Itália 3-1 Espanha (Sub-21): Remontada à italiana

- Advertisement -

A Itália começou da melhor maneira o Europeu Sub-21, derrotando a seleção espanhola por claros 3-1. A jogar em casa, na cidade de Bolonha, a seleção transalpina começou o jogo a perder mas operou a reviravolta com um bis de Chiesa e um golo de Pellegrini.

Apesar de ser a Itália a jogar em casa, foi a Espanha que assumiu o controlo do jogo desde o início. Ceballos foi dono e senhor da batuta, pautando todo o jogo da sua equipa. A seleção espanhola conseguia ter mais posse de bola que a Itália, pelo que foi sem surpresa que chegou cedo à vantagem.

À passagem do oitavo minuto, Ceballos recebeu na esquerda e, num movimento muito característico, fletiu para o centro do terreno e aplicou um remate fenomenal em arco. A bola saiu forte e colocada, entrando no ângulo superior direito da baliza de Meret, que nada pôde fazer.

Ceballos abriu o marcador com um remate fantástico
Fonte: UEFA

Com este golo madrugador, os jovens espanhóis conseguiram controlar a partida e ter mais tempo a bola na sua posse, mostrando muita qualidade na forma como a faziam circular entre si. A Itália, por seu lado, mostrava-se mais assertiva com a bola nos pés, criando algumas situações claras de golo apesar de ter menor tempo de posse de bola.

Após algumas tentativas sem sucesso, a seleção italiana chegou ao empate, colocando alguma justiça no resultado. Aos 36’, Federico Chiesa, filho do lendário Enrico Chiesa, mostrou que filho de peixe sabe nadar e marcou o golo da igualdade, numa excelente jogada individual. O avançado da Fiorentina progrediu pela esquerda, tirou Aguirregabiria do caminho e, de ângulo muito apertado, rematou para o fundo das redes.

Na segunda parte assistiu-se ao mesmo que nos primeiros 45 minutos: a Espanha circulava melhor a bola e tinha-a mais tempo na sua posse, mas não conseguia ser suficientemente esclarecida no último terço do terreno, acabando por não concretizar a maior posse de bola em golos. A Itália aparecia mais confiante após ter recuperado da desvantagem e apresentava um futebol atacante mais eficaz que o do adversário.

Chiesa bisou na partida
Fonte: Federazione Italiana Giuoco Calcio

A prova disso apareceu pouco depois da meia hora, quando Federico Chiesa voltou a marcar e confirmou a reviravolta no resultado. O atacante italiano aproveitou uma jogada muito confusa na área da seleção espanhola para bisar e colocar a seleção transalpina na frente do marcador. A Espanha ainda tentou responder e chegar à igualdade, mas foi a Itália que voltou a marcar, aos 82’, numa grande penalidade convertida com mestria por Pellegrini, fechando o resultado final em 3-1.

A seleção anfitriã começou o Europeu Sub-21 da melhor maneira e confirmou o favoritismo para esta competição. A seleção espanhola terá que melhorar bastante no capítulo ofensivo e vencer os dois jogos que lhe restam para poder sonhar com a passagem à fase a eliminar.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Itália: Meret, Calabresi, Bonifazi (Bastoni, 88’), Dimarco, Mancini, Pellegrini, Mandragora, Barella, Zaniolo (Orsini, 43’), Chiesa e Moise Kean (Cutrone, 60’).

Espanha: Unai Simón, Aguirregabiria, Vallejo, Jorge Meré, Aarón Martin, Zubeldia (Fornals, 66’), Oyarzabal (Rafa Mir, 85’), Ceballos, Fabián Ruiz (Merino, 46’), Soler e Mayoral.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo esteve perto de terminar carreira pela seleção depois do Mundial 2026 e foi Jorge Jesus quem travou a saída

Cristiano Ronaldo estava tentado em deixar a seleção depois do Mundial 2026. Jorge Jesus, em conversa com o avançado, convenceu-o a mudar de ideias.

Eis o ponto de situação da polémica na seleção entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus

Depois do Noruega x Portugal, estalou a polémica com Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e a seleção portuguesa.

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes ausentes do treino de Portugal

Cristiano Ronaldo, João Félix e Nuno Mendes não subiram ao relvado com os restantes colegas da Seleção portuguesa no treino desta terça-feira.

Jorge Jesus esclarece relação com Cristiano Ronaldo: «Falo com ele todos os dias e todos os minutos»

Jorge Jesus foi questionado pelos jornalistas acerca da relação com Cristiano Ronaldo à saída do hotel da Seleção portuguesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo treinador de Tottenham e Chelsea critica caso do Manchester City: «Vivemos um período em que a justiça desportiva não existia»

Mauricio Pochettino deixou duras críticas ao caso financeiro do Manchester City, que foi acusado de 114 violações de regras da Premier League.

Alarme em Barcelona? Raphinha sai lesionado no triunfo do Brasil diante da Austrália

Raphinha foi substituído ao intervalo do Austrália x Brasil devido a um problema sentido na coxa direita durante a primeira parte.

Seleção de Portugal: Já é conhecida a lesão de Francisco Conceição

Francisco Conceição está a contas com uma contusão na coxa esquerda. Situação não preocupa, de momento, a Juventus.