Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

AZ Alkmaar goleia PSV por 4-0 e conquista a Supertaça dos Países Baixos

Na Supertaça dos Países Baixos, quem levou a melhor foi o AZ Alkmaar ao golear o PSV por uns expressivos 4-0.

FC Porto pondera apresentar pedido de indemnização devido à lesão de Jan Bednarek

O FC Porto vai apresentar uma exposição à FPF do relvado do Estádio Cidade Coimbra e pondera requerer um pedido de indemnização.

WWE SummerSlam: Do passado para o futuro

Pela segunda vez na história da WWE, o SummerSlam foi um evento de duas noites, com seis combates distribuídos por cada uma

Problema resolvido: Souleymane Faye é reforço do Lorient

Souleymane Faye deixou de ser jogador do Sporting. O extremo foi confirmado por empréstimo do Lorient.

PUB

Mais Artigos Populares

Cabem no ‘casting’ do Benfica? Há 2 defesas centrais lusos livres no mercado

O Benfica está em busca de um novo defesa central. Jonathan Jesus é o nome mais recentemente apontado à Luz.

Más notícias: Florentino Luís não vai regressar à Premier League… pelo menos para já

Florentino Luís não vai ser jogador do Hull City. O médio deve sair do Burnley a título definitivo neste mercado.

Benfica tem concorrência vinda da La Liga por Jonathan Jesus: eis os emblemas interessados

Jonathan Jesus interessa ao Benfica, mas existem mais interessados no defesa central brasileiro, principalmente na La Liga.