Brasil 1–2 Sérvia (a.p.) – Sérvios de ouro

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Hoje escreveu-se mais um capítulo da história do futebol sérvio. Protagonizou-o um bando de jovens notáveis com a sua entrega, dedicação e mostras de inegável talento. A Sérvia sagrou-se campeã mundial de sub-20, depois de bater o Brasil, por 2-1, após prolongamento.

Finais são sempre jogos em que as equipas entram com doses extras de contenção e pragmatismo, e a partida de hoje não foi excepção. O Brasil entrou melhor no jogo, assumindo a posse de bola e procurando provar em campo o seu favoritismo. Na primeira parte, as melhores oportunidades de golo foram dos canarinhos, e percebeu-se que a Sérvia estava preparada para esperar pelos brasileiros no seu meio-campo a aproveitar os contra-ataques para criar perigo. Esta foi a toada durante praticamente todo o jogo: o Brasil a tentar mexer com o jogo, a Sérvia concentrada e eficaz nos momentos certos.

É verdade que pareceu quase sempre que o Brasil estava por cima do jogo e mais perto do título mundial, mas também é certo dizer que a Sérvia mostrou sempre uma grande maturidade em campo, que manteve a equipa tranquila e dentro do jogo, durante os 120 minutos. Mesmo com o controlo canarinho, a selecção sérvia conseguiu aguentar as investidas perigosas do poderoso ataque brasileiro e, através da qualidade de jogadores como Zikvovic ou Mandic, colocar em apuros a defesa adversária.

Depois de uma primeira parte mais táctica e fechada, as equipas entraram mais determinadas a marcar no segundo tempo e as oportunidades de golo multiplicaram-se. Aqui, Jean e Rajkovic, os guarda-redes das equipas, estiveram em grande plano e evitaram os golos até ao minuto 70, altura em que Sérvia se adiantou no marcador. Mandic foi o autor do golo.

A tristeza brasileira Fonte: Facebook do Mundial de sub-20
A tristeza brasileira
Fonte: Facebook do Mundial de sub-20

O Brasil não acusou a desvantagem e, instantes depois, restabeleceu a igualdade por intermédio do médio do Manchester United Andreas Pereira. Depois de driblar vários adversários, o jovem médio não deu hipóteses ao guardião sérvio e assinou um grande golo, digno de uma grande final.

Com o empate no marcador e a partida a chegar ao fim, Brasil e Sérvia mostraram que queriam resolver a final nos 90 minutos, mas não conseguiram aproveitar as oportunidades criadas e o jogo foi mesmo para prolongamento.

Na etapa complementar, os nervos e o cansaço começaram a apoderar-se dos jovens jogadores, e o jogo ficou mais aberto e emocional. Ainda assim, o equilíbrio de forças entre americanos e europeus manteve-se até que Maksimovic chutou a bola dourada directamente para a história do futebol sérvio. Aos 118 minutos de jogo, o jovem sérvio marcou o golo que deu o primeiro título mundial de futebol à selecção sérvia, enquanto nação independente.

Figura:

Sérvia – Ambas as equipas, com tácticas e argumentos diferentes, fizeram tudo para levantar o troféu, mas a Sérvia foi mais eficaz e conquistou o título com justiça. A maturidade e organização da equipa combinaram na perfeição com os rasgos de talento de Zivkovic e a segurança de Rajkovic e companhia, e a máquina sérvia funcionou na perfeição.

Fora-de-jogo:

Ineficácia do Brasil – É certo que na baliza sérvia estava um dos guarda-redes com melhor futuro do futebol mundial, mas os avançados brasileiros desperdiçaram demasiadas ocasiões de golo para uma final. A ineficácia canarinha retirou-lhes a possibilidade de conquistar o 6.º título mundial sub-20.

João Pedro Óca
João Pedro Ócahttp://www.bolanarede.pt
O João Pedro Óca é um alentejano a fazer o gosta mais em Lisboa: jornalismo, sobretudo desportivo, na TVI e na CNN Portugal. Além disso, ainda dá uma perninha como narrador na Eleven.

Subscreve!

Artigos Populares

André Silva marca e FC Porto já vence o Académico Viseu por 1-0

O Académico Viseu recebe o FC Porto no Estádio do Fontelo. André Silva inaugurou o ativo ao minuto 5'.

Hugo Oliveira sorri e Estrasburgo já sabe o que é vencer na Ligue 1

O Estrasburgo venceu o Lens na segunda jornada da Ligue 1. Primeira vitória para Hugo Oliveira na passagem pelo clube francês.

Levante de Luís Castro surpreende Real Bétis e goleada garante 1.ª vitória nesta La Liga

O Levante de Luís Castro garantiu a primeira vitória nesta edição da La Liga. Triunfo diante do Real Bétis, até então só com vitórias.

Galatasaray volta a querer ajudar Ruben Amorim e prepara-se para avançar por outro excedentário do AC Mian para juntar a Rafael Leão

O Galatasaray quer garantir o empréstimo com opção de compra de Youssouf Fofana. Médio não entra nas contas de Ruben Amorim para o AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca e Santa Clara empatam e Arouca vence Marítimo para subir ao pódio da Primeira Liga

O Alverca e o Santa Clara empataram na 4.ª jornada da Primeira Liga. À mesma hora, o Arouca recebeu e venceu o Arouca.

West Ham de Nuno Espírito Santo empata em casa do Watford e continua sem vencer no Championship

O West Ham de Nuno Espírito Santo empatou em casa do Watford. Hammers ainda procuram primeira vitória no Championship.

Hull City só sabe vencer e Bournemouth de António Silva conquista 1.º ponto na Premier League

O Hull City venceu o Coventry City e Bournemouth e Everton empataram. Mais resultados do dia na Premier League.