O que o adiamento do Euro 2020 poderá trazer?

- Advertisement -

A UEFA anunciou o adiamento do Euro 2020 para o ano seguinte, face à pandemia que se está a verificar no mundo, actualmente, tendo agora a data de início prevista para 11 de Junho de 2021. E esta situação levanta uma série de pontos de interrogação sobre o que será da equipa das quinas no próximo ano.

Antes de mais, começando pelos jogadores que estão numa fase mais avançada da carreira. Cristiano Ronaldo é um caso sério de longevidade no desporto mundial e, certamente, não irá desperdiçar a oportunidade de marcar presença na competição, mesmo que isso implique que tenha de gerir a sua condição física ao longo da época.

Entre os jogadores mais veteranos está também o caso do médio João Moutinho, que tinha vindo a realizar grandes prestações no Wolverhampton Wanderers FC e continua a ser umas das escolhas de eleição de Fernando Santos. Mas, na minha opinião, os casos mais bicudos são os dos centrais Pepe e José Fonte.

Com 36 e 37 anos respectivamente, José Fonte e Pepe vinham a ser titulares ao longo da época, mas, tendo em conta a idade avançada que têm, é difícil garantir esse estatuto na próxima época.

Renato Sanches tem sido uma das figuras do Lille nesta época
Fonte: Swansea AFC

Quanto aos jogadores com uma idade mais avançada, convém lembrar que, por norma, estes demoram mais tempo a recuperar a forma e a condição física do que jogadores mais jovens. E esta situação levanta uma incerteza quanto à condição física destes jogadores quando passar esta pandemia.

Ainda para mais, há uns aninhos atrás que o futebol português vinha a carenciar de jovens defesas-centrais com talento. Por isso, espera-se que jogadores como Rúben Semedo, Ferro e Diogo Leite sejam capazes de dar continuidade à sua evolução, de modo a conquistar um lugar na equipa das quinas.

Para além destes jogadores, este adiamento também pode ser prejudicial para jogadores que não eram aposta regular, mas que vinham a fazer por merecer um lugar na competição. Entre estes casos, saliento principalmente o de Renato Sanches.

O médio formado no Benfica tem vindo a relançar a carreira no Lille Olympique Sporting Club Métropole, tendo já integrado por várias vezes o onze da jornada na Liga Francesa e só mesmo algum azar o afastaria da competição, mas com o adiamento do Euro 2020 as circunstâncias podem alterar-se até lá.

Até ao próximo ano, muita coisa há-de acontecer. E espero que nessa altura haja bom senso nas escolhas e que possamos partir para a guerra com os melhores à disposição.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo Bielsa liga os alarmes devido a situação de ex-Benfica

Marcelo Bielsa está apreensivo pela situação de Darwin Núñez, que não foi inscrito pelo Al Hilal na Primeira Liga Saudita.

Sporting vai deixar sair Nolito Romero e já escolheu o seu sucessor

Nolito Romero não vai prosseguir na equipa principal do Sporting. Nil Cervera deverá ser o sucessor do argentino.

Kiko Costa eleito o Melhor Jogador Jovem de Andebol do Mundo

Kiko Costa foi eleito durante esta sexta-feira o Melhor Jovem Jogador de Andebol do Mundo. O luso esteve em destaque no Europeu da modalidade.

Manchester United pretende renovar com Harry Maguire mas impõe condição

O Manchester United pretende renovar contrato com Harry Maguire, mas quer baixar o seu salário, situado nos 200 mil euros semanais.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense: Atlético Mineiro realiza sondagem por Vasco Botelho da Costa

O Atlético Mineiro está em busca de um novo treinador, depois da saída de Jorge Sampaoli. Os brasileiros fizeram uma sondagem por Vasco Botelho da Costa.

Estrela da Amadora quer fazer pelo menos 10 milhões de euros no mercado de verão

O Estrela da Amadora tem realizado alguns negócios nos últimos meses e pretende receber 10 milhões de euros no mercado de verão.

Nuno Correia da Silva não avança para a presidência do Sporting

Nuno Correia da Silva confirmou que decidiu não ser um dos candidatos às eleições presidenciais do Sporting, marcadas para março.