Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting, FC Porto e Benfica vencem com exibições demolidoras: Eis todos os resultados da 5.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol

Sporting, FC Porto e Benfica golearam na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol. Eis todos os resultados da ronda.

Sem Kika Nazareth Barcelona goleia Paris FC e Lyon esmaga Servette: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

O Barcelona venceu o Paris FC por 5-2 na Liga dos Campeões Feminina, num dia marcado pela goleada expressiva do Lyon ao Servette.

Craig Bellamy em antevisão ao Portugal x País de Gales: «Isto é como a Liga dos Campeões»

Craig Bellamy elogiou Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na antevisão ao Portugal x País de Gales para a Liga das Nações.

E seja o que Jesus quiser | Portugal x País de Gales

O Estádio José Alvalade será palco da estreia de Portugal nesta edição da Liga das Nações, onde irá defrontar a seleção do País de Gales

PUB

Mais Artigos Populares

Clássico ainda mexe: Benfica exige interdição do Estádio do Dragão e castigo para Gabri Veiga

O Benfica apresentou uma exposição formal no Conselho de Disciplina da FPF pedindo a interdição do Estádio do Dragão e várias sanções disciplinares.

Crise no Paços de Ferreira: Sócios destituem direção de Rui Abreu e elegem comissão provisória

Os associados do Paços de Ferreira aprovaram a destituição da direção presidida por Rui Abreu e nomearam uma comissão provisória de gestão.

Leandro Barreiro elogia papel com Marco Silva e fala sobre interesse da Arábia Saudita: «Uma história engraçada, mas não me afetou»

Leandro Barreiro desvalorizou os rumores do mercado, elogiou Marco Silva e destacou o seu bom momento de forma no Benfica.