Lituânia 1-5 Portugal: Descomplicar na segunda parte à “boleia” do suspeito do costume

- Advertisement -

A Seleção Nacional Portuguesa defrontou esta terça-feira a Lituânia, em jogo a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. O selecionador nacional Fernando Santos apresentou três alterações no onze, em comparação com a equipa que fez alinhar diante da Sérvia: João Cancelo, Rúben Neves e João Félix substituíram Nélson Semedo (este por lesão), Danilo Pereira e Gonçalo Guedes.

Num jogo que começou, como era de esperar, com Portugal a querer assumir o controlo, a primeira grande oportunidade surgiu logo ao sétimo minuto: João Félix entrou na área lituana pela esquerda e tirou o cruzamento, que foi intercetado pelo braço de Palionis. O árbitro holandês Bas Nijhuis não hesitou e apontou para o castigo máximo, situação soberana que Cristiano Ronaldo não desperdiçou.

A equipa das quinas parecia ter desbloqueado o jogo cedo, mas o golo madrugador não alterou o posicionamento da Lituânia, que continuou fechada atrás e sempre à espreita de qualquer hipótese para contra-atacar com perigo.

A seleção lusa ia amealhando oportunidades, mas sem que alguma delas fosse de grande perigo. Perante isto, e como “quem não marca, arrisca-se a sofrer”, foi precisamente o que aconteceu: após já terem “assustado” através de um par de saídas rápidas, os lituanos chegaram ao tento do empate na sequência de um pontapé de canto, ao minuto 28, onde Andriuskevicius saltou mais alto que toda a gente.

Reposta a igualdade, a Lituânia ficava mais confortável no jogo, ao passo que Portugal parecia estar, como já nos habituou, a complicar. Até ao intervalo foi a Seleção Nacional quem assumiu o controlo da bola, mas ainda deu permissão a alguns remates lituanos, que ou foram diretamente para fora ou encontraram Rui Patrício no caminho.
Fonte: FPF
Com o iniciar da segunda parte foi notório que, durante a pausa, Fernando Santos corrigiu posicionamentos e alterou as funções de alguns jogadores: William Carvalho deixou de estar tão em cima no terreno e regressou a zonas que melhor conhece, junto do círculo central e de Rúben Neves, e João Félix passou a protagonizar mais movimentos da esquerda para o interior, juntando-se a Cristiano Ronaldo.

Apesar das alterações, Portugal continuava a apresentar algumas dificuldades na ligação de jogo e, portanto, foi necessário juntar mais uma peça na parte central da fase de construção, e quem melhor do que Bernardo Silva para tal. Com a troca de Bruno Fernandes por Rafa, a seleção passou a dispor-se num 4-4-2 tradicional, com William e Rúben Neves juntos no meio, Bernardo e Rafa em cada uma das alas e Félix e Ronaldo na dupla de atacantes. No entanto, com esta substituição vieram também novas indicações para o pequeno “mágico” do Manchester City: passar a jogar mais por dentro, junto dos avançados, e deixar o corredor livre para as subidas de João Cancelo.

Esta fórmula deu frutos, mas para desbloquear de vez o “muro” lituano foi necessário um pouco de sorte na mistura: minuto 62, remate “enrolado” de Cristiano Ronaldo que acaba na baliza de Setkus, após este lance ter sido abordado de forma deficiente pelo guarda-redes da Lituânia. Os pupilos de Fernando Santos embalaram de vez e, três minutos depois, CR7 chegaria ao oitavo hattrick com as quinas ao peito, assistido por Bernardo Silva.

O duo formado pelos dois melhores portugueses da atualidade continua a dar frutos, tendo esta dupla jornada sido prova disso, e neste encontro não ficaram por aqui: após uma recuperação a meio-campo, a bola chega a Bernardo que, com um passe rasteiro, coloca a bola de forma perfeita para o remate em jeito de Cristiano. Quatro golos do capitão, que assinou o segundo póker com a camisola de Portugal, colocavam o resultado com forma de goleada, faltando ainda cerca de 15 minutos para o fim.

Até terminar o encontro, Portugal fez circular a bola e ainda criou algumas ocasiões, com destaque especial para João Félix, que muito tentou para fazer o primeiro golo a nível de seleções. No entanto, quem pôs o “ponto final” no resultado foi William Carvalho, que colocou a bola no fundo das redes após um canto de Rúben Neves e “luta” na área de Rúben Dias.

Portugal fez o que lhe competia e venceu as duas partidas que teve pela frente, seguindo bem vivo na luta pela vitória no grupo e consequente apuramento para o Euro 2020.

Uma palavra final para os cerca de 200 portugueses que marcaram presença na Lituânia, muitos deles militares, tendo sido a nossa representação lá fora e estando sempre a apoiar os nossos, do primeiro ao último minuto.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Lituânia: Setkus; Mikoliunas; Palionis; Girdvainis; Andriuskevicius; Simkus; Slivka; Vorobjovas; Kuklys (Zulpa, 69’); Verbickas (Kazlauskas, 77’); Laukzemis (Petravicius, 65’).

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo; Rúben Dias, José Fonte; Raphael Guerreiro; Rúben Neves; William Carvalho; Bruno Fernandes (Rafa, 56’); Bernardo Silva (Pizzi, 89’); João Félix; Cristiano Ronaldo (Gonçalo Guedes, 79’).

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

AO MINUTO: Jorge Jesus e Bruno Fernandes fazem a antevisão ao Portugal x Noruega

Jorge Jesus e Bruno Fernandes vão falar com a imprensa a partir das 17 horas, para fazer a antevisão ao Portugal x Noruega.

Jan Bednarek feliz: «Estou feliz, porque no FC Porto tenho rematado muito mais vezes»

Jan Bednarek fez um dos golos da vitória da Polónia contra a Roménia para a Liga das Nações. O defesa pertence ao FC Porto.

Sergi Altimira em entrevista: «Podemos prometer que vamos dar o máximo em todos os jogos»

Sergi Altimira falou sobre vários temas em entrevista aos meios de comunicação oficiais do Sporting. Lê as declarações.

Patrick Berg aborda situação de Cristiano Ronaldo e elogia Portugal: «Equipa fantástica»

Noruega vai ao Estádio do Dragão enfrentar Portugal para a Liga das Nações. Lê as declarações de Patrick Berg na antevisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Caos em Espanha: vários jogos foram cancelados, partida da seleção não está em risco

Vários jogos que seriam disputados durante este sábado na Catalunha foram cancelados, devido a um alerta de mau tempo.

Benfica: médio pronto para lutar por mais minutos

Manu Silva não tem sido muito utilizado por parte de Marco Silva. O contrato do médio com o Benfica termina em 2030.

Imprensa italiana revela interessado em Bruno Fernandes e indica valor que Manchester United aceita para vender médio

A Juventus é um dos emblemas que está interessado em garantir Bruno Fernandes, médio que pertence ao Manchester United.