Grécia Sub-21 0-4 Portugal Sub-21: Fizeram deles iogurte

A CRÓNICA: QUEM TEM UM FÁBIO TEM TUDO, QUEM TEM TRÊS, ENTÃO…

Os sub-21 de Portugal foram a Tripoli bater a Grécia por quatro bolas a zero, selando, no mínimo, o segundo lugar no grupo e, por consequência, a presença no play-off de qualificação para o Europeu 2023. Caso garanta o primeiro posto, terá bilhete direto (tem mais dois pontos do que os gregos e três jogos por disputar – à Grécia faltam dois).

Os primeiros minutos deram o mote para o que se seguiria: só deu Portugal. A malha foi apertando sobre a defensiva grega e aos 12 minutos surgiu mesmo o golo inaugural. Servido por Gonçalo Ramos, Fábio Carvalho, com qualidade e tranquilidade, atirou cruzado pela relva e bateu Tzolakis. O golo deixou a turma lusa ainda mais confortável com bola e seis minutos volvidos só a trave impediu que Ramos pontificasse da melhor forma uma exímia jogada de contragolpe.

A Grécia deu ar da sua graça, mas não evitou a desgraça do segundo golo, que nasceu da grande penalidade cometida por Christopoulos sobre Fábio Silva e convertida por Fábio Vieira, aos 32 minutos. Aos 38´, os visitados tiveram na cabeça de Ioannidis a possibilidade de reduzir, mas uma tremenda parada de Celton Biai, com a mão esquerda, garantiu a manutenção do 0-2… por uns minutos.

Portugal - Grécia
Fonte: FPF/André Sanano

Ao cair do pano da primeira parte, um passe a rasgar de Fábio Carvalho encontrou a boa desmarcação de Fábio Silva, que atirou rasteiro para o 0-3 registado ao intervalo. Para a segunda parte, Portugal escolheu classe. As jogadas individuais e coletivas de qualidade encantadora sucediam-se quase em catadupa, com um conforto na troca de bola de gente madura.

A segunda parte disputou-se praticamente entre Portugal e Tzolakis. O quarto golo acabaria por chegar sem surpresa, com os substitutos Afonso Sousa e Henrique Araújo em destaque. O primeiro roubou a bola e deu-a ao segundo, que finalizou de primeira, de canhota. O resultado folgado ainda abriu portas a algumas estreias.

 

A FIGURA

Portugal - Grécia
Fonte: FPF/André Sanano

Fábio Carvalho – Qualquer um dos três apelidos poderia estar aqui. Toda a turma portuguesa esteve bem, todo o Fábio esteve ainda melhor. O do Fulham FC esteve, apenas, meio furo acima dos outros dois (note-se que estamos a falar de minudências num espetro de qualidade enorme). O que joga e oque faz jogar é simplesmente fantástico.

Marcou, deu a marcar e esteve muito em jogo, notando-se o ritmo de futebol inglês, mas também o cansaço que o fez sair aos 73 minutos. Já tinha feito o que tinha a fazer, de qualquer maneira.

 

O FORA DE JOGO

Portugal - Grécia
Fonte: FPF/André Sanano

Christos Tzolis – Foram poucos os jogadores gregos que não estiveram mal, mas Tzolis conseguiu estar pior do que os colegas, sobretudo tendo em conta que a bitola técnica do jogador do Norwich City FC não se compara à dos restantes titulares desta jovem seleção grega. Esteve pouco em jogo, nem jogando, nem fazendo jogar.

Reclamou muito e sempre sem razão e ainda viu um amarelo, aumentando a instabilidade emocional de uma seleção que se via derrotada em todos os aspetos. Habitualmente a figura desta equipa pela positiva, hoje foi-o pela negativa.

 

ANÁLISE TÁTICA – GRÉCIA SUB-21

Os sub-21 gregos apresentaram-se num 4-4-2 mais clássico, com praticamente três linhas imutáveis. Era Tzolis quem jogava na frente com Ioannidis, com Zagaritis na ala esquerda e Sourlis na direita, ladeando os médios Tsiggaras e Kanellopoulos. Nos raros momentos em que tinha o controlo da posse de bola, a Grécia Sub-21 procurava sair pelas alas, sobretudo pela esquerda, sabendo os gregos que seria difícil “ganhar” a batalha a meio-campo no corredor central.

As arrancadas de Zagaritis eram muito procuradas, bem como os movimentos de recuo do ponta-de-lança Ioannidis para receber a bola e tentar segurá-la. A principal estratégia grega passava por endereçar bolas da esquerda para a área, procurando tirar proveito da estatura, da forte presença na área e da qualidade no jogo aéreo do seu número “9”.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

 Tzolakis (6)

Diamantis (5)

Michelis (5)

Giannis Christopoulos (5)

Liasos (5)

Sourlis (6)

Tsiggaras (5)

Kanellopoulos (5)

Zagaritis (6)

Tzolis (4)

Ioannidis (6)

SUBS UTILIZADOS

Efthymios Christopoulos (6)

Athanasakopoulos (5)

Sardelis (5)

Antzoulas (-)

Koutsoupias (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL SUB-21

Rui Jorge optou por um 4-4-2 losango, com Fábio Vieira nas costas de Gonçalo Ramos e Fábio Silva, Paulo Bernardo como interior direito e Fábio Carvalho como interior esquerdo. Tiago Dantas era o médio mais recuado. O conforto com a bola em sua posse fazia do jogo português um maioritariamente posicional, mas os jovens lusitanos mostraram-se pontualmente muito fortes nas transições rápidas.

Ainda assim, a presença de quatro médios que gostam de ter bola e que jogam todos preferencialmente em terrenos interiores só podia redundar na circulação de bola. De resto, a utilização de Tiago Dantas como vértice mais recuado do losango permitia desde logo sair a jogar com segurança desde terrenos recuados.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Celton Biai (6)

João Mário (7)

Alexandre Penetra (6)

Eduardo Quaresma (6)

Tomás Tavares (6)

Fábio Carvalho (9)

Fábio Vieira (8)

Tiago Dantas (8)

 Paulo Bernardo (7)

Gonçalo Ramos (6)

Fábio Silva (8)

SUBS UTILIZADOS

Afonso Sousa (6)

Henrique Araújo (6)

Bernardo Folha (5)

Tiago Araújo (5)

Tiago Almeida (-)

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana avança que Otávio quer deixar o FC Porto e tem clubes interessados

Otávio Ataíde quer deixar o FC Porto. Em Itália, garantem que o central tem interessados em solo transalpino.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de fechar 3 jogadores do Botafogo de Renato Paiva por 34 milhões de euros

O Nottingham Forest está próximo de contratar três jogadores do Botafogo. Negócio feito na casa dos 34 milhões de euros.

A situação dos guarda-redes do Sporting no mercado

O Sporting conta com alguns guarda-redes sob contrato e existem alguns elementos que podem deixar Alvalade no verão.

Enzo Le Fée oficializado no Sunderland em definitivo após a subida à Premier League

Enzo Le Fée foi confirmado como reforço em definitivo do Sunderland. O médio francês estava no clube por empréstimo da AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Puma apresenta nova bola da Premier League para a próxima temporada

A nova bola da Premier League para a próxima época chama-se PUMA Orbita Ultimate PL. Lançamento já foi realizado.

Ansu Fati muito perto de deixar o Barcelona para rumar à Ligue 1

Ansu Fati está muito perto de mudar-se para o AS Mónaco. O jogador vai chegar do Barcelona por empréstimo com uma opção de compra.

Portugal vence Noruega em jogo de preparação para o Mundial Feminino de Futsal

Portugal derrotou a Noruega num encontro de preparação para o Mundial de Futsal Feminino. Vitória por 2-1.