- Advertisement -
Liga das Nações, fase de grupos: quinta-feira, 5 de setembro de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO: TESTE DIFÍCIL APÓS UM EUROPEU DUVISOSO

No Estádio da Luz, Portugal recebe a Croácia naquele que é o primeiro jogo, pós-Europeu e desta edição da Liga das Nações. Os lusos estão no grupo 1 com a Croácia, Escócia e Polónia e apesar das dificuldades inerentes que terão nos confrontos, há uma dose de favoritismo para Portugal que tem a melhor equipa, em teoria.

Contudo, o primeiro jogo é perante a Croácia, seleção que não deixa saudades. No último confronto a seleção portuguesa perdeu, por 2-1, no Estádio do Jamor após uma exibição que levantou diversos pontos de interrogação. Neste momento e com seis alterações relativamente à última convocatória, Roberto Martinez terá de fazer algumas experiências na competição, algo que pode ser benéfico para um conjunto que necessita. Pote ou Trincão são os nomes, das novidades, que chamam mais à atenção para os próximos dois jogos.

Do outro lado, prevalece uma seleção bastante combativa que, apesar não ter estado no nível habitual no Euro 2024, e alguns dos seus jogadores já terem idades avançadas, o último jogo contra Portugal, em junho, comprovou que a inteligência e a qualidade são permanentes.

Portugal é o favorito, logicamente, pois junta a qualidade da equipa ao fator casa que tem sempre impacto, principalmente no contexto de seleção.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será o nono jogo entre as duas seleções.
  2. A contar para a Liga das Nações é o terceiro confronto.
  3. Em toda a história dos jogos entre Portugal e Croácia, a seleção lusa venceu por seis oportunidades.
  4. Em contrapartida, a Croácia venceu apenas um jogo.
  5. Nos últimos cinco jogos, Portugal venceu por três vezes, empatou duas e perdeu uma.
  6. Já os croatas nos últimos cinco duelos venceram duas vezes, empataram outras duas e perderam uma.
  7. No Europeu 2024, a Seleção Nacional chegou aos quartos de final da competição.
  8. A Croácia, nessa mesma competição, não ultrapassou a fase de grupos.
  9. Ivan Perisic é o jogador que esteve presente em mais jogos entre as seleções.
  10. Os melhores marcadores na história do confronto são João Félix, Diogo Jota, Rúben Dias e Mateo Kovacic todos com dois golos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Gonçalves: O avançado do Sporting é uma das principais figuras desta convocatória de Roberto Martinez. Uma convocação que já vem com um ano de atraso, mas que finalmente se concretizou. Há várias épocas que «Pote» é a principal figura dos leões e os números espelham-no. Em 183 jogos de leão ao peito, o internacional português tem 80 golos e 47 assistências. Dados que salientam a preponderância que tem para os atuais campeões nacionais comandados por Ruben Amorim. Fica a curiosidade para saber em que posição será utilizado na equipa nestes jogos com a Croácia e Escócia a contar para a Liga das Nações.

Mateo Kovacic: Treinado por Pep Guardiola no Manchester City, o médio croata não teve uma adaptação fácil em Manchester, mas na atual temporada está a ser um dos principais jogadores da equipa, com impacto tanto a nível ofensivo como defensivo. Na seleção é um dos líderes e faz parte de um meio-campo histórico para o futebol do seu país com Modric e Brozovic.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Nuno Mendes, João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Pedro Neto

Treinador: Roberto Martínez

«A Croácia uma equipa que gosta de ter bola, duas equipas que lutam para ter a bola e o futebol de ataque é sempre um bom jogo para os adeptos. É um Portugal com muita ambição e ansioso de voltar ao campo».

Croácia: Dominik Livakovic, Josip Stanisic, Marin Pongracic, Josip Sutalo, Josko Gvardiol, Mateo Kovacic, Luka Modric, Mario Pasalic, Ivan Perisic, Andrej Kramaric e Luka Sucic

Treinador: Zlatko Dalic

«Os portugueses são provavelmente os favoritos aos dois primeiros lugares».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 Croácia

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.