Portugal 5-1 Ilhas Faroé: Quem tem Ronaldo tem tudo

Cabeçalho Seleção Nacional

Em dia de fecho do mercado de transferências, as atenções voltaram-se – ou dividiram-se, vá – durante 90 minutos para o Estádio do Bessa, onde a seleção portuguesa recebia a congénere das Ilhas Faroé. Sessenta dias depois do jogo contra o México, que valeu o terceiro posto na Taça das Confederações, os comandados de Fernando Santos voltavam a entrar em ação, num encontro a contar para o Grupo B da Fase de Apuramento para o Mundial de 2018.

Depois de uma vitória contundente por 6-0 no jogo disputado no Tórsvøllur, em Tórshavn, a seleção nacional era tida como larga favorita para um confronto que exigia, mesmo assim, uma boa dose de cautela, frente a uma equipa que até tinha dificultado a vida a Hungria e Suíça.

Com um onze que não oferecia grandes surpresas, Portugal entrou expectavelmente mais forte e assertivo e o golo chegou logo aos 3 minutos, quando Cristiano Ronaldo deu o melhor seguimento ao cruzamento de Bernardo Silva, com um belo pontapé acrobático. Portugal achava-se assim desde muito cedo na frente e não abusava do acelerador, embora o seu domínio fosse incontestável.

Mesmo sem forçar, a seleção campeã europeia acabou por chegar ao 2-0, mesmo antes da meia-hora, quando Ronaldo bisou, ao converter uma grande penalidade sofrida por João Mário. Dilatada a vantagem, tudo parecia bem encaminhado para um resultado tranquilo, mas a resposta feroesa chegaria pouco depois. Aos 38’ a seleção visitante conseguiu reduzir, praticamente na única oportunidade de que dispôs, através de um golo de Rógvi Baldvinsson, num remate fulminante em resposta a um lançamento longo que José Fonte não conseguiu afastar.

William Carvalho juntou o seu nome à lista de marcadores e ainda assistiu Ronaldo Fonte: FPF
William Carvalho juntou o seu nome à lista de marcadores e ainda assistiu Ronaldo
Fonte: FPF

Galvanizados, os nórdicos procuravam surpreender nos contra-ataques, mas sem consequências de registo, à exceção de uma jogada travada por Pepe, ainda antes do intervalo. O resultado, esse, não se alterou e as duas seleções dirigiram-se aos balneários, depois de uma primeira parte em que Portugal era claramente superior, pese embora algum nervosismo, traduzido nalgumas perdas de bola e numa certa dificuldade em fazer fluir o jogo.

No regresso ao relvado, Portugal tinha tudo para dilatar a vantagem e era isso mesmo que os pupilos de Fernando Santos procuravam, demonstrando algumas melhorias em relação a alguns momentos do primeiro tempo. Ronaldo era sempre o mais interventivo e perigoso do lado luso e aos 58’ foi dos seus pés que saiu o passe para o terceiro tento português, apontado de cabeça por William Carvalho.

Com a seleção nacional mais confortável, e um resultado mais ajustado, o jogo estava cada vez mais a favor dos homens da casa. Portugal correspondia às previsões de uma segunda parte mais atacante e aos 64 minutos, Ronaldo completou o hat-trick. Com William a retribuir, o avançado do Real Madrid CF só precisava de driblar o guarda-redes e esperar pela melhor altura para fazer balançar as redes feroesas pela quarta vez. Portugal não ficaria por aí, contudo, e o golpe final chegou só aos 84’, sob a forma de um 5-1, alcançado por Nélson Oliveira, que apenas teve de encostar para se estrear a marcar pela equipa das quinas, depois de um corte incompleto de Odmar Færø.

No término da partida, a vitória portuguesa era justa e indiscutível, conseguida depois de uma avalanche ofensiva orquestrada na segunda parte. Sem grandes surpresas ou percalços, os campeões europeus fizeram valer o estatuto de favoritos, frente à seleção das Ilhas Faroé, que apenas no lance do golo beliscaram o domínio luso. Portugal venceu pela sexta vez nos sete jogos já disputados na fase de qualificação para o Mundial da Rússia em 2018 e solidificou o segundo lugar com 18 pontos, a três da Suíça, líder do grupo.

Foto de Capa: FPF

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos disposto a avançar com 10 milhões de euros por defesa do FC Porto

O Olympiacos está na disposição de chegar aos 10 milhões de euros para contratar Zé Pedro. Defesa representa o FC Porto.

Fenerbahçe oferece 12 milhões ao Braga por médio e vê proposta negada

O Fenerbahçe procura fechar a contratação de Rodrigo Zalazar. Turcos viram proposta de 12 milhões de euros rejeitada pelo uruguaio do Braga.

Luís Freire ambicioso na 1ª conferência como selecionador dos sub-21: «Queremos estar no Europeu e ser campeões da Europa»

Luís Freire falou aos jornalistas após a sua primeira convocatória como selecionador de Sub-21 de Portugal. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão e a Escócia.

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o valor total da indemnização que José Mourinho receberá do Fenerbahçe

José Mourinho vai receber cerca de 15 milhões de euros após a saída do Fenerbahçe. Valor é maior do que o noticiado anteriormente. José Mourinho deixa o Fenerbahçe após uma temporada e uns pozinhos.

Benfica ainda vai reforçar mais 2 posições até ao final do mercado

O Benfica continua a querer reforçar o plantel. Depois de Georgiy Sudakov, águias procuram mais dois jogadores no mercado, um extremo para cada lado do campo.

Fábio Silva oficializado como novo ponta de lança do Borussia Dortmund

Fábio Silva já foi confirmado como reforço do Borussia Dortmund. Avançado internacional português chega à Alemanha proveniente do Wolverhampton após empréstimo ao Las Palmas.