Obrigatório confirmar o apuramento em casa | Portugal x Eslováquia

Apuramento para o EURO 2024, 7.ª jornada: sexta-feira, 19h45, 13 de outubro de 2023

A ANTEVISÃO: PORTUGAL EM BUSCA DA CONFIRMAÇÃO DO APURAMENTO PARA O EURO

Portugal, orientado desde o início deste ano por Roberto Martinez, está a um pequeno passo de carimbar a 13.ª presença consecutiva em fases finais dos principais torneios – sete europeus e seis mundiais.

Um triunfo na próxima sexta-feira coloca os Heróis do Mar na Alemanha, local onde irá ocorrer o Euro 2024. Se por breves momentos retirarmos a máquina de calcular para fora, um empate pode ser suficiente para o antecipado apuramento do conjunto lusitano. Para tal, o Luxemburgo terá de levar a melhor diante da Islândia, no Laugardalsvössur. Contudo, para além de uma qualificação que parece estar praticamente no bolso, há uma marca digna de registo.

Tendo em conta o tremendo saldo de golos (+24), o elemento estatístico de maior relevo tem sido a consistência defensiva. Portugal continua com a baliza intacta, perseguindo a intransponibilidade até ao término da qualificação, um fenómeno nunca antes conseguido.

A Eslováquia já fez o gosto ao pé por oito ocasiões, ocupando atualmente o segundo posto do grupo J. A única derrota dos comandados de Francesco Calzona foi consentida frente aos portugueses, em Bratislava, numa partida pautada pelo equilíbrio, mas um tento de Bruno Fernandes foi o suficiente para desfazer o nulo.

No que diz respeito aos alinhamentos táticos, ambos os técnicos podem promover alterações face ao último confronto direto. João Félix poderá entrar nas primeiras escolhas de Roberto Martinez, em detrimento de Vitinha, fruto do vigoroso arranque no FC Barcelona. Com esta mexida, Bernardo Silva acabaria por baixar para o meio-campo, posição onde também se sente bastante confortável.

Já do outro lado do espetro, Lobotka comanda a primeira fase de construção da equipa forasteira, através da sua técnica apurada e capacidade de passe, tanto curto como longo. Róbert Bozeník, nome familiar aos adeptos do futebol nacional, poderá ser o ponta-de-lança do conjunto adversário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal pode confirmar o apuramento para o Euro 2024 se vencer o jogo. Se empatar, ficará à espera de que o Luxemburgo triunfe diante da Islândia para confirmar tal feito.
  2. A seleção portuguesa venceu todos os seis jogos nesta fase de apuramento para o Euro 2024.
  3. Portugal vem de uma expressiva vitória frente ao Luxemburgo, por 9-0.
  4. Portugal já marcou 24 golos nesta fase de apuramento, não tendo sofrido nenhum.
  5. A Eslováquia vem de um triunfo claro frente ao Liechtenstein, por 3-0.
  6. A turma eslovaca já testou todos os resultados possíveis nesta fase: quatro vitórias, um empate e uma derrota.
  7. A Eslováquia já marcou oito golos e sofreu apenas dois nesta fase de apuramento.
  8. O histórico do confronto mostra que a seleção de Portugal e a equipa de Francesco Calzona já se encontraram por cinco vezes, com os portugueses em vantagem: quatro vitórias, contrastando com os zero triunfos da seleção eslovaca.
  9. Em jogos de apuramento para o Euro, as duas seleções enfrentaram-se por três vezes, tendo Portugal vencido as três.
  10. Na última vez que os clubes se encontraram, Portugal saiu com a vitória por 1-0. Assim, a jogar em casa, a equipa de Roberto Martínez conta com um certo favoritismo para vencer esta partida.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bruno Fernandes Portugal apuramento Euro
Fonte: FPF

Bruno Fernandes – O médio português tem sido destaque no apuramento, somando quatro golos e cinco assistências. O atleta do Manchester United FC encontra-se num excelente momento de forma, conciliando a sua visão de jogo com o seu instinto goleador.

Róbert Bozeník
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Róbert Bozeník – O ponta-de-lança eslovaco, que atualmente atua no Boavista FC, está de pé quente – – já apontou cinco golos e fez duas assistências em nove jogos esta época -, valorizou 500% de acordo com o Transfermarkt (o seu valor de mercado subiu de 1M€ para 5M€) e, por isso, será certamente uma das setas apontadas à baliza de Diogo Costa.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal:Diogo Costa; Diogo Dalot; António Silva; Rúben Dias; João Cancelo; João Palhinha; Bruno Fernandes; Bernardo Silva; João Félix; Rafael Leão; Cristiano Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez

«Estamos focados e queremos estar no nosso melhor amanhã para tentarmos ganhar o jogo. Não há jogos fáceis e isso é muito claro. Ganhámos seis jogos porque os jogadores tiveram uma atitude e um compromisso excecionais. Isso dá uma estrutura para que depois possam mostrar o seu talento, sabemos que individualmente temos jogadores num patamar diferente das outras seleções [que estão no grupo]. Isso não significa que os jogos sejam fáceis. Estamos focados em crescer».

Eslováquia: Martin Dúbravka; Peter Pekarik; Milan Skriniar; Denis Vavro; David Hancko; Stanislav Lobotka; Ondrej Duda; Juraj Kucka; Ivan Schranz; Lukas Haraslin; Róbert Bozeník

Treinador: Francesco Calzona

«Não será fácil contra Portugal. Penso que temos de defender muito bem, como fizemos em Bratislava, com muita intensidade, a bloquear os remates de Portugal e a criar as nossas oportunidades. A equipa está a trabalhar para melhorar em vários aspetos e todos os jogadores sabem o que têm de fazer».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-0 Eslováquia

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #90 – Especial Entrevista com Marcão (Marcos Nangi)

O "Papo de Bola" desta semana conta com uma entrevista ao ex-avançado Marcos Nangi, mais conhecido como Marcão

Juventus anuncia Damien Comolli como novo diretor geral

A Juventus oficializou a contratação de Damien Comolli como o seu novo diretor geral. Era o presidente do Toulouse desde 2020.

Mitchell van der Gaag oficializado como novo treinador do Zurique

O Zurich anunciou a contratação de Mitchell van der Gaag como o seu novo treinador. O antigo treinador de Marítimo e Belenenses assinou até 2027.

AEK oficializa a saída de Bruno Alves

O AEK anunciou a saída de Bruno Alves do clube grego. O antigo internacional português era diretor desportivo do clube grego desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick eleito treinador do ano da La Liga

Hansi Flick foi eleito o melhor treinador da temporada 2025/26 da La Liga. O técnico levou a equipa do Barcelona ao título.

Youtuber Miguel Paraíso elogia temporada do Benfica e pede continuidade de Bruno Lage: «É a pessoa certa»

Miguel Paraíso falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Benfica elogiou Bruno Lage e falou da época das águias.

Marco Costa enaltece título do Sporting e elogia Frederico Varandas: «É o mais medalhado de todos»

Marco Costa falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Sporting falou da época dos leões e elogiou Frederico Varandas.