O histórico do confronto mostra que a seleção de Portugal e a equipa de Francesco Calzona já se encontraram por cinco vezes, com os portugueses em vantagem: quatro vitórias, contrastando com os zero triunfos da seleção eslovaca.
  9. Em jogos de apuramento para o Euro, as duas seleções enfrentaram-se por três vezes, tendo Portugal vencido as três.
  10. Na última vez que os clubes se encontraram, Portugal saiu com a vitória por 1-0. Assim, a jogar em casa, a equipa de Roberto Martínez conta com um certo favoritismo para vencer esta partida.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bruno Fernandes Portugal apuramento Euro
Fonte: FPF

Bruno Fernandes – O médio português tem sido destaque no apuramento, somando quatro golos e cinco assistências. O atleta do Manchester United FC encontra-se num excelente momento de forma, conciliando a sua visão de jogo com o seu instinto goleador.

Róbert Bozeník
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Róbert Bozeník – O ponta-de-lança eslovaco, que atualmente atua no Boavista FC, está de pé quente – – já apontou cinco golos e fez duas assistências em nove jogos esta época -, valorizou 500% de acordo com o Transfermarkt (o seu valor de mercado subiu de 1M€ para 5M€) e, por isso, será certamente uma das setas apontadas à baliza de Diogo Costa.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal:Diogo Costa; Diogo Dalot; António Silva; Rúben Dias; João Cancelo; João Palhinha; Bruno Fernandes; Bernardo Silva; João Félix; Rafael Leão; Cristiano Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez

«Estamos focados e queremos estar no nosso melhor amanhã para tentarmos ganhar o jogo. Não há jogos fáceis e isso é muito claro. Ganhámos seis jogos porque os jogadores tiveram uma atitude e um compromisso excecionais. Isso dá uma estrutura para que depois possam mostrar o seu talento, sabemos que individualmente temos jogadores num patamar diferente das outras seleções [que estão no grupo]. Isso não significa que os jogos sejam fáceis. Estamos focados em crescer».

Eslováquia: Martin Dúbravka; Peter Pekarik; Milan Skriniar; Denis Vavro; David Hancko; Stanislav Lobotka; Ondrej Duda; Juraj Kucka; Ivan Schranz; Lukas Haraslin; Róbert Bozeník

Treinador: Francesco Calzona

«Não será fácil contra Portugal. Penso que temos de defender muito bem, como fizemos em Bratislava, com muita intensidade, a bloquear os remates de Portugal e a criar as nossas oportunidades. A equipa está a trabalhar para melhorar em vários aspetos e todos os jogadores sabem o que têm de fazer».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-0 Eslováquia

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

5 golos em 20 minutos dão goleada à Suíça à boleia de Johan Manzambi e atiram Bósnia e Herzegovina para o último lugar do...

A Suíça venceu a Bósnia e Herzegovina no Mundial 2026. Vitória helvética chegou depois da entrada de Johan Manzambi em campo.

Marítimo: craque dos insulares pode rumar a Espanha para suceder a outro destaque

Martín Tejón pode deixar o Marítimo no mercado de transferências de verão. O extremo é cobiçado pelo Castellón.

Sporting: leões avançam por jovem promessa e recorde vai ser batido

O Sporting vai avançar para a contratação de Catarino Pascoal, jogador que pertence ao Atlético, emblema da Liga 3.

Olho na formação: Francesco Farioli pondera incluir ponta de lança de 16 anos na pré-temporada do FC Porto

Francesco Farioli está a ponderar incluir Tcherno Jamanca na próxima pré-temporada do FC Porto. O jogador tem 16 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Empresário detalha negociação tensa de Pedro Porro na saída do Sporting: «Quase desmaiou nos braços do pai»

O empresário de Pedro Porro revelou que o processo de transferência do lateral do Sporting para o Tottenham foi extremamente tenso.

Real Madrid fecha pirâmide de treinadores com José Mourinho no topo

O Real Madrid fechou a contratação de Marc Carrasco para a equipa C, selando os chefes de equipas técnicas para 2025/26.

Quase fechado: eis o sucessor de Roberto Martínez na seleção de Portugal

Jorge Jesus vai ser o sucessor de Roberto Martínez na seleção de Portugal. A confirmação deve chegar após o Mundial 2026.