Portugal x Israel | Hora de afinar o ataque

Jogo Particular: quarta-feira, 19h45, 9 de junho de 2021

ANTEVISÃO: ÚLTIMOS AJUSTES DE PORTUGAL ANTES DO EURO 2020

Depois de em Madrid ter procurado trabalhar a equipa do ponto de vista defensivo, Fernando Santos deve, agora, virar-se para o ataque. O oponente é de nível inferior aos que a Seleção vai encontrar no Campeonato da Europa, mas o objetivo não é só tentar aumentar os níveis de confiança do plantel.

É O ÚLTIMO TESTE ANTES DO CAMPEONATO DA EUROPA PARA A SELEÇÃO PORTUGUESA! SERÁ QUE OS COMANDADOS DE FERNANDO SANTOS VÃO PASSAR COM NOTA POSITIVA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

A seleção israelita vai apresentar um bloco baixo e muito fechado, que vai obrigar a equipa das quinas a procurar soluções para transpor a linha adversária. No passado dia cinco, frente a Montenegro, o treinador Willi Ruttensteiner montou um 5x3x2 que deverá recuperar para o jogo de hoje. E é por isso que esta escolha não é um acaso.

Em primeiro porque Portugal já revelou dificuldades em superar equipas que apresentem uma estratégia mais defensiva e entreguem a iniciativa de jogo. Depois, porque vão ser esses mesmos desafios com que a Seleção se vai deparar no jogo da primeira jornada, frente à Hungria. Ainda assim, é importante ressalvar que, neste momento, Israel estará uns furos abaixo da equipa magiar.

Os israelitas vêm de um triunfo por 3-1 no amigável em Montenegro. Na qualificação para o Mundial 20022 arrecadaram, até agora, quatro pontos, em nove possíveis. Apesar da principal arma ser a coesão defensiva, muitas das figuras estão no ataque. Jogadores como Eren Zahavi (PSV Eindhoven) e Manor Solomon (FC Shakhtar Donetsk) podem criar alguns problemas.

Portugal tem vantagem no confronto direto: três vitórias, dois empates e uma derrota. No entanto, os israelitas foram um adversário traiçoeiro da última vez que se cruzaram com a Seleção das Quinas. Na qualificação para o Mundial 2014, registaram-se dois empates: três igual em Ramat Gan e 1-1 em Alvalade. Tal como há 8 anos, será o estádio do Sporting CP a receber o duelo.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O primeiro jogo entre as duas seleções foi em 1980, na qualificação para o Mundial de 82. Portugal ganhou por 3-0, com bis de Humberto Coelho e golo de Rui Jordão.
  2. Israel só venceu Portugal uma vez: 4-1, também num jogo de qualificação para Mundial 1982.
  3. Em relação ao último jogo frente a Israel (outubro de 2013), cinco jogadores portugueses continuam na convocatória: Rui Patrício, Anthony Lopes, Pepe, João Moutinho e Cristiano Ronaldo.
  4. Israel ocupa o 85º lugar no ranking FIFA. O lugar mais alto que registou foi o 18º, em 2008.
  5. Fernando Santos já defrontou Israel por duas vezes. Foi na qualificação para o Euro 2012, ao comando da Grécia, e venceu as duas partidas.
  6. Willi Ruttensteiner assumiu o cargo de selecionar israelita em 2020, levando 3 vitórias em 9 jogos.
  7. Dor Jan, avançado do FC Paços de Ferreira, é o único jogador israelita a jogar na Liga Portuguesa. A marca de um golo, em dez jogos, não foi suficiente para ser convocado.
  8. Na Liga Israelita jogam quatro portugueses: Miguel Vítor, Josué, André Geraldes e Jucie Lupeta.
  9. Portugal não perde em Alvalade desde 2015. 0-1 num particular frente a França.
  10. Desde 2012 que Portugal não perde o último jogo antes de uma grande competição. Na altura, foi derrotado pela Turquia (1-3) antes de partir para o Campeonato da Europa.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

André Silva (Portugal) – O segundo melhor marcador da Liga Alemã acabou por não ser utilizado diante da Espanha, opção que valeu um coro de críticas a Fernando Santos. Frente a Israel a ideia será outra. Perante uma equipa de bloco baixo, o selecionador vai testar soluções para o ataque e André Silva deverá entrar na equação. O ponta de lança do Eintracht Frankfurt vai ter uma oportunidade para mostrar que consegue transpor a sua veia goleadora para a Seleção. Quem sabe, a tempo de garantir a titularidade para o Europeu.

 

Eren Zahavi (Israel) – Desde a retirada de Yossi Benayoun que Eran Zahavi tem sido a figura da seleção de Israel. O avançado leva 26 golos em 63 internacionalizações, aos quais acrescenta mais de 300 a nível de clubes. Aos 33 anos, Zahavi ainda tem muito para dar. Que o digam os 17 golos marcados ao serviço do PSV e os 7 (em 11 jogos) apontados na Seleção esta época.

 

XI’S PROVÁVEIS E BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Portugal: Anthony Lopes; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes; Danilo, João Moutinho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e André Silva

Treinador: Fernando Santos

“Estamos centrados no processo de jogo da equipa, o que queremos fazer nos vários momentos. Estes jogos com Espanha e Israel têm a ver com a evolução do processo, não vai haver nenhum exame.”

Bola na Rede: Como tem visto a adaptação de jovens jogadores portugueses, como Nuno Mendes, à Seleção Nacional?

Rúben Neves: A integração [dos jogadores mais jovens] tem sido muito boa. Temos um grupo excelente de pessoas e muito unido. Estão a 100% connosco, sentiram desde o início que acreditamos e confiamos neles.

 

Israel: Martziano; Eli Dasa, Ofri Arad, Eitan Tibi, Orel Dgani, Menahem; Dor Peretz, Birbras Natkho, Manor Solomon; Eren Zahavi e Malede

Treinador: Willi Ruttensteiner

“Tentei encontrar algumas fraquezas em Portugal, para estarmos preparados para o jogo e fazermos o nosso melhor. Seria um ótimo resultado se visse os jogadores a darem 100 por cento e estar muito fortes como seleção.”

 

PREVISÃO DO RESULTADO: PORTUGAL 3-1 ISRAEL

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.