Polónia 0-1 Portugal: Qualidade portuguesa evidenciou-se num jogo algo pobre

- Advertisement -

Polónia e Portugal defrontaram-se esta sexta-feira na primeira mão do playoff de acesso ao próximo europeu sub-21.

O jogo começou com um ritmo elevado e intenso, mas sem lances de golos dignos de registo. Com Portugal sempre melhor na partida, foi preciso esperar até ao minuto 24 para André Horta oferecer ao jogo a primeira oportunidade de golo. Lançado por João Félix, o médio bracarense atirou de forma subtil à baliza e o guardião polaco desviou, impedindo assim o primeiro golo da partida.

Porém, o aviso já estava feito e não foi preciso muito para ver o golo de Portugal. Num exímio e letal contra-ataque, Diogo Gonçalves, adaptado a defesa direito, lançou João Félix na ala direita. O avançado progrediu no terreno assistiu de forma maravilhosa Diogo Jota, que, já na pequena área e com tudo para fazer o golo, abriu as hostilidades no marcador.

 

A seleção polaca cresceu na partida com o golo sofrido, mas foram mesmo os homens de Rui Jorge que voltaram a ficar perto do golo. A seis minutos do intervalo, João Félix trabalhou bem à entrada da área e despoletou um potente remate, que acabou mesmo por ser desviado na defensiva polaca.

Até ao intervalo, mais nada houve a apontar. Portugal foi claramente superior e evidenciou a notória supremacia em campo. Num jogo em que se muito poderia ficar decidido, os portugueses entraram bem e demonstraram sempre a vontade em deixar a eliminatória resolvida já na primeira mão.

A segunda parte começou e cedo se percebeu que as dinâmicas iriam ser bastante diferentes. O ritmo da partida decresceu bastante, muito por causa da estratégia portuguesa, e a Polónia acordou a cerca de 20 minutos do final da partida.

Aos 67 minutos, após um livre batido na ala, Joel Pereira saiu em falso e os polacos estiveram muito perto do golo do empate. O lance foi salvo pela defensiva, mas estava feito o aviso. Três minutos depois, Zurkowski rematou do meio da rua, mas fraco e à figura. Portugal não demorou a responder e Gedson Fernandes, numa jogada de contra-ataque, rematou em posição frontal para uma boa intervenção de Kamil Grabara.

No minuto seguinte, Joel Pereira brilhou ao travar um potente remate, impedindo assim o golo do empate. De novo, a resposta portuguesa não demorou muito a surgir: Heriberto assistiu João Carvalho, que, isolado ao segundo poste, permitiu a defesa ao guardião polaco. Já perto dos oitenta minutos, mais propriamente aos 78, Joel Pereira voltou a ser protagonista pelas melhores razão e impediu, quase de forma milagrosa, um autogolo após um desentendimento dos centrais portugueses.

Até ao final, mais nada houve a apontar e Portugal soube controlar todas as investidas polacas. Portugal saiu então da Polónia com uma vitória forasteira e à frente da eliminatória. Na próxima terça-feira, a segunda mão será disputada em Chaves e Portugal tem tudo para carimbar o acesso ao Europeu de Futebol de Sub-21.

Polónia: Grabara; Gumny, Wieteska, Bielik e Pestka; Dziczek, Zurkowski e Kapustka; Michalak (Jozwiak ’67), Kownacki (Swiderski ’76) e Szymanski ( Jagiello ’72)

Portugal: Joel Pereira, Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite, Yuri Ribeiro, Stephen Eustáquio, Gedson Fernandes, João Carvalho, André Horta ( Bruno Costa ’86), João Félix (Rafael Leão ’75) e Diogo Jota ( Heriberto Tavares ’64)

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.