Coreia do Sul x Portugal | Garantir a liderança do grupo

    Campeonato do Mundo, 3.ª jornada do Grupo H: sexta-feira, 15h, 2 de dezembro de 2022

    A ANTEVISÃO: GERIR E GANHAR O GRUPO

    A Seleção Nacional despede-se da fase de grupos com o objetivo principal já alcançado. As vitórias nos dois primeiros jogos permitiram a Portugal garantir matematicamente o apuramento para os oitavos de final. No entanto, ainda falta garantir o primeiro lugar, que fica carimbado com um empate.

    Portugal defronta a Coreia do Sul treinada por Paulo Bento, antecessor de Fernando Santos no cargo de selecionador nacional. Ao contrário de Portugal, a seleção asiática conta só com um ponto e precisa de vencer para acalentar a esperança de chegar à fase a eliminar.

    APOSTA AGORA ATÉ 50€ ATRAVÉS DESTE LINK NO JOGO COREIA DO SUL X PORTUGAL SEM RISCO!

    O segundo jogo mostrou melhorias defensivas e Diogo Costa mostrou que o lapso de concentração no final do jogo com o Gana estava ultrapassado. No centro da defesa, Ruben Dias e Pepe mostraram que, neste momento, são a dupla que demostra maior coesão. A gestão do jogo em posse de bola, enquanto 0-0, mostrou mais uma vez a qualidade dos jogadores portugueses. No meio campo, Bruno Fernandes foi o dínamo no movimento ofensivo de Portugal com os laterais a apoiarem pelos flancos. Como pontos negativos, a lesão de Nuno Mendes que retira a melhor opção na lateral esquerda para o resto da competição e limita a capacidade da Seleção Nacional em conseguir reorganizar-se no momento da perda de bola e o recuo no terreno de jogo depois do primeiro golo marcado.

    Neste momento, impõe-se a dúvida entre a opção da gestão dos jogadores mais utilizados ou a aposta no onze mais forte. Com uma distância de quatro dias para o último jogo com o Uruguai e, à partida se garantir o primeiro lugar no grupo, com o jogo dos oitavos quatros dias depois, Fernando Santos já admitiu que deve existir alguma gestão até pela fadiga de alguns jogadores. Quem não vai a jogo, já se sabe, para além de Nuno Mendes, é Danilo e Otávio. Há também a questão dos amarelados que estão em risco de falhar a partida seguinte: Ruben Dias, Ruben Neves João Félix e Bruno Fernandes. Parece prudente, em especial, com a falta de soluções disponíveis na defesa, alguma ponderação neste aspeto.

    Já a Coreia do Sul não conta desde logo com o selecionador nacional no banco. Paulo Bento foi expulso na derrota frente ao Gana. Trata-se de uma seleção com alguns jogadores muito talentosos, como o central Kim Min-jae e os avançados Son e Hwang. De realçar ainda que desde México ´86, a República da Coreia não falhou qualquer edição da competição.

    Os asiáticos jogam em 4x2x3x1, adotando um formato de 4x4x2 em vários jogos em que não são os favoritos a vencer. Frente a Portugal, as transições rápidas devem ser o meio mais utilizado para criar lances de perigo. Hwang e Sang-Ho dão a mobilidade e rapidez necessárias para abrirem espaços para o executante mor Son finalizar. A seleção orientada por Paulo Bento sai a jogar desde a linha defensiva e joga bem com a bola nos pés. Contudo, os representantes mundiais da península da Coreia apresentam alguma demora no reposicionamento da equipa na perda de bola, situação que pode ser muito bem aproveitada por Portugal.

    Por outro lado, a Coreia de Sul só sofreu três golos durante os dez jogos da qualificação asiática para o Mundial. Este feito contrasta com os três golos sofridos no jogo do Gana. A péssima primeira parte pôs a nu as fragilidades da formação, nomeadamente nas bolas paradas defensivas e no posicionamento dos laterais no momento defensivo. Destaque positivo para a presença de um ponta de lança de raiz, no caso Cho Gue-sung, que contribui para melhorar a capacidade de finalização da equipa.

    Portugal deverá assumir o jogo frente à Coreia de Sul, mas tem de ter cuidado com as transições rápidas do adversário. A dupla de médios mais defensivos será, por certo, importante para conter as iniciativas da Coreia. A inclusão de Rafael Leão no onze poderia ser importante para aproveitar as brechas abertas na defesa coreana.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Caso Portugal garanta o primeiro lugar, terá mais um dia de intervalo para o jogo dos oitavos do que se terminar em segundo;
    2. Portugal e Coreia do Sul só se encontraram por uma vez oficialmente.
    3. No Mundial de 2002, a seleção asiática a jogar em casa derrotou Portugal na última ronda da fase de grupos por 1-0 e tirou a Seleção Nacional da competição.
    4. Desde o Mundial de 2006, Portugal não conseguia garantir matematicamente o apuramento para os oitavos de final à partida para a último jogo da fase de grupos;
    5. Só por duas vezes Portugal ganhou todos os jogos da fase de grupos de um Mundial: em Inglaterra 1966 e Alemanha 2006 ;
    6. Nas duas ocasiões, Portugal obteve as duas melhores participações na competição: terceiro lugar em 1966 e quarto em 2006;
    7. Cristiano Ronaldo é o único representante no elenco atual da Seleção Nacional que esteve no Mundial 2006;
    8. O Mundial de 2010 foi o último em que a Coreia de Sul não foi eliminada na fase de grupos;
    9. A seleção orientada por Paulo Bento precisa de vencer e esperar que o Gana não ganhe frente ao Uruguai e superiorizar-se nos critérios de desempate porque se ganhar, irá sempre terminar pontualmente empatada com uma das outras seleções;
    10. Se a Coreia do Sul conseguir o apuramento, a Confederação Asiática conseguirá o máximo de representantes de sempre nos oitavos de final (três: Austrália e Japão já garantiram o apuramento).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Son-Heung Min (Coreia do Sul) – O avançado do Tottenham é o elemento-chave da Coreia do Sul e os Coreanos contam com ele para desequilibrar. O avançado tem capacidade para se deslocar dos flancos até ao centro do ataque para dar linhas de passe. Se bem municiado nos corredores, pode fazer estragos.

     

    Rafael Leão Portugal x Turquia Espanha
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Rafael Leão (Portugal) – Perante a necessidade de gerir energias, prevê-se que Rafael Leão seja uma das opções para este jogo. A sua boa forma aliada à sua capacidade de dar verticalidade e dinamismo ao jogo da Seleção. O extremo não se esconde na hora de finalizar e tem capacidade para explorar o espaço deixado pelos coreanos nas suas perdas de bola.

    XI’S PROVÁVEIS

    Coreia do Sul: Kim Seung-gyu, Kim Min-jae, Kim Young-gwon, Kim Jin-su, Kim Moon-hwan, Jung Woo-young, Hwang In-beom, Jung Woo-yeong, Lee Jae-sung, Na Sang-ho, Son Heung-min

    Selecionador: Paulo Bento

    Temos de ir à procura de corresponder da melhor maneira e tentarmos, até ao último momento, fazer tudo o que as nossas possibilidades permitam para ganharmos o jogo contra uma grande seleção. Para além de ter o favoritismo natural, Portugal já está qualificado.”

     

    Portugal: Diogo Costa; Raphael Guerreiro, Rúben Dias, Pepe, João Cancelo; João Palhinha, William Carvalho, Bruno Fernandes; Rafael Leão, Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva.

    Selecionador: Fernando Santos

    “Naturalmente que queremos vencer e ficar no primeiro lugar do grupo. Sabemos a dificuldade que este jogo vai encerrar, o adversário fez dois bons jogos, os seus resultados não acompanharam as exibições.”

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: PORTUGAL 2-0 COREIA DO SUL

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.