Um novo capítulo | Portugal x Croácia

- Advertisement -
Liga das Nações, fase de grupos: quinta-feira, 5 de setembro de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO: TESTE DIFÍCIL APÓS UM EUROPEU DUVISOSO

No Estádio da Luz, Portugal recebe a Croácia naquele que é o primeiro jogo, pós-Europeu e desta edição da Liga das Nações. Os lusos estão no grupo 1 com a Croácia, Escócia e Polónia e apesar das dificuldades inerentes que terão nos confrontos, há uma dose de favoritismo para Portugal que tem a melhor equipa, em teoria.

Contudo, o primeiro jogo é perante a Croácia, seleção que não deixa saudades. No último confronto a seleção portuguesa perdeu, por 2-1, no Estádio do Jamor após uma exibição que levantou diversos pontos de interrogação. Neste momento e com seis alterações relativamente à última convocatória, Roberto Martinez terá de fazer algumas experiências na competição, algo que pode ser benéfico para um conjunto que necessita. Pote ou Trincão são os nomes, das novidades, que chamam mais à atenção para os próximos dois jogos.

Do outro lado, prevalece uma seleção bastante combativa que, apesar não ter estado no nível habitual no Euro 2024, e alguns dos seus jogadores já terem idades avançadas, o último jogo contra Portugal, em junho, comprovou que a inteligência e a qualidade são permanentes.

Portugal é o favorito, logicamente, pois junta a qualidade da equipa ao fator casa que tem sempre impacto, principalmente no contexto de seleção.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será o nono jogo entre as duas seleções.
  2. A contar para a Liga das Nações é o terceiro confronto.
  3. Em toda a história dos jogos entre Portugal e Croácia, a seleção lusa venceu por seis oportunidades.
  4. Em contrapartida, a Croácia venceu apenas um jogo.
  5. Nos últimos cinco jogos, Portugal venceu por três vezes, empatou duas e perdeu uma.
  6. Já os croatas nos últimos cinco duelos venceram duas vezes, empataram outras duas e perderam uma.
  7. No Europeu 2024, a Seleção Nacional chegou aos quartos de final da competição.
  8. A Croácia, nessa mesma competição, não ultrapassou a fase de grupos.
  9. Ivan Perisic é o jogador que esteve presente em mais jogos entre as seleções.
  10. Os melhores marcadores na história do confronto são João Félix, Diogo Jota, Rúben Dias e Mateo Kovacic todos com dois golos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Gonçalves: O avançado do Sporting é uma das principais figuras desta convocatória de Roberto Martinez. Uma convocação que já vem com um ano de atraso, mas que finalmente se concretizou. Há várias épocas que «Pote» é a principal figura dos leões e os números espelham-no. Em 183 jogos de leão ao peito, o internacional português tem 80 golos e 47 assistências. Dados que salientam a preponderância que tem para os atuais campeões nacionais comandados por Ruben Amorim. Fica a curiosidade para saber em que posição será utilizado na equipa nestes jogos com a Croácia e Escócia a contar para a Liga das Nações.

Mateo Kovacic: Treinado por Pep Guardiola no Manchester City, o médio croata não teve uma adaptação fácil em Manchester, mas na atual temporada está a ser um dos principais jogadores da equipa, com impacto tanto a nível ofensivo como defensivo. Na seleção é um dos líderes e faz parte de um meio-campo histórico para o futebol do seu país com Modric e Brozovic.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Nuno Mendes, João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Pedro Neto

Treinador: Roberto Martínez

«A Croácia uma equipa que gosta de ter bola, duas equipas que lutam para ter a bola e o futebol de ataque é sempre um bom jogo para os adeptos. É um Portugal com muita ambição e ansioso de voltar ao campo».

Croácia: Dominik Livakovic, Josip Stanisic, Marin Pongracic, Josip Sutalo, Josko Gvardiol, Mateo Kovacic, Luka Modric, Mario Pasalic, Ivan Perisic, Andrej Kramaric e Luka Sucic

Treinador: Zlatko Dalic

«Os portugueses são provavelmente os favoritos aos dois primeiros lugares».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 Croácia

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deixa mensagem para António Silva: «Um de nós»

O Benfica deixou mensagem para António Silva. «Um de nós», lê-se na publicação partilhada pelo clube encarnado nas redes sociais.

Diogo Costa mostra-se rendido a Victor Froholdt e elogia depois jogador do Sporting: «Cresceu muito e eu admiro-o»

Diogo Costa falou sobre muitos temas em entrevista. Guarda-redes do FC Porto destacou Victor Froholdt e Francisco Trincão.

Diogo Costa em larga entrevista: «Somos um povo que está sempre disposto a sofrer pelo sucesso»

Diogo Costa falou de muitos temas: chegada de Francesco Farioli, morte de Jorge Costa, ser capitão do FC Porto, Mundial 2026 e mais.

Jordan Holsgrove de fora: Conhecidos os convocados da Escócia para o Mundial 2026

Já são conhecidos os convocados da Escócia para o Mundial 2026. Jordan Holsgrove (médio do Estoril Praia) ficou fora dos eleitos.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting paga 20 milhões de euros e pode fechar reforço em breve

O Sporting aproxima-se da contratação de Issa Doumbia. Leões estão perto de um acordo com o Venezia pelo médio de 22 anos.

Trubin revela conselhos de José Mourinho, elogia De Zerbi e ainda afirma: «Não há nenhum jovem jogador que não queira jogar na Premier League»

Anatoliy Trubin deixa elogios a José Mourinho e Roberto De Zerbi. Guarda-redes fala também sobre a Premier League e ida à Seleção.

Qualificação Roland Garros: Jaime Faria segue em frente após vencer antigo n.º 3 do mundo

Jaime Faria está garantido na segunda ronda da fase de qualificação de Roland Garros. Tenista português venceu o búlgaro Grigor Dimitrov.