Portugal no Euro 2024: uma convocatória fácil de se adivinhar?

Portugal está qualificado para o Campeonato da Europa de 2024. Serve este artigo para abordar as possíveis escolhas de Roberto Martínez.

Portugal alcançou a qualificação direta para o Campeonato da Europa de 2024, que se irá realizar na Alemanha. A turma de Roberto Martínez realizou uma fase imaculada até ao momento, proporcionando algumas goleadas e exibições consistentes, ainda que se tenha a noção de que os adversários não eram de uma grande envergadura.

O selecionador nacional tem nas mãos o apogeu de uma das melhores gerações de sempre e conta ainda com elementos em crescimento, como João Neves ou Rafael Leão. Porém, o espanhol, tal como exibiu na Bélgica, gosta de ter um conjunto fechado, onde é muito difícil de entrar, caso se tenha falhado a primeira convocatória.

Isto torna as escolhas de Roberto Martínez muito simples de se adivinharem, com somente uma ou duas dúvidas, que serão dissipadas no anúncio dos convocados. Portugal divide-se em dois quando se fala do catalão: os que toleram a sua decisão de manter um grupo, como quase se tratasse de um plantel de um clube, e os que sugerem que Martínez deveria dar oportunidades a elementos que estão em forma e uma chamada para representar Portugal seria uma espécie de condecoração pelo bom trabalho realizado nas semanas/meses anteriores.

A verdade é que Portugal somente venceu no registo que é utilizado, por muito que não se concorde com o mesmo, o que dá margem ao técnico que sucedeu a Fernando Santos de manter o mesmo padrão.

Na minha opinião, apenas existem grandes dúvidas em uma posição, a de lateral esquerdo (e outra entre dois elementos). Roberto Martínez tem deixado Mário Rui ou Nuno Santos de fora (Nuno Mendes tem estado lesionado), preferindo chamar elementos que joguem a lateral direito, mas que possam atuar do lado contrário, como nos casos de João Cancelo ou mais recentemente João Mário. Isto permite que geralmente existam três laterais direitos na convocatória. Nos últimos tempos têm sido elegidos: João Cancelo, Diogo Dalot e Nélson Semedo. Se os dois primeiros são claramente os melhores atletas nacionais na sua posição, o jogador do Wolverhampton Wanderers FC não está nesse patamar e não se percebe qual o motivo da sua chamada (entende-se mais a postura por Toti Gomes, que atua com o pé esquerdo, embora seja uma insistência com poucas boas justificações).

Estatísticas de Raphael Guerreiro. Fonte: FBREF

Se todos estiverem a 100%, Roberto Martínez terá que chamar dois laterais direitos e dois laterais esquerdos. Mesmo não conhecendo os adversários de Portugal na competição, sabemos que serão muito mais complicados do os do grupo J do apuramento para o Campeonato da Europa 2024. João Cancelo, Diogo Dalot, Raphael Guerreiro e Nuno Mendes, todos em forma, serão eleitos. Caso exista o desejo de se atuar com um lateral esquerdo de pé contrário, João Cancelo poderá desempenhar tal função, não havendo necessidade de chamar outro elemento.

Uma outra dúvida que paira no ar é a escolha entre Otávio e Matheus Nunes. Não sendo jogadores exatamente iguais, há uma vaga que estará entre eles, porque os restantes postos estão todos ocupados. Acredito que Matheus Nunes acabe por ser o eleito, já que está num nível competitivo muito maior, onde poderá lutar por todos os títulos da Europa, ao serviço do Manchester City FC. A quantidade de jogos que os ingleses terão que disputar na segunda metade da época, levará a que Pep Guardiola utilize recorrentemente o português e que o mesmo consiga assumir o protagonismo em certas partidas. Otávio, no Al Nassr FC, apesar de mostrar um gráfico muito superior, não terá partidas da mesma exigência, o que pode ser um ponto chave para a escolha de Roberto Martínez (o mesmo se aplica a Rúben Neves). No entanto, se Otávio for o escolhido, não haverá nenhum sentimento de surpresa.

Estatísticas comparadas de Matheus Nunes e Otávio. Fonte: FBREF

Ainda assim, as dúvidas são poucas e a estrutura base está mais que montada. Atletas como Pedro Gonçalves, Mário Rui ou Paulinho mereciam ter sido chamados ao longo desta caminhada, mas tiveram sempre as portas fechada. Roberto Martínez é inflexível neste aspeto e isso não irá mudar em junho de 2024. A lista que escrevi, provavelmente não seria a que eu escolheria para levar a Alemanha, mas estará muito próxima à que iremos ter.

Possível convocatória:

Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício, José Sá;

Defesas: João Cancelo, Diogo Dalot, Pepe, António Silva, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Nuno Mendes;

Médios: Danilo, João Palhinha, João Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Matheus Nunes, Vitinha;

Avançados: Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Ricardo Horta, Gonçalo Ramos, João Félix;

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Toluca de Paulinho vence e entra com o pé direito na Liga do México

O Toluca venceu esta madrugada o Necaxa por 3-1 na primeira jornada da Liga do México. Paulinho foi titular.

Arthur Cabral marca primeiro golo com a camisola do Botafogo

O Botafogo venceu esta madrugada o Vasco da Gama por 2-0 na jornada 13 do Brasileirão. Arthur Cabral estreou-se a marcar.

Lionel Messi bisa pelo 5.º jogo consecutivo na MLS: Eis os golos

O Inter Miami venceu este sábado o Nashville por 2-1 na MLS. Lionel Messi continua em destaque com mais um bis.

Estoril Praia fecha médio que jogou contra Portugal no Euro Sub-21

O Estoril Praia garantiu a contratação de Nodar Lominadze. Médio de 23 anos termina ligação ao Dinamo Tbilisi e ruma a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Fechado: Gil Vicente vende Félix Correia para a Ligue 1 por 7 milhões de euros

Félix Correia vai deixar Gil Vicente e rumar ao Lille. Franceses pagam 7 milhões de euros ao clube da Primeira Liga.

Filipe Luís arrasa estrela do Flamengo: «Comportamento e atitude foram lamentáveis e roçaram o ridículo»

Filipe Luís não teve meias palavras e deixou duras críticas contra Pedro. O avançado do Flamengo não foi incluído nos convocados do clube e o técnico explicou porquê.

Botafogo bate Vasco da Gama na estreia de Davide Ancelotti e com golo de Arthur Cabral

O Botafogo bateu o Vasco da Gama por 2-0, na 13.ª jornada do Brasileirão. O jogo marcou a estreia de Davide Ancelotti no cargo de técnico do fogão.