O Dicionário de Fernando Santos: Gonçalo Guedes

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Gonçalo Guedes: Explosão.

Longe vão os tempos em que Guedes era visto como um extremo.

Depois de se ter estreado na equipa principal do Benfica como um jogador de faixa, o jovem só exponenciou verdadeiramente o seu futebol quando passou para o corredor central e hoje é esse o seu lugar natural.

Embora não se tenha conseguido afirmar no Paris Saint Germain, em Espanha brilhou e o Valência estará disposto a pagar algo como 50 milhões de euros para o contratar.

No contexto da Seleção Nacional, Guedes é o único jogador verdadeiramente parecido com Cristiano Ronaldo. Muito veloz e com uma enorme potência, o ainda jogador do PSG representa, sem ser um ponta de lança, um perigo real para as balizas adversárias.

A sua utilização na Rússia é ainda incerta, mas só o facto de colocar em causa a titularidade de André Silva já é ilustrador da sua evolução. A decisão, provavelmente, dependerá dos contextos e da vontade de Fernando Santos contar, ou não, com uma referência fixa na área. Mas da utilidade de Gonçalo Guedes já ninguém duvida.

 

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola rendida a João Félix: «Recuperou aquela centelha que o torna um jogador único»

João Félix foi muito elogiado pelo Diario Sport durante esta segunda-feira. O internacional português representa o Al Nassr.

Bayern Munique vai ter de pedir autorização especial para jogar com o guarda-redes de 16 anos

O guarda-redes Leonard Prescott, de 16 anos, pode bater recordes na baliza devido às lesões dos restantes guardiões do Bayern Munique, mas a legislação alemã impõe restrições horárias rígidas.

Antonio Rudiger sobre entrada violenta: «Não o matei»

Antonio Rudiger foi questionado sobre a joelhada que deu a Diego Rico, afirmando que já falou com o lateral do Getafe.

FPF lança projeto “Pintar Portugal” rumo ao Mundial 2026: «Nenhuma equipa ganha sozinha»

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou, esta segunda-feira, o projeto «Pintar Portugal» , uma iniciativa que visa criar Fan Zones em todos os pontos do país para apoiar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United faz casting para treinador: exigências dos ingleses são elevadas e deve chegar nome de peso ao Old Trafford

O Manchester United prepara-se para contratar um novo treinador na próxima temporada, para suceder a Michael Carrick.

Francisco Cabral termina ligação com Lucas Miedler no Ténis e une esforços com o multicampeão Joe Salisbury

Francisco Cabral terminou a ligação com Lucas Miedler e forma agora dupla com o antigo número um mundial britânico, Joe Salisbury.

Ousmane Dembélé aponta à permanência no PSG

Ousmane Dembélé quer ficar no PSG. O internacional francês afirmou que não há nenhuma razão para não permanecer em França.