O Dicionário de Fernando Santos: Bruno Fernandes

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Bruno Fernandes: Meia distância.

Estádio Municipal de Portimão. Antepenúltima jornada do campeonato. O Sporting vai empatando com o Portimonense e pode comprometer seriamente a luta pelo acesso à Champions. A um minuto dos 90, Bruno Fernandes recebe com o peito e, de fora de área, dispara forte para colocar os leões em vantagem.

Esta narrativa, independentemente do adversário e do estádio, repetiu-se diversas vezes ao longo da época leonina: quando faltaram as ideias à equipa de Jorge Jesus, Bruno Fernandes apareceu para desbloquear à bomba.

É certo que o ex-Sampdoria é muito mais do que um exímio rematador. Jogador muito inteligente, com uma capacidade de definição muito acima da média e capaz de acrescentar, simultaneamente, qualidade no último passe e golo, Bruno Fernandes é um verdadeiro craque.

No entanto, esta caraterística específica é o que de mais distintivo o médio tem quando comparado com os restantes elementos do meio campo luso. João Mário e Bernardo Silva, apontados como os médios-ala titulares na Rússia, posição onde Bruno Fernandes tem vindo a atuar com Fernando Santos, não se afiguram como grandes ameaças às balizas adversárias, sobretudo no que diz respeito a disparos longínquos.

Ora, neste capítulo, sobretudo saltando do banco, de onde deverá partir na maioria dos jogos, Bruno Fernandes poderá ser importante para desbloquear “a tiro” um jogo em que Portugal esteja sem imaginação. E bem conhecida é a dificuldade da Seleção Nacional em desfazer nulos.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor desportivo do Groningen confirma interesse do Benfica em Stije Resink e explica o que aconteceu

Stije Resink esteve na mira do Benfica neste mercado de inverno. Van Mosselveld, diretor desportivo, explica todo o processo.

Benfica informa qual a lesão de Nycole Raysla

Nycole Raysla lesionou-se no último jogo do Benfica. Águias esclarecem a situação da avançada brasileira de 25 anos.

Foi fundamental no FC Porto de Sérgio Conceição e recusou reencontro com o treinador no Al Ittihad

O Al Ittihad tentou a contratação de Chancel Mbemba no último dia do mercado. Central do Lille recusou mudança e reencontro com Sérgio Conceição.

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.