Portugal 3-0 Noruega (Sub-21): Três bacalhaus numa noite tranquila 

- Advertisement -

A CRÓNICA: NUM JOGO SEM GRANDES PROBLEMAS, PORTUGAL REFORÇA ESTATUTO DE CANDIDATO AO EUROPEU QUE SE AVIZINHA

Num jogo de cariz particular, a seleção de Portugal, orientada por Rui Jorge, recebia a congénere da Noruega no Estádio do Varzim, naquele que era mais um teste de preparação para o Campeonato da Europa Sub-21 onde estas duas seleções vão participar.

A partida, numa fase inicial, não foi recheada de grandes incidências. As duas seleções repartiam chegadas ao último terço, mas sem nenhuma ocasião de grande perigo, com a exceção apenas a dois remates de Fábio Vieira, que ameaçou primeiro de livre e depois em bola corrida à entrada da área, onde ficou muito perto de abrir o mercador. 

No entanto, o golo chegaria mesmo, aos 35 minutos, por intermédio de Afonso Sousa, que aproveitou uma bola perdida perto da área e rematou forte para a baliza, contando ainda com o desvio de um defesa adversário.

Defensivamente, não se pode dizer que Portugal jogou de forma permeável, porém as “quinas” iam dando alguma margem para a Noruega atacar, não aproveitando a seleção viking para causar danos. Ofensivamente, Henrique Araújo não ia tendo o jogo mais feliz, parecendo que faltava sempre alguma coisa ao avançado do Watford. O jogo manteve-se nesta toada e o resultado permaneceu 1-0 à entrada para o intervalo.

Na segunda parte, Rui Jorge substituiu praticamente todos os jogadores com a exceção do guarda-redes e dos dois centrais, com a equipa a demorar a ‘engatar’ no jogo, que se ia jogando um ritmo quase de treino. Por esse motivo, as oportunidades não eram tantas, mas Portugal voltou a marcar neste encontro. Ao minuto 66, Samu Costa conseguiu desviar um cruzamento de Nuno Tavares que parecia quase impossível de chegar e Vitinha só encostou para ampliar o marcador.

A seleção da Noruega não mostrava muitos argumentos para se conseguir superiorizar, mas a espaços iam equilibrando o jogo. No conjunto português, a ideia continuava lá, a ocupação de espaços permanecia a mesma e não havia grandes oscilações. Era quase impossível os comandados de Rui Jorge serem apanhados de surpresa, fruto do bom jogo de coberturas ofensivas que iam demonstrando e nas ajudas ao portador da bola. Ia havendo pouca criatividade no jogo.

O jogo ia decorrendo de forma pacífica e já perto do fim André Almeida fechou com chave de ouro. Remate fora da área, colocado bem juntinho ao poste esquerdo, com grande mestria. Assim, Portugal venceu este teste por 3-0 e demonstrou que é uma seleção que quer chegar até ao dia 8 de julho a lutar pelo título de campeão europeu.

A FIGURA

Portugal
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Afonso Sousa – Não sendo hoje um jogo fácil de avaliar um destaque, o médio que atua no Lech Poznan foi um elemento muito importante a construir a vantagem levada para intervalo. No meio-campo, mostrou sempre a qualidade que lhe é reconhecida a nível técnico e acabou por coroar a sua exibição bem conseguida com um golo, ainda que desviado, que resulta de um belo remate. A mostrar porque é que é um jogador com capacidade para voos maiores a nível de clubes.

O FORA DE JOGO

Portugal
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Henrique Araújo – Não foi um jogo fácil para o madeirense, que foi pouco solicitado no jogo. Nas vezes em que o foi, revelou alguma falta de confiança nas decisões, passando assim um pouco ao lado. Não foi inteiramente culpado, nem se pode dizer que fez propriamente um mau jogo, mas não se conseguiu destacar e ficou um pouco aquém do esperado.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Portugal

BnR: Com algumas estreias nestes dois jogos, que balanço é que faz dos jogadores que se estrearam e o papel deles para o que se avizinha?

Rui Jorge: O [Tomás] Araújo é um exemplo, já esteve connosco em estágios e dentro do nosso grupo, mas eu falei de todos, tiveram todos bem, o Dani [Silva] também chegou e esteve bem. Todos deram boas indicações, agora resta-nos escolher para fase final, com a certeza que temos boa qualidade por onde escolher.

Noruega

Não foram colocadas questões ao selecionador da Noruega, Leif Smerud.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis as convocadas da Seleção Nacional Feminina de Futsal para os próximos jogos

Já é conhecida a lista de convocadas da Seleção Nacional Feminina de Futsal para os dois jogos frente à Finlândia.

Real Madrid pode avançar por Bola de Ouro no verão

O Real Madrid pode avançar pela contratação de Rodri. Merengues continuam assim interessados no médio do Manchester City.

Estoril Praia: João Carvalho é o Médio do Mês da Liga Portugal

João Carvalho, do Estoril Praia, foi distinguido pela Liga Portugal como o Médio do Mês. Prémio é referente a janeiro.

Moreirense: Maracás é o Defesa do Mês da Liga Portugal

Maracás, defesa-central do Moreirense, venceu o prémio de Defesa do Mês da Liga Portugal referente a janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.