📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma laranja assim afasta qualquer constipação…

- Advertisement -

A Holanda e a Itália falharam o Mundial deste Verão. Se era pouco comum uma das duas ficar de fora, então as duas de fora em simultâneo… São dois os pontos de vista que associo a este acontecimento: primeiro, o claro demérito em relação a gerações anteriores por parte das seleções em questão; segundo, o mérito de seleções sem grande expressão internacional, que começam a habitar na mesma selva que os outros.

Foi semi-finalista do Mundial 2014, não há muito tempo, e ainda conta com peças importantes dessa ocasião, bem como novas ainda por “aparafusar”. Mas não foi apenas no Mundial 2018 que a Holanda não esteve presente. Muitos já não se recordam, independentemente de ter sido há muito pouco tempo, mas a verdade é que a Holanda também não conseguiu figurar no Euro 2016.

A caravana passa, e hoje tudo se inverte. Uma seleção que respira bom futebol, recheada de talento, como sempre foi. Os holandeses viram, certamente, na Liga das Nações algo não tão importante como, por exemplo, Europeus ou Mundiais. Isto ao início. Neste momento, acredito que estamos perante o inverso. Trata-se de um povo que adora futebol e via a seleção da sua pátria desacreditada, mas após os confrontos com França e Alemanha, os três do mesmo grupo, quem seguiu foram os holandeses.

Bergwijn estreou-se há pouco pela Holanda e é exemplo de sangue novo
Fonte: KNVB

Esta federação precisava muito de regressar ao topo. Sempre lhe foi reconhecido potencial, no que ao futebol AA diz respeito. Porém, os resultados não iam condizendo com a reputação que a Holanda ostenta no futebol. Não se tratou apenas de um apuramento. Tratou-se do regresso de um futebol bem organizado e detalhado, rápido e intenso, bem ao estilo holandês, oculto durante quatro anos…

Neste momento, conta com um guarda-redes muito seguro, ao nível dos melhores (Cilessen), um defesa central de elevada fasquia (Van Dijk), um médio de classe mundial (Wijnaldum), e um incrível Memphis Depay. Em cada setor, como sempre foi, encontra-se um especialista dessa posição, e a eclosão de um avançado como Justin Kluivert pode muito bem complementar da melhor forma esta equipa. De Ligt, do Ajax, será certamente o companheiro do central do Liverpool no próximo Euro.

A seleção holandesa foi um vulcão durante muito tempo, passou uns maus bocados, perdeu inúmeras finais e semi-finais quando tinha uma seleção absolutamente fantástica, mas, como qualquer vulcão, chega a um ponto em que explode. Vem tudo cá para baixo. O talento para o futebol na Holanda não vem só do Ajax. Antes de o miúdo se formar em qualquer escola, já tem algo especial, propício para o futebol. Da mesma forma que “arrumou” com os dois últimos campeões mundiais, não será de espantar um regresso por parte da Holanda à elite, assim do nada…

Foto de capa: KNVB

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.