Pouco importa, pouco importa… | Eslovénia x Portugal

    Jogo de Preparação: terça-feira, 26 de março de 2024, 19h45.

    A ANTEVISÃO: SE JOGAMOS BEM OU MAL? JÁ PASSÁMOS ESSA FASE!

    Portugal só sabe o que é confronto futebolístico em solo esloveno no degrau anterior aos séniores. Foi lá que os Sub21 perderam o Europeu em 2021, exactamente no SRC Stozice frente a uma Alemanha com Schlotterbeck, Wirtz ou Nmecha. Do actual elenco, repetem a viagem Diogo Costa, Diogo Leite, Dalot, Dany Mota e Vitinha, que falou abertamente sobre o assunto: «As memórias são boas. Não jogámos apenas a final aqui, contra a Alemanha, mas também na fase de grupos e eliminatórias. Foram momentos muito felizes para mim no torneio. Infelizmente perdemos a final, mas também gosto de recordar o resto».

    Voltando à actualidade e ao jogo em cartaz, frente a uns eslovenos que se desenrascaram bem na qualificação, o mesmo Vítor afirma existirem ainda «bastantes coisas a preparar», mas «menos do que quando começámos, mas ainda muitas a preparar, tanto ofensiva, como defensivamente». O treinador, a seu lado na antevisão, puxou pelo mesma narrativa.

    «A parte defensiva é muita importante. Gostei muito da atitude nesse espeto contra a Suécia durante 60 minutos. No futebol quer-se a perfeição e é isso que procuramos. Sesko e Sporar são jogadores muito dinâmicos e vai ser uma boa oportunidade para trabalhar esses aspetos. Temos muito talento e precisamos de utilizar isso de forma estruturada e coletiva.»

    De salientar da convocatória de Portugal a troca de oito por oito: a Nélson Semedo, Rúben Dias, Toti Gomes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos foi dada guia de marcha para voltarem aos clubes e, em sua substituição, chegam-se à frente Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo – não é descabido admitir que nunca uma selecção portuguesa esteve tão confortável em relação ao talento disponível, sendo perfeitamente possível constituir duas equipas de valia equivalente. Por isso, o sentimento no grupo de Portugal é consensual e confessa-o Vitinha: «Sabemos que somos candidatos. Falta mostrar a qualidade que temos. Nós, juntamente com mais duas ou três seleções, somos bastante candidatos. Assumimos isso».

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Portugal, nos AAs, nunca defrontou a Eslovénia, só mesmo a antiga Jugoslávia – e só em casa conseguiu vencer. A única vez que lá foi – na qualificação falhada para o Euro 1960 – saiu vergado a um 5-1…
    2. A Eslovénia volta a um Europeu 24 anos depois da aventura meritória de Zahovic e companhia. Até chegar à Alemanha, além de Portugal, ainda defronta Arménia e Bulgária.
    3. Matjaž Kek é o grande obreiro do regresso à elite, ele que preparou a equipa para uma qualificação competentíssima, com sete vitórias e um empate em dez jogos, empurrando Finlândia e Cazaquistão para os play-off.
    4. Ao leme da sua selecção, Kek tem 25 vitórias e doze empates em 55 jogos. Normalmente utiliza o 4-4-2.
    5. A Eslovénia é a 55.ª classificada do ranking, um pouco distante do sétimo lugar português.
    6. Antes do empate insonso com Malta a duas bolas, vitória em solo norte-americano (0-1 no Toyota Field, Texas) e garantia de primeira internacionalização a… 14 jogadores, a maioria oriundos da Primeira Liga Eslovena, a Prva Liga.
    7. Sesko tem sete golos em 23 presenças pelo Lepizig nesta temporada – roda com Poulsen no apoio a Lois Openda. De Oblak não se justifica menção depois do recente ‘show’ na Liga dos Campeões, mas de Sporar, o terceiro craque da hierarquia, é importante referir os três golos e três assistências na fase de qualificação, além dos 18 golos em ano e meio pelo Panathinaikos.  
    8. O mais internacional da convocatória é o experiente Jasmin Kurtic, atleta do Sudtirol, da Série B italiana: pode assinar contra Portugal a 91ª internacionalização, ficando a dez do recorde esloveno, 101, que pertence a Bostjan Cesar. Oblak vai nas 63.
    9.  Zahovic é o mais goleador de sempre, com 35 golos em 80 presenças internacionais; Sesko, com 11 em 27 jogos, tem tempo para lá chegar.
    10. O árbitro é o bósnio Irfan Peljto, de 39 anos, que já dirigiu portugueses em três ocasiões: o 0-3 dos juniores do Porto ao Hoffenheim, na Youth League em que se sagraram campeões; A final do Euro sub19 em… 2019, na derrota lusa frente à Espanha; e no triunfo do Vitória vimaranense frente ao Steaua, nos play-off da Liga Europa 2019/20. Nunca arbitrou eslovenos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Conceição Portugal Sub-21
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Francisco Conceição – Vai cumprindo época de total afirmação no futebol nacional e pode agora ser um dos estreantes nas Quinas, partindo em vantagem em relação a Dany Mota nessa conquista da primeira internacionalização pela falta de tradicionais flanqueadores no jogo português. Francisco, depois de experiência hesitante no Ajax, voltou ao Porto e ajudou o progenitor a encontrar a ambiência tática perfeita para as suas características.

    Zan Vipotnik A alternativa ao dinamic duo da frente eslovena é Zan Vipotnik, que completou 22 anos a 18 de Março. Depois dum extasiante 22-23 com o Maribor, quando consegue 20 golos em 30 presenças, os ares de Bordeaux chamaram por ele, para aposta forte no regresso à Ligue 1 – e Vipotnik conta com oito golos marcados até agora como Girondino, o que leva o observatório CIES a avaliar o seu passe em 10 milhões de euros.

    XI´s PROVÁVEIS

    Eslovénia: Oblak; Karnicik, Blazic, Bijol e Janza; Stojanovic, Gnezda Cerin, Elsnik e Mlakar; Sporar e Sesko

    Treinador: Matjaž Kek

    «Antes do Europeu, queríamos fazer tudo durante a preparação para medir a nossa qualidade e força e isso vai acontecer contra Portugal. Temos de pensar em nós e na nossa preparação».

    Portugal: José Sá; Dalot, Danilo Pereira, Inácio, Diogo Leite e João Cancelo; Rúben Neves, Vitinha e Otávio; João Félix e Cristiano Ronaldo  

    Treinador: Roberto Martínez

    «O nosso objetivo é conseguir informação de muitos jogadores e dar oportunidades. É preciso dar um período de relaxamento para que os jogadores cheguem frescos no verão. Amanhar ganhar o jogo é uma boa forma de agradecerem ao treinador».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Eslovénia 1-4 Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.