Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Mora a caminho da AS Roma: eis os detalhes do contrato do médio ofensivo

Rodrigo Mora está cada vez mais perto de ser jogador da AS Roma ainda neste mercado. O médio ofensivo deve sair do FC Porto.

Benfica: valor pretendido por Richard Ríos definido e destino está descartado

O Benfica procura receber 40 milhões de euros por Richard Ríos, que não deve regressar ao Brasil neste mercado de transferências.

Benfica: imprensa internacional volta a apontar uma saída para Dodi Lukebakio

Dodi Lukebakio ainda pode sair do Benfica neste mercado de transferências. O extremo está a ser apontado ao Besiktas.

Depois de perder a corrida por Rodri: José Mourinho já deu o seu aval e novo alvo do Real Madrid está definido

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Martín Zubimendi. José Mourinho deu o seu aval para a compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: excedentário é para sair esta semana e com destino quase definido

O Sevilha quer fechar a contratação de Giorgi Kochorashvili, médio que pertence aos quadros do Sporting e que não entra nos planos de Rui Borges.

AS Roma já prepara concorrência para Rodrigo Mora e vai contratar craque a técnico português

A AS Roma está interessado em contratar Malick Fofana, avançando pela jovem promessa depois de fechar a compra de Rodrigo Mora.

Benfica prestes a lucrar com venda de Diego Moreira ao AC Milan: Sabe quanto vão ganhar os encarnados

A transferência de Diego Moreira para o AC Milan por 45 milhões garante ao Benfica um encaixe financeiro de 675 mil euros.