📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 24 da missão EURO’24 | Portugal

- Advertisement -

O Selecionador Nacional, Roberto Martínez, apresentou, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a lista de convocados de Portugal para os jogos com a Eslováquia e Luxemburgo, a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha.

A convocatória do Selecionador Nacional contou apenas com 24 nomes, ao contrário da última, onde estiveram presentes 26. Considerando esta redução no número de eleitos e a eventual dificuldade que o mercado de verão está a trazer na colocação de alguns jogadores, muitas são as dúvidas, e até as críticas.

Na baliza não existem novidades, Roberto Martínez definiu desde cedo o seu trio de guarda-redes. Diogo Costa parte como titular, tal como foi referido pelo espanhol, em conferência de imprensa no último estágio, em junho. Com o guardião portista seguem Rui Patrício e José Sá.

A defesa da equipa das quinas é, talvez, nesta convocatória, o setor onde se colocam a maior parte dos pontos de interrogação. O setor defensivo apresenta duas grandes surpresas, a ausência quer de Pepe, quer de laterais esquerdos. Em sua defesa, Roberto Martínez, afirmou não ter “luz verde”, do ponto de vista médico, para convocar Pepe, Raphael Guerreiro ou Nuno Mendes. Só este argumento faz sentido para explicar a ausência do “veterano” Pepe da convocatória.

Portugal Nuno Mendes
Fonte: Seleção Portugal

De resto, considerando apenas os defesas centrais, Martínez volta a chamar os mesmos cinco (Rúben Dias, Danilo, António Silva, Toti Gomes e Gonçalo Inácio). Para as laterais, foram convocados três laterais direitos (Diogo Dalot, Nelson Semedo e João Cancelo), deixando de fora nomes como o de Nuno Santos que, apesar do bom final de época que realizou, parece não estar no seu melhor, do ponto de vista físico. Ainda assim, numa lateral esquerda tão deserta, Nuno Santos não encaixaria? Fica a questão.

De salientar a chamada de João Cancelo, que não tem tido um início de época fácil no Manchester City FC e que, nas últimas semanas, tem sido associado ao FC Barcelona. O lateral direito que (ainda) atua em Inglaterra, não joga uma partida desde os últimos compromissos da Seleção Nacional.

João Félix João Cancelo Portugal
Fonte: FPF

A grande novidade da convocatória vai para Pedro Neto que, possivelmente, e tal como Roberto Martínez desvendou, poderá ser adaptado à lateral esquerda da Seleção Nacional, fazendo todo o corredor, o que não deixa de ser interessante. Pedro Neto volta à seleção AA depois de uma longa lesão e de um Campeonato da Europa de Sub-21. Neste início de época tem-se mostrado como uma peça fundamental na manobra do Wolverhampton WFC na Premier League. Será interessante perceber o comportamento do português nestes dois jogos, principalmente do ponto de vista defensivo.

No “miolo“ e na frente de ataque não existem grandes novidades. Em relação à convocatória anterior, nota para a ausência de Renato Sanches, por lesão (segundo Roberto Martínez), para a chamada de João Félix que, nesta época, não realizou qualquer minuto (incluindo jogos de pré-época) e para a chamada de, agora, três jogadores a competir fora do continente europeu (Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Otávio).

Paulinho Sporting
Fonte: Sporting CP

De fora, Roberto Martínez deixou nomes como o de Paulinho, que está a fazer um grande arranque de temporada, afirmando que para a posição em questão só tem dois lugares (ocupados por cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos). A esta equação pode ainda somar-se o nome de André Silva que, por estes dias, também está lesionado.

A grande dúvida na convocatória do Selecionador Nacional prende-se então com a chamada de alguns jogadores cujo tempo de utilização, neste início de época, tem sido reduzido. Resta perceber não só o papel destes jogadores nestes dois jogos de qualificação, mas também em que nível, nomeadamente físico e mental, se apresentam os mesmos.

Portugal, atual líder do Grupo J, defronta a Eslováquia (atual segunda classificada), dia 8 de setembro, no Národny Futbalovy Stadion, em Bratislava, e o Luxemburgo, dia 11 de setembro, no Estádio do Algarve.

Artigo de opinião de Tiago Rodrigues.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.