Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva e o estilo de jogo que pretende implementar no Benfica: «Uma coisa é ter uma mentalidade dominante, outra é ser uma equipa...

Marco Silva fez a antevisão ao jogo entre Benfica e Académico de Viseu, relativo à jornada inaugural da Primeira Liga.

Marco Silva e o jogo do Benfica à porta fechada: «Se achamos que é assim que se resolvem problemas, estamos enganados»

Marco Silva fez a antevisão ao jogo entre Benfica e Académico de Viseu, relativo à jornada inaugural da Primeira Liga.

Marco Silva revela os cinco capitães do Benfica para a temporada 2026/27

Marco Silva fez a antevisão ao jogo entre Benfica e Académico de Viseu, relativo à jornada inaugural da Primeira Liga.

Marco Silva projeta duelo entre Benfica e Académico Viseu: «Organização e qualidade são duas das caraterísticas das equipas do Bruno Pinheiro»

Marco Silva realiza, a partir das 13h30, a conferência de imprensa de antevisão ao jogo entre Benfica e Académico de Viseu.

PUB

Mais Artigos Populares

Everton contrata Christian Norgaard

Christian Norgaard reforça o Everton. O médio-defensivo chega do Arsenal por 8,2 milhões de euros e assina um contrato válido por duas épocas.

Arouca contrata Orest Lebedenko

Orest Lebedenko anunciado no Arouca. O lateral-esquerdo troca o Vitória SC e assina um contrato válido até ao final de junho de 2028.

Académico de Viseu contrata Mohamed Bouldini

Mohamed Bouldini foi anunciado no Académico de Viseu. O ponta-lança assina um contrato válido até junho de 2027.