À procura de um final feliz | Portugal x Islândia

- Advertisement -
Qualificação para o Euro 2024, 10.ª jornada: domingo, 19:45, 19 de novembro de 2023

A ANTEVISÃO: CALCULADORA, PARA QUE TE QUERO? PORTUGAL A UMA ISLÂNDIA DE FAZER HISTÓRIA

Portugal, já apurado, está muito perto de tornar-se a primeira seleção da história a garantira passagem para a fase final de um Campeonato da Europa apenas com vitórias, marco que poderá acontecer no próximo domingo, diante da Islândia, em pleno Estádio José Alvalade. A equipa das quinas pode ainda igual o seu máximo de golos marcados numa fase de qualificação, caso consiga um tento, com dois já pode definir um novo recorde. Os pupilos de Roberto Martínez seguem com 34 finalizações com sucesso.

No caso da Islândia, a situação é menos favorável. Depois da derrota diante da Eslováquia, na passada quinta-feira, dia 16 de novembro, por 4-2, ficaram sem qualquer hipótese de garantir uma passagem, visitando Portugal apenas para cumprir calendário. Os nórdicos deslocam-se ao pior local possível do grupo para jogar sem qualquer motivação.

As equipas que vão a jogo prometem ser compostas por muitos dos substitutos, tendo em conta que as contas do grupo estão praticamente fechadas. Os dois selecionadores deveram aproveitar para dar alguns minutos aos atletas que menos jogaram durante a qualificação. No caso de Age Hareide, deverá promover a utilização de vários jovens diante Portugal.

Podemos ainda esperar Cristiano Ronaldo no onze titular de Roberto Martínez, tendo em conta a corrida do capitão português pelo prémio de melhor marcador, frente ao belga Romelu Lukaku. Ambos os avançados possuem 10 golos, apesar do belga ter realizado somente sete partidas. Como já é caso normal, Cristiano quer mais um registo individual.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este é o quinto embate da história entre Portugal e Islândia
  2. Em quatro jogos, Portugal venceu três e empatou outro.
  3. O empate entre as duas seleções surgiu na fase de grupos no bem lembrado EURO 2016.
  4. Nani é o melhor marcador em partidas entre as duas equipas, com tês golos. Cristiano Ronaldo tem dois.
  5. O jogador presente em mais partidas entre as duas equipas é Cristiano Ronaldo, com quatro presenças, estando em todos os jogos.
  6. O primeiro duelo entre as duas seleções europeias antecede até outubro de 2010.
  7. O resultado mais díspar entre as duas foi uma vitória portuguesa de 5-3, em outubro de 2011.
  8. Portugal tem 10 golos marcados diante da Islândia, comparativamente aos cinco sofridos.
  9. Portugal segue com nove vitórias em nove jogos, nesta fase de qualificação.
  10. A Islândia possui três vitórias, um empate e cinco derrotas, em nove duelos, nesta fase de qualificação.

JOGADORES A TER EM CONTA

Cristiano Ronaldo contra a Eslováquia
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Cristiano Ronaldo – Onde quer que vá, é sempre o jogador a ter em conta, mas no último jogo da fase de qualificação, espera-se um Cristiano Ronaldo em destaque. O camisola 7 pode dar um passo para garantir o prémio de melhor marcador fase qualificativa e a jogar no Estádio José Alvalade, com certeza quererá assinar o seu nome na folha de marcadores, para êxtase do público.

Hákon Arnar Haraldsson O jovem extremo de Paulo Fonseca, no Lille LOSC, carregas as grandes esperanças do futuro da seleção nórdica. Depois de não ter sido escolha na derrota dianta da Eslováquia, por 4-2, espera-se que o atleta volta ao onze de Age Hareide. O criativo soma três golos e duas assistências, na fase de qualificação.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal – Diogo Costa, João Mário, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Toti Gomes; João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha; Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos e João Félix.

Treinador: Roberto Martínez.

«Todos querem jogar, ter máximos de minutos possíveis. Feliz por ter tido e espero jogar amanhã. No global foi muito boa. Tivemos alguns jogos em que não fomos o que queríamos ser. Mas são coisas a melhorar, para quando chegar o Europeu possamos aprender com o que fizemos de errado. Todos fizeram boa qualificação. Não gosto de individualizar. O mais importante será vencer amanhã».

Islândia – Elías Ólafsson, Alfons Sampsted, Victor Pálsson, Sverrir Ingason, Kolbeinn Finnsson; Kristian Hlynsson, Arnor Traustason, Willum Willumsson, Kristian Hlynsson, Hákon Haraldsson; Orri Óskarsson.

Treinador: Age Hareide.

«Jogar contra Portugal, em Portugal, é sempre uma tarefa difícil. É uma das melhores equipas na Europa. Temos de defender bem e ter eficácia no ataque. Pensamos que é possível fazermos algo. É importante para a equipa ganhar confiança e esta é a partida perfeita para isso, contra uma das melhores equipas na Europa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-0 Islândia

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado do Celja elogia Vítor Campelos: «Uniu a equipa e resgatou o nosso espírito»

O avançado Andrej Kotnik, do Celje, destacou o impacto do treinador português Vítor Campelos no sucesso recente da equipa, que se consagrou campeã da Eslovénia.

Georgios Vagiannidis atinge objetivo e Sporting paga mais um milhão de euros

O Sporting vai pagar mais um milhão de euros ao PAOK, após Georgios Vagiannidis alinhar no 20.º jogo com o mínimo de 45 minutos em campo.

Mykhailo Mudryk suspenso por quatro anos devido ao teste antidoping positivo de 2024

O extremo do Chelsea Mykhalo Mudryk foi castigado pela federação inglesa após teste positivo ao doping, ficando afastado dos relvados.

Frederico Varandas revela convites da Premier League pelo departamento clínico e de performance e garante: «O Sporting está abaixo da média de lesões por...

Frederico Varandas falou à margem da cerimónia da renovação de Rui Borges com o Sporting. Técnico segue nos leões até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas fala das lesões e da profundidade do plantel: «Temos plantel para ganhar a Liga, a Taça e chegar às meias-finais da Champions?...

Frederico Varandas falou à margem da cerimónia da renovação de Rui Borges com o Sporting. Técnico segue nos leões até 2028.

Frederico Varandas sem dúvidas: «Se o Sporting não tivesse passado o Bodo/Glimt, teríamos o tricampeonato na mão»

Frederico Varandas falou à margem da cerimónia da renovação de Rui Borges com o Sporting. Técnico segue nos leões até 2028.

Manchester United lidera corrida por Morten Hjulmand para o mercado de verão

Numa altura em que o Manchester City vira as atenções para Elliot Anderson, Morten Hjulmand tornou-se uma prioridade para o Manchester United.