Última horaJá está definida a final da Taça Sul-Americana
Publicidade

O Dicionário de Fernando Santos: Bruno Fernandes

Pedro Paupério · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Bruno Fernandes: Meia distância.

Estádio Municipal de Portimão. Antepenúltima jornada do campeonato. O Sporting vai empatando com o Portimonense e pode comprometer seriamente a luta pelo acesso à Champions. A um minuto dos 90, Bruno Fernandes recebe com o peito e, de fora de área, dispara forte para colocar os leões em vantagem.

Esta narrativa, independentemente do adversário e do estádio, repetiu-se diversas vezes ao longo da época leonina: quando faltaram as ideias à equipa de Jorge Jesus, Bruno Fernandes apareceu para desbloquear à bomba.

É certo que o ex-Sampdoria é muito mais do que um exímio rematador. Jogador muito inteligente, com uma capacidade de definição muito acima da média e capaz de acrescentar, simultaneamente, qualidade no último passe e golo, Bruno Fernandes é um verdadeiro craque.

No entanto, esta caraterística específica é o que de mais distintivo o médio tem quando comparado com os restantes elementos do meio campo luso. João Mário e Bernardo Silva, apontados como os médios-ala titulares na Rússia, posição onde Bruno Fernandes tem vindo a atuar com Fernando Santos, não se afiguram como grandes ameaças às balizas adversárias, sobretudo no que diz respeito a disparos longínquos.

Ora, neste capítulo, sobretudo saltando do banco, de onde deverá partir na maioria dos jogos, Bruno Fernandes poderá ser importante para desbloquear “a tiro” um jogo em que Portugal esteja sem imaginação. E bem conhecida é a dificuldade da Seleção Nacional em desfazer nulos.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Europa League

Resistir e Sonhar | Ferencváros x Torreense

Depois dos baldes de água fria frente a Tondela e sobretudo Sunderland, o Torreense vê nova oportunidade de espantar a Europa a ser providenciada por um dos mais rodados adversários que lhe calhou em sorteio. O histórico Ferencváros participa em fases de grupos ou liga europeias consecutivamente desde 2020 e ganhou a liga húngara sete vezes seguidas, até se deixar surpreender a época passada pelo Györ – ora, como grande dominador daquele futebol, restava apenas ao Ferencváros dar uma de Bayern, absorvendo o talento que se atreveu a meter em causa a hegemonia. E assim substituiu o lendário Robbie Keane por Balász Borbély, o eslovaco de 47 que cometeu a proeza (regressando assim a casa, ele que já tinha treinado juniores e equipa secundária do Ferencváros entre 2019 e 2022).  Antecipava-se, por isso, conto de fadas. Que Borbély conseguisse imprimir o registo dominador de outrora em contexto nacional e manter o sucesso recente fora-de-portas, conciliando harmoniosamente os índices competitivos. Enquanto se tem conseguido cumprir com a segunda expectativa (veja-se o percurso dos húngaros, que ultrapassaram todas as rondas de qualificação), as coisas não vão de feição na Liga, com cinco empates em nove jornadas. «Nem tudo correu como planeado nesta temporada», explicou assim na antevisão ao encontro desta quinta-feira. «Os resultados na Liga Europa são bons, mas não acho que exista uma grande diferença na forma como jogamos para as duas competições».

Pedro Cantoneiro · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.