📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Portugal acaba de ser eliminado do Mundial de sub-20 realizado na Polónia, um desfecho que estava longe das previsões iniciais, que apontavam a equipa das quinas como uma das favoritas a ganhar a competição. Hélio Sousa optou pela mesma espinha dorsal que venceu os europeus de sub-17 e sub-19, convocando ainda Diogo Dalot, Diogo Leite, Gedson Fernandes e Rafael Leão, que não estiveram presentes na conquista do ano passado.

Portugal estava inserido num grupo com Coreia do Sul, Argentina e África do Sul, um grupo complicado, mas que estava perfeitamente ao alcance de uma equipa que era vista como uma das mais fortes e talentosas do mundial. No final, a derrota contra a Argentina e o empate contra a África do Sul enviaram os jovens lusos mais cedo para casa.

Uma das coisas que mais se fez sentir na competição por parte da equipa das quinas foi a ausência de Domingos Quina. O médio do Watford ficou fora dos convocados devido a lesão e a sua ausência desmontou completamente a equipa. Sem ele, a equipa sempre mostrou grandes dificuldades em atacar de forma organizada, ficando visível o grande espaço entre o meio campo e o ataque.

Portugal era visto como uma das equipas mais fortes da competição
Fonte: Selecções de Portugal

Miguel Luís, para muitos o elo mais fraco da equipa na competição, não foi capaz de estabelecer a ponte entre o meio campo e o ataque, sendo que Hélio Sousa apostou em Nuno Santos para desempenhar esse papel no jogo contra a África do Sul, mas estranhamente, o médio do Benfica seria o primeiro a ser substituído nesse jogo.

As dificuldades em jogar de forma apoiada fazia com que a equipa estivesse muito dependente daquilo que o trio atacante composto por João Filipe, Francisco Trincão e Rafael Leão era capaz de fazer. Perante o cenário dos acontecimentos contra a Argentina e a África do Sul, Hélio Sousa substituía um médio pelo ponta-de-lança Martelo, colocando a equipa a jogar em 4-4-2 e a implementar um estilo de jogo assente em chuveirinho e cruzamentos para a área.

Ficou à vista que estes métodos básicos não eram os mais indicados para esta equipa. Para além das questões técnico-tácticas, o factor mental também falhou na competição, ficando visível a quebra de confiança em alguns jogadores, nomeadamente Jota.

Espero que esta experiência negativa na curta carreira dos jogadores os ajude a crescer e a tornarem-se mentalmente mais fortes. E que o desafio que o Hélio Sousa irá abraçar no Bahrein o faça aprender e implementar coisas novas no seu jogo.

 

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa dá palpite de quem ganhará Futebolista do Ano do FC Porto: «Já lhe perguntei se estava preparado para o discurso»

Diogo Costa acredita que Rodrigo Mora ganhará o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Declarações durante a Gala Dragões de Ouro.

Eustáquio e a Gala Dragões de Ouros: «É importante para os mais novos perceberem a grandeza do FC Porto e que não é só...

Stephen Eustáquio, médio do FC Porto, sublinha a importância da Gala dos Dragões de Ouro nas gerações mais jovens.

André Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro: «Hoje celebramos muito da nossa história»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já falou na Gala Dragões de Ouro. Eis o que disse o líder dos azuis e brancos.

Vizela empata com Feirense na Segunda Liga: eis os resultados do dia

O Vizela recebeu e empatou 1-1 com o Feirense na jornada 12 da Segunda Liga. Leandro Antunes e Ítalo fizeram os golos do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Seguro: Casa Pia confia totalmente em Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão está seguro no Casa Pia. Direção dos Gansos têm total confiança no treinador que substituiu João Pereira.

Ruben Amorim recebe boas notícias no Manchester United

Matheus Cunha já está de regresso aos treinos do Manchester United. Avançado brasileiro publicou uma fotografia nas redes sociais.

Dois jogos idênticos? Fenerbahçe e João Pereira salvam-se da derrota já nos descontos

O Fenerbahçe recebeu e empatou 1-1 com o Galatasaray na Liga da Turquia. Aconteceu algo semelhante a João Pereira no Alanyaspor.