Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Zalazar explica derrocada do Sporting na estreia na nova época: «Creio que relaxámos um pouco nos últimos minutos»

Rodrigo Zalazar analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.

Eduardo Quaresma ‘borra a pintura’ e Estrela da Amadora ganha esperança frente ao Sporting

O Estrela da Amadora e o Sporting estão a enfrentar-se durante a noite deste sábado, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

Eis os 6 destaques do Estrela da Amadora 2-2 Sporting

Estrela da Amadora e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste sábado, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

Sporting deixa-se dormir e empata contra o Estrela da Amadora

Estrela da Amadora e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste sábado, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Coelho explica ausência de destaque do Casa Pia das escolhas: «Pediu para sair. Não o fez da forma mais correta e está sob...

Filipe Coelho analisou a derrota do Casa Pia diante do Marítimo. Treinador dos gansos explicou ainda ausência de Jérémy Livolant.

Mafra goleia e Belenenses vence pela margem mínima: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Mafra goleou o Vitória Sernache por 5-0 e o Belenenses bateu o Caldas por 1-0 na estreia. Eis os resultados do dia.

Grémio de Luís Castro vence São Paulo no Brasileirão e respira melhor com 2ª vitória consecutiva

O Grémio garantiu mais uma vitória, desta vez no Brasileirão. Triunfo diante do São Paulo fundamental para Luís Castro.