Portugal 3-0 Noruega (Sub-21): Três bacalhaus numa noite tranquila 

A CRÓNICA: NUM JOGO SEM GRANDES PROBLEMAS, PORTUGAL REFORÇA ESTATUTO DE CANDIDATO AO EUROPEU QUE SE AVIZINHA

Num jogo de cariz particular, a seleção de Portugal, orientada por Rui Jorge, recebia a congénere da Noruega no Estádio do Varzim, naquele que era mais um teste de preparação para o Campeonato da Europa Sub-21 onde estas duas seleções vão participar.

A partida, numa fase inicial, não foi recheada de grandes incidências. As duas seleções repartiam chegadas ao último terço, mas sem nenhuma ocasião de grande perigo, com a exceção apenas a dois remates de Fábio Vieira, que ameaçou primeiro de livre e depois em bola corrida à entrada da área, onde ficou muito perto de abrir o mercador. 

No entanto, o golo chegaria mesmo, aos 35 minutos, por intermédio de Afonso Sousa, que aproveitou uma bola perdida perto da área e rematou forte para a baliza, contando ainda com o desvio de um defesa adversário.

Defensivamente, não se pode dizer que Portugal jogou de forma permeável, porém as “quinas” iam dando alguma margem para a Noruega atacar, não aproveitando a seleção viking para causar danos. Ofensivamente, Henrique Araújo não ia tendo o jogo mais feliz, parecendo que faltava sempre alguma coisa ao avançado do Watford. O jogo manteve-se nesta toada e o resultado permaneceu 1-0 à entrada para o intervalo.

Na segunda parte, Rui Jorge substituiu praticamente todos os jogadores com a exceção do guarda-redes e dos dois centrais, com a equipa a demorar a ‘engatar’ no jogo, que se ia jogando um ritmo quase de treino. Por esse motivo, as oportunidades não eram tantas, mas Portugal voltou a marcar neste encontro. Ao minuto 66, Samu Costa conseguiu desviar um cruzamento de Nuno Tavares que parecia quase impossível de chegar e Vitinha só encostou para ampliar o marcador.

A seleção da Noruega não mostrava muitos argumentos para se conseguir superiorizar, mas a espaços iam equilibrando o jogo. No conjunto português, a ideia continuava lá, a ocupação de espaços permanecia a mesma e não havia grandes oscilações. Era quase impossível os comandados de Rui Jorge serem apanhados de surpresa, fruto do bom jogo de coberturas ofensivas que iam demonstrando e nas ajudas ao portador da bola. Ia havendo pouca criatividade no jogo.

O jogo ia decorrendo de forma pacífica e já perto do fim André Almeida fechou com chave de ouro. Remate fora da área, colocado bem juntinho ao poste esquerdo, com grande mestria. Assim, Portugal venceu este teste por 3-0 e demonstrou que é uma seleção que quer chegar até ao dia 8 de julho a lutar pelo título de campeão europeu.

A FIGURA

Portugal
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Afonso Sousa – Não sendo hoje um jogo fácil de avaliar um destaque, o médio que atua no Lech Poznan foi um elemento muito importante a construir a vantagem levada para intervalo. No meio-campo, mostrou sempre a qualidade que lhe é reconhecida a nível técnico e acabou por coroar a sua exibição bem conseguida com um golo, ainda que desviado, que resulta de um belo remate. A mostrar porque é que é um jogador com capacidade para voos maiores a nível de clubes.

O FORA DE JOGO

Portugal
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Henrique Araújo – Não foi um jogo fácil para o madeirense, que foi pouco solicitado no jogo. Nas vezes em que o foi, revelou alguma falta de confiança nas decisões, passando assim um pouco ao lado. Não foi inteiramente culpado, nem se pode dizer que fez propriamente um mau jogo, mas não se conseguiu destacar e ficou um pouco aquém do esperado.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Portugal

BnR: Com algumas estreias nestes dois jogos, que balanço é que faz dos jogadores que se estrearam e o papel deles para o que se avizinha?

Rui Jorge: O [Tomás] Araújo é um exemplo, já esteve connosco em estágios e dentro do nosso grupo, mas eu falei de todos, tiveram todos bem, o Dani [Silva] também chegou e esteve bem. Todos deram boas indicações, agora resta-nos escolher para fase final, com a certeza que temos boa qualidade por onde escolher.

Noruega

Não foram colocadas questões ao selecionador da Noruega, Leif Smerud.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi colega de João Félix e aconselha o avançado português: «Estar num dos maiores de Portugal, se não mesmo o maior que é o...

João Félix continua a ser apontado ao Benfica. Agora, foi a vez de Reinildo Mandava falar sobre o cenário que está em cima da mesa.

Eis o calendário da Liga 3 para a temporada 2025/26

Já é conhecido o calendário da Liga 3 para a nova época. O sorteio decorreu na noite desta segunda-feira.

Presidente do Inter Milão afasta cenário de saída para Hakan Çalhanoglu: «Esperamos por ele para a pré-época»

A saída de Hakan Çalhanoglu do Inter Milão pode ter sofrido um entrave. O médio turco é pretendido por Galatasaray e Fenerbahçe.

Mikel Arteta e o interesse em Viktor Gyokeres: «Não posso comentar sobre nenhum jogador que ainda não faz parte do nosso grupo»

Mikel Arteta foi chamado a falar sobre a possibilidade de o Arsenal poder contratar Viktor Gyokeres ao Sporting. O técnico fugiu ao tema.

PUB

Mais Artigos Populares

Troca surpreendente à vista? FC Porto oferece João Mário e 3 milhões para garantir Alberto Costa

O FC Porto está a tentar a contratação de Alberto Costa. Os dragões oferecem João Mário e três milhões de euros pela contratação.

Bryan Mbeumo já tem número no Manchester United e lança desafio: «Aprender com Ruben Amorim»

Bryan Mbeumo foi apresentado como reforço do Manchester United. O avançado camaronês vai usar a camisola 19 e elogiou Ruben Amorim.

Federico Chiesa riscado do Liverpool e pode voltar a Itália por 12 milhões de euros

Federico Chiesa está na porta de saída do Liverpool. O avançado italiano não conta para Arne Slot e pode assinar pela Atalanta.