O Dicionário de Fernando Santos: Bruno Fernandes

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Bruno Fernandes: Meia distância.

Estádio Municipal de Portimão. Antepenúltima jornada do campeonato. O Sporting vai empatando com o Portimonense e pode comprometer seriamente a luta pelo acesso à Champions. A um minuto dos 90, Bruno Fernandes recebe com o peito e, de fora de área, dispara forte para colocar os leões em vantagem.

Esta narrativa, independentemente do adversário e do estádio, repetiu-se diversas vezes ao longo da época leonina: quando faltaram as ideias à equipa de Jorge Jesus, Bruno Fernandes apareceu para desbloquear à bomba.

É certo que o ex-Sampdoria é muito mais do que um exímio rematador. Jogador muito inteligente, com uma capacidade de definição muito acima da média e capaz de acrescentar, simultaneamente, qualidade no último passe e golo, Bruno Fernandes é um verdadeiro craque.

No entanto, esta caraterística específica é o que de mais distintivo o médio tem quando comparado com os restantes elementos do meio campo luso. João Mário e Bernardo Silva, apontados como os médios-ala titulares na Rússia, posição onde Bruno Fernandes tem vindo a atuar com Fernando Santos, não se afiguram como grandes ameaças às balizas adversárias, sobretudo no que diz respeito a disparos longínquos.

Ora, neste capítulo, sobretudo saltando do banco, de onde deverá partir na maioria dos jogos, Bruno Fernandes poderá ser importante para desbloquear “a tiro” um jogo em que Portugal esteja sem imaginação. E bem conhecida é a dificuldade da Seleção Nacional em desfazer nulos.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Maresca responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Manchester City: «Procuramos sempre colocar muitos jogadores dentro da área adversária»

Enzo Maresca fez a análise ao triunfo do Manchester City frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Percebemos que eles faziam muito bem esses movimentos com o Enzo e com o Gvardiol»

Francesco Farioli fez a análise FC Porto frente ao Manchester City. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Leões europeus vestem-se de gala | Sporting x Galatasaray

Alvalade volta a ser palco de mais um capítulo do Sporting na Champions League, esta que na temporada transata foi de boa memória

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do FC Porto contra o Manchester City na Champions League

O FC Porto perdeu com o Manchester City na estreia na Champions League. Derrota não dá pontos a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Madalena Costa é bicampeã europeia de patinagem livre

Madalena Costa sagra-se bicampeã europeia em patinagem livre. A competição está a decorrer em Ponte di Legno, na Itália.

Futsal Feminino: Portugal vence França em particular

Portugal venceu França por 4-1 num amigável. A seleção nacional continua a preparar-se para se classificar para o Euro 2027 Feminino de futsal.

Al Qadsiah e Al Ittihad vencem e pressionam a liderança na Arábia Saudita

Al Quadisiya e Al Ittihad vencem e continuam na perseguição ao primeiro lugar. Al Hilal segue em primeiro lugar.