📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Reparos ao funcionamento do Europeu sub-21.. ou sub-23?

- Advertisement -

O Europeu sub-21 deste ano teve lugar em Itália e coroou a Espanha como campeã, numa final em que os espanhóis se vingaram da Alemanha que os havia vencido na partida decisiva de 2017. Ninguém duvida da qualidade dos elencos, mas pretendemos levantar algumas questões sobre o funcionamento da prova.

A edição deste ano foi apenas a segunda que contou com 12 seleções na fase final, isto porque até 2017, todas as edições eram formadas por 8 equipas divididas por 2 grupos, seguindo os dois primeiros de cada para as meias-finais. No entanto, com o alargamento da competição, as equipas passam a ser divididas por 3 grupos, dos quais se apuram apenas o primeiro classificado para as meias-finais, juntando-se a estes o melhor segundo classificado de todos os grupos. Ora, este método não nos parece o mais justo, pois equipas como a Itália e a Polónia que fizeram 6 pontos, os mesmos que o primeiro classificado Espanha, ficaram de fora por uma escassa diferença de golos face aos espanhóis. Este processo causou ainda um “empate anunciado” entre França e Roménia no último jogo da fase de grupos, num jogo em que ninguém queria perder e ambas ficavam apuradas com o empate.

Para contornar este efeito, sugerimos duas formas: ou aumentar o número de equipas para 16, distribuindo-as por 4 grupos e criando quartos-de-final ou, à semelhança do que aconteceu na Copa América, mantendo as 12 equipas, apurar as 2 primeiras de cada grupo e as duas melhores terceiras classificadas. Assim, valorizaríamos a consistência das equipas e criaríamos mais emoção.

Fabian Ruíz, MVP da competição, tem 23 anos…
Fonte: UEFA

Outro dos aspetos mais discutíveis é a idade dos jogadores convocáveis. O requisito da UEFA é o jogador ter 21 anos no início da fase de qualificação, ou seja, dois anos antes da fase final. Assim, a grande parte dos jogadores chegam aqui com 23 anos, sendo jogadores já “feitos” e a competição não funciona como um último passo na formação. Para se ter uma ideia, nos elencos das equipas presentes na grande final, nenhum alemão tinha 21 ou menos anos e apenas um espanhol cumpria este requisito (Dani Olmo). A maior parte dos jogadores estão a poucos meses de cumprir 24 anos, bem longe dos 21 que categorizam a competição.

Se é certo que aumenta o nível da competição, também é certo que se afastam do propósito da mesma. Afinal isto é o Europeu sub-21 ou Europeu sub-23? A repensar…

Foto de Capa: UEFA

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha aplica goleada ao Le Havre e chega à liderança antes do duelo com o Sporting: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Marselha venceu o Le Havre por 6-2, e é primeiro colocado na Ligue 1. A equipa francesa defronta o Sporting na próxima jornada da Champions League.

Surpresa: Marco Silva perto de mudar de clube na Premier League por 15 milhões de euros

Marco Silva está perto de mudar de clube na Premier League, preparando-se para rumar ao Nottingham Forest.

Filipe Cândido: «Saio com um sabor agridoce»

Filipe Cândido falou após o encontro entre o Sporting e o Paços de Ferreira, relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Rui Borges: «Passámos contra uma belíssima equipa»

Rui Borges falou após o encontro entre o Sporting e o Paços de Ferreira, relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Almada e Jan Oblak decisivos na vitória do Atlético de Madrid frente ao Osasuna: Eis os resultados do dia na La Liga

Atlético de Madrid vence o Osasuna por 1-0 e sobe ao quarto lugar da La Liga. Thiago Almada foi decisivo ao marcar o único golo da partida.

Sporting precisou de prolongamento para eliminar Paços de Ferreira da Taça de Portugal

O Sporting venceu o Paços de Ferreira por três bolas a duas, num encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Xabi Alonso olha para dentro e chama coqueluche da formação do Real Madrid para jogo da La Liga

Xabi Alonso convocou novamente Thiago Pitarch para um jogo do Real Madrid. O jogador pode ser opção frente ao Getafe.