O Dicionário de Fernando Santos: João Moutinho

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

João Moutinho: Equilíbrio.

 

Um jogador, acima de tudo, muito completo. Um médio na verdadeira essência da palavra, João Moutinho destaca-se pela forma como consegue dar o seu contributo em todos os aspetos do jogo, quer no plano ofensivo, quer no plano defensivo.

Com uma inteligência notável e, sobretudo, com uma grande capacidade de organização, o jogador do Mónaco consegue ser uma verdadeira extensão do treinador em campo, ditando os ritmos de jogo e orientando os colegas.

Com a qualidade de passe essencial num médio, a que alia também um bom remate e eficácia nas ações defensivas, desde os desarmes ao posicionamento, João Moutinho pode ser o apoio que Portugal precisa nos dois lados do campo. Sempre ao ritmo que o jogo pede, o médio garante a solidez defensiva indispensável para Fernando Santos, mas também alguma qualidade na construção.

Depois de, em 2016, ter chegado a França num momento de forma menos positivo, acabando por ser relegado para o banco de suplentes, João Moutinho estará na Rússia em pleno e a sua luta com Adrien será mais uma boa dor de cabeça para Fernando Santos.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray não desiste de Rodrigo Mora: eis as últimas novidades

O Galatasaray está novamente em contacto com o agente Jorge Mendes por Rodrigo Mora. Turcos continuam interessados.

Luis Suárez deixa nova mensagem enigmática nas redes sociais: «As nossas dificuldades atuais são pequenas e não durarão muito tempo»

Luis Suárez voltou a partilhar uma mensagem de cariz religioso, numa altura em que o avançado tem estado no centro das atenções.

Atenção, Sporting: Luis Suárez está na lista reduzida de gigante da La Liga

O Barcelona tem interesse em Luis Suárez. Avançado colombiano do Sporting faz parte da lista reduzida do emblema da La Liga.

FC Porto define preço para vender Francisco Moura

O FC Porto pretende receber cerca de dez milhões de euros por Francisco Moura. O lateral tem sido associado a vários clubes neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o próximo clube de Darwin Núñez (por empréstimo do Al Hilal)

Darwin Núñez vai ser emprestado pelo Al Hilal ao Trabzonspor por uma temporada. Avançado uruguaio viaja este sábado.

Francesco Farioli destaca FC Porto: «Ter a oportunidade de representar um clube desta dimensão é um privilégio diário e uma grande responsabilidade»

Após a conquista da Supertaça, Francesco Farioli concedeu uma entrevista na qual enalteceu a grandeza do FC Porto.

Médio convence Ruben Amorim e AC Milan recusa 3 abordagens

Yunus Musah é para ficar no AC Milan: é esse o desejo de Ruben Amorim. Rossoneri recusam três abordagens pelo médio.