Sub-21: Portugal 4-0 Liechtenstein: Golias arrasa David

cab seleçao nacional portugal

 

A selecção portuguesa de sub-21 não perde desde 11 de Outubro de 2011, já lá vão quase cinco anos. Hoje tinha a (mais do que) obrigação de vencer a (mais do que) frágil congénere do Liechtenstein. Como recordava o zerozero.pt na antevisão deste jogo, este seria sempre um duelo entre “pólos mais do que opostos”. Até ao pontapé de saída, Portugal contabilizava cinco vitórias em cinco jogos, com 18 golos marcados e 1 sofrido; o Liechtenstein somava seis derrotas em seis jogos, com 21 golos sofridos e nenhum marcado.

Com mais de 10 mil espectadores nas bancadas, Portugal actuou em São Miguel, nos Açores, com Bruno Varela na baliza, Rafa Soares, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo (c) e Carlos Mané na defesa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Rony Lopes no meio-campo e Bruma e Iuri Medeiros no apoio ao ponta-de-lança Gonçalo Paciência.

Perante uma formação repleta de jovens de apenas 18/19 anos, proveniente de um país com menos de 35 mil habitantes, sem grandes valores individuais e com muita desorganização colectiva, Portugal não encontrou grandes resistências. Os pupilos de Rui Jorge até começaram num ritmo estranhamente baixo, mas rapidamente deram corda às botas e resolveram a partida.

Aos 7’, Iuri Medeiros ganhou e marcou o canto que deu o primeiro golo da tarde a Ruben Semedo, no seu primeiro jogo pelos sub-21. Pouco depois, aos 9’, foi o outro central a marcar. Tobias Figueiredo aproveitou a assistência de cabeça de Gonçalo Paciência na sequência de um canto de Bruma para atirar a contar. Aos 12’ foi a vez de Gonçalo Paciência assinar a folha dos marcadores – assistência de Iuri Medeiros – com um remate rasteiro letal de fora da área do avançado emprestado à Académica. Bruma fechou a contagem bem cedo, aos 23’, com um remate rasteiro sobre a esquerda depois de um bom passe de Rony Lopes. Pelo meio, falhanços inacreditáveis de Bruma (duas vezes sozinho com o guarda-redes) e de Rony Lopes (atirou ao poste num improvável cabeceamento na área), entre outras tentativas.

Aos 25’ já havia 10-0 em remates e o intervalo trouxe os números da posse de bola: 76%-24% para Portugal. De resto, quando Pfleger entrou para o lugar do lesionado Majer (troca forçada de guarda-redes no Liechtenstein, aos 32′), Bruno Varela ainda não tinha tocado – literalmente – na bola. Um espelho do duelo de hoje.

Gonçalo Guedes foi o português que menos minutos jogou hoje  Foto: Eduardo Costa (Lusa)
Gonçalo Guedes foi o português que menos minutos jogou hoje
Foto: Eduardo Costa (Lusa)

No segundo tempo, Portugal jogou com menos intensidade e limitou-se a gerir confortavelmente a posse de bola à medida que ia construindo mais oportunidades para chegar à mão cheia de golos. Porém, nem Portugal viria a marcar, nem o Liechtenstein viria sequer a rematar. André Silva substituiu Francisco Ramos (45’) e Leandro Silva estreou-se pela selecção sub-21 quando rendeu Bruma (55’), alterando ligeiramente o esquema; Carlos Mané foi para extremo-esquerdo e deu o lugar de “lateral direito” a Gonçalo Guedes, quando o benfiquista entrou para o lugar de Iuri Medeiros (67’). O herói açoriano teve um desempenho bastante positivo – gerando um bruá nas bancadas com as suas primeiras arrancadas -, ter-lhe-á faltado somente um golo para pôr a cereja no topo do bolo.

Entre os falhanços de Portugal, destacam-se os dois cabeceamentos por cima de Gonçalo Paciência depois de dois bons cruzamentos de Rafa Soares (53’ e 62’), e um semelhante de Tobias Figueiredo (83’), assim como um tiro de Leandro Silva já bem dentro da área que proporcionou a defesa da tarde ao guarda-redes de 17 anos do Liechtenstein (84’).

 

A Figura

A quantidade de soluções disponíveis para os Jogos Olímpicos – Depois de uma brilhante prestação da selecção de sub-21 no último Europeu, todos ficámos com a certeza de que teríamos matéria-prima suficiente para formar uma grande equipa para as Olímpiadas. Mas esta selecção – que conta com muitas caras novas desde então – tem provado ter diversas unidades que podem ser mais-valias no Brasil. E há uma boa geração de sub-19 a caminho (hoje ganharam 4-0 à Suécia). A serenidade e a exigência que Rui Jorge imprime ao seu trabalho e a fabulosa diversidade de talentos jovens em Portugal devem fazer-nos sonhar com o ouro. O próximo teste com o México, na próxima segunda-feira, vai ser bastante interessante de acompanhar.

O Fora-de-Jogo

A falta de competitividade – Actualizemos os dados iniciais: contabilizando este jogo, o Liechtenstein já leva 7 derrotas em 7 jogos, 25 golos sofridos e nenhum marcado. Hoje não rematou. Quem beneficia deste desnível competitivo? Portugal? O Liechtenstein? Talvez não fosse, de facto, má ideia pensar num reajuste do modelo de acesso ao Euro Sub-21.

 

Foto de Capa: Eduardo Costa (Lusa)

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.