Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave x Sporting: Luis Suárez bisa na partida e assina o 4-0 na primeira parte

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Luis Suárez apontou o quarto golo da equipa de Rui Borges.

Cristiano Ronaldo decisivo dá vitória ao Al Nassr frente ao Al Taawon: Eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória do Al Nassr sobre o Al Taawon por duas bolas a uma no campeonato da Arábia Saudita.

Conrad Harder na rota do Sevilha: Eis os detalhes sobre o futuro do ex-Sporting

O Sevilha está a negociar o empréstimo do jovem avançado dinamarquês Conrad Harder, antigo jogador do Sporting que pertence atualmente ao Leipzig.

Geny Catamo e Luis Suárez dilatam vantagem do Sporting frente ao Rio Ave

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Geny Catamo dilatou a vantagem dos leões ao minuto 19'.

PUB

Mais Artigos Populares

Flávio Gonçalves coloca Sporting em vantagem em Vila do Conde

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Flávio Gonçalves inaugurou o marcador a favor dos leões.

Leiria bate Tondela por 2-0 no único jogo do dia na Segunda Liga

O Leiria recebeu e venceu o Tondela por dois a zero, com golos de Fernandez e Ondo na segunda parte do encontro.

Hat-trick de ex-Famalicão na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi

O ex-Famalicão Zabiri assinou um hat-trick na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi por três bolas a duas.